Conceito One Health (7, 14, 21 e 28 de abril)

O conceito de Saúde Única (One health – OH) que trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades está, atualmente, a ser tema recorrente em discussões científicas que tratam de questões ligadas à saúde e epidemiologia. Contudo já no séc. XIX se afirmava que entre animais e a medicina humana não existiam divisões, surgindo o termo Zoonoses referente às doenças e/ou infeções transmitidas para o homem através dos animais.

Segundo a OIE (2016), 60% das doenças infeciosas humanas são zoonoses; 75% dos agentes de doenças infeciosas no homem são de origem animal; cinco doenças novas no homem surgem por ano, sendo três de origem animal; 80% dos agentes causadores de doenças que podem ser utilizados como armas biológicas são zoonóticos.

Se num primeiro momento, já teve lugar em dezembro um ciclo de debates dedicado às questões da sanidade vegetal, vamos agora com este novo ciclo centrar a discussão nas questões das zoonoses ao abrigo do conceito “one health.

Cartaz