Oradores Convidados

 

Professor Doutor Pedro Moreira

“Alimentação Saudável: antes e depois de nascer“

Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto Nutricionista, é licenciado em Ciências da Nutrição e doutorado em Nutrição Humana. Investigador do CIAFEL – Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Consultor da Direção-Geral da Saúde. Participou em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais e é autor de várias centenas de publicações.

Professora Doutora Helena Moreira

“EXERCÍCIO VERDE: Benefícios da prática de atividade física em contacto com a natureza”

Professora Auxiliar com Agregação da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Membro da Cátedra da UNESCO em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis.

Ver mais...

Dirige atualmente o Mestrado em Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso da UTAD e participa em 3 projetos de cooperação INTERREG, dois POCTEP e um do Espaço Atlântico, tendo produzido diversos livros e capítulos e de livros, bem como publicações em revistas internacionais de revisão por pares.
Os seus interesses de investigação centram-se na prescrição de exercício e na avaliação da aptidão física em distintos segmentos da população, particularmente adultos e idosos, e nos benefícios para a saúde decorrentes da prática de atividade física em contacto com a natureza.

Mestre António Maria Teles Vasconcelos Correia Neves

“Compreender melhor o cão”

Licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1987). Pós-graduação em Tecnologias da Produção Animal (1995). Exerceu as funções de docência da disciplina de Etologia do curso de Medicina Veterinária da UTAD (1990/97) e do curso Engenharia Zootécnica da Universidade dos Açores (1998/99).

Ver mais...

Em 2001 fundou o centro hípico Quinta Equestre da Sardoeira dedicado ao ensino de cavalos e aulas de equitação. Em 2004 foi convidado para técnico responsável pelo ensino dos animais (cães, burro e cavalos) da APPACDM Sabrosa – Vila Real utilizados nas Terapias e Atividades Assistidas por Animais (TAA/AAA). Desde 2006 tem participado em várias ações de formação relacionadas com Hipoterapia.
Em 2006 participou no1º Curso de Formação de Voluntários em AAA da Animas – Portugal. Em 2008 obteve aprovação no Exame de Sela 4 (Federação Equestre Portuguesa). Em 2008 obteve o grau de “Entrenador de Perros de Assistencia para Personas com Descapacidad” da Fundacion Bocalán – Madrid, Espanha. Desde 2008 que é educador de cães de serviço da Animas
Em 2016 foi convidado para docente do Instituto CRIAP da Pós-graduação em Terapias Assistidas por Animais (TAA).

Professor Doutor Sebastián Villasante

“Valuation of marine ecosystem services: current research gaps and innovative tools”

Dr. Sebastián Villasante (Economist) is Professor of Economics at University of Santiago de Compostela and Natural Capital Fellow at Stanford University (USA). My research focuses on assessing ecological and economic contribution of marine ecosystem services; spatial distribution of social and economic benefits of ecosystem services; governance of the oceans; climate change and marine ecosystem services.

Ver mais...

He combines quantitative and qualitative methods and training in fisheries science, governance and economics to understand linkages between ecological and socioeconomic components of marine systems at multiple scales.
Dr. Villasante has published 130 papers in scientific journals. Since early 2014, he is the Co-chair of the ICES Working Group on Resilience and Marine Ecosystem Services, the Coordinator of the ESP on Working Group Economic valuation of ecosystem services. He was visiting scientist at University of Tromsø, School of Aquatic and Fisheries Sciences of the University of Washington (USA), Stockholm Resilience Centre (Sweden), The Beijer Institute of Ecological Economics (Sweden) and University of British Columbia (Canada).

Professora Doutora Helena Sant’Ovaia

“Atividade sísmica e risco sísmico em Portugal”

Licenciou-se em Geologia pela Faculdade de Ciências pela Universidade do Porto (FCUP) em 1990; doutorou-se em 2000 em Geologia Estrutural pela FCUP e pela Université Paul Sabatier de Toulouse (França). É atualmente Professora Associada com Agregação no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território na FCUP e investigadora do Instituto de Ciências da Terra. Diretora do Instituto Geofísico da Universidade do Porto.

Ver mais...

É responsável pela leccionação das disciplinas de geologia estrutural, geodinâmica, mecânica das rochas, riscos geológicos, entre outras. Publicou mais de 100 trabalhos em revistas indexadas, capítulos de livros, e atas de conferencias nacionais e internacionais. Organizou congresso científicos, cursos de formação contínua e atividades de divulgação científica.

Professor Doutor João Carlos Andrade Santos

“Um clima em mudança: dos factos históricos às projeções futuras”

Professor Auxiliar com Agregação no Departamento de Física da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Academic degrees: Habilitation in Physics in 2012. PhD in Climatology/Meteorology at the University of Lisbon in 2005 and Graduation in Geophysical Sciences/Meteorology at the University of Lisbon in 1995. Area of expertise: Atmospheric Sciences, Climatology, Climate Change and its impacts, mostly in agroforestry systems and viticulture in particular.

Ver mais...

Current R&D Centre: CITAB – Centre for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences. Other relevant activities: Member of several national and international projects, including the coordination of a European H2020 project. Coordinator of the CITAB group “Integrated monitoring of climate and environmental impacts: adaptation and mitigation strategies”. Coordinator of the research line “Edapho-climatic conditions” of the INNOVNE&WINE project, Centre of Excellence for Vine and Wine.

Professora Doutora Ana Rita Álvaro

“Sono, ritmos e envelhecimento: poderá a ciência mudar a sociedade?”

Licenciada em Biologia desde 2003 pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra. Em 2008, doutorou-se em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra com a tese “O Neuropeptídeo Y e os seus recetores na retina: da proliferação celular à neuroproteção”.

Ver mais...

Após o doutoramento, seguiu-se um período como investigadora de pós-doutoramento no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra onde desenvolveu o trabalho intitulado “A restrição calórica aumenta a esperança de vida: o efeito do neuropeptídeo Y”. Entre 2010 e 2014, foi professora auxiliar convidada a tempo integral na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Durante este período, para além da docência, Ana Rita teve a oportunidade de integrar projetos de investigação da UTAD, tendo sido supervisora de 3 teses de mestrado e 9 projetos de licenciatura, assim como participou em diversas iniciativas de comunicação de ciência onde se destaca a “UTAD Júnior”. Após 2014, Ana Rita encontra-se no CNC como investigadora tendo implementado uma nova linha de investigação aplicada que combina a investigação fundamental e a clinica através de um projeto cujo objetivo é avaliar a disrupção dos relógios biológicos em doentes com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e, consequentemente, identificar novos biomarcadores que poderão antecipar o diagnóstico da SAOS. Em paralelo, Ana Rita tem sido responsável pelo desenvolvimento de células pluripotentes induzidas (iPSCs) num projeto que reúne 6 parceiros internacionais no âmbito de um consórcio europeu (Joint Programme for Neurodegenrative Disease – JPND).
Ana Rita Álvaro é co-autora de 18 artigos científicos em revistas internacionais com arbitragem científica e recebeu sete prémios, nacionais e internacionais, para os melhores trabalhos apresentados o que lhe confere um índice h de 11 e 262 citações (3 artigos com fator de impacto > 9). Desde 2006 que Ana Rita Álvaro participou e/ou coordenou em 12 projetos de investigação, é a responsável cientifica pela orientação de 1 tese de doutoramento (em curso), 7 teses de mestrado (2 a decorrer). A acrescentar, Ana Rita tem explorado também uma vertente mais empreendedora o que a levou a participar no programa de ideias de negócio/inovação organizado pelo Instituto Pedro Nunes, UC (IneoStart 2015 e 2017; www.ineostart.pt). Deste programa, surgiu uma startup “SleepApnea ID”, projeto que foi premiado recentemente pela iniciativa InovC na categoria de “prova de conceito” (Centro 2020; Portugal 2020 e União Europeia para o desenvolvimento regional). A acrescentar, parte deste projeto inovador foi financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER e pelo Orçamento da Fundação para Ciência e a Tecnologia na sua componente OE (237K).

Professor Doutor António Amorim

“A Genética Forense como instrumento de cidadania”

ACADEMIC DEGREES AND CAREER
Degree in Biology by the Faculty of Sciences, University of Porto (1974); PhD in Biology (1983)
Full Professor since 1993
PRESENT RESEARCH ACTIVITIES
Formal and population genetics.
Pure and applied genetics, forensics (human and non-human; kinship and taxonomic assignment) and diagnosis of genetic diseases.

Ver mais...

OTHER ACTIVITIES
Current:
Coordinator of the GABBA (Graduate Program in Areas of Basic and Applied Biology), University of Porto (2004, 2015-present).
Member of the Editorial Board of: PeerJ (2017-), Frontiers in Genetics (2011-), The Scientific World Journal (2012-)
National Contact Point of EUROFORGEN-NoE – European Forensic Genetics Network of Excellence
Leader of the Population Genetics and Evolution Research Group at I3S/IPATIMUP
Coordinator of the MSc Program in Forensic Genetics (FCUP, 2007-2012; 2013-).
Previous:
Coordinator of the PhD Program in Biology (FCUP; 2008-2012).
Member of the Editorial Board of Forensic Science International (2004-2007), Investigative Genetics (2015-2016), Open Forensic Sciences Journal (2009-2010)
President of the Portuguese Society of Human Genetics (2004)
President of the Spanish and Portuguese Working Group of the International Society of Forensic Genetics (GHEP-ISFG)
Member of the IPATIMUP Board of Directors (1998-2010)
AWARDS
Seeds of Science Special, Ciência Hoje, 2012
Estímulo à Excelência, FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), 2005ORCID ID orcid.org/0000-0002-7518-6247
Scopus Author ID 7006426820
AuthID R-000-27S
ResearcherID A-7938-2008
Loop profile 39765

Professora Doutora Sandra Fonseca

“Nutrição no Desporto: uma área em crescimento”

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto
Mestre em Promoção e Educação para a Saúde e Doutorada em Ciências da Saúde pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Professora Auxiliar do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, UTAD
Investigadora do Centro de Investigação de Desporto, Saúde e Desenvolvimento (CIDESD).

Doutor António Pedro Mendes

“Suplementos no desporto”

Nutricionista, licenciado em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto e doutorando em Nutrição Clínica pela mesma instituição.
Nutricionista no Futebol Clube do Porto.
Coordenador da Unidade de Nutrição no Desporto da Clínica do Dragão, Espregueira-Mendes Sports Centre – FIFA Medical Centre of Excellence.
Nutricionista no Hospital Agostinho Ribeiro.
Docente em algumas instituições de ensino superior e preletor assíduo em congressos nacionais e internacionais.

Doutora Clara Matos

“Diabetes: abordagem nutricional”

Nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP
Diretora do Serviço de Nutrição do CHTMAD, onde integra consultas multidisciplinares de diabetes desde 1998
Vogal do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas

Mestre Maria João Pena

“Fenilcetonúria: aminoácidos e metabolismo da glicose”

Nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto.
Mestre em Medicina e Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Doutoranda do Programa Doutoral em Metabolismo – Clínica e Experimentação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Ver mais...

Possui experiência profissional em Nutrição com enfoque na formação profissional, Nutrição Clínica e Investigação na área das Ciências da Saúde. É atualmente bolseira de doutoramento.

Professor Doutor David Carvalhão

“O fator medo”

Empreendedor em série obsessivo, polímata, pensador criativo e public speaker, criou 21 startups, 3 associações e outras tantas patentes e tem um historial de desenvolver e entregar projetos exóticos.

Ver mais...

Recentemente tem desenvolvido atividade como business angel e mentor de alguns dos mais reconhecidos programas de aceleração, como o Lisbon Challenge, Startup Open Lisboa e European Innovation Academy, e colabora como perito de inovação e tecnologias disruptivas da Agência Europeia de Investigação da Comissão Europeia, assim como de alguns fundos europeus de investimento. É public speaker internacional, mas sempre que pode prefere trazer as suas intervenções a Portugal.

Mestre Andreia Silva Fernandes

“Cancer cells: A crosstalk between general metabolism and sensitivity to apoptotic signals”

Licenciada em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2015); realizou o estágio curricular no Laboratório de Histologia e Anatomia Patológica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação da Professora Doutora Fernanda Seixas Travassos; Foi também estagiaria no laboratório de Citogenética do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Ver mais...

Mestre em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2017); realizou a dissertação no Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto sob a orientação do Doutor Romeu António Videira;
Atualmente é bolseira de investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde integrando o grupo Fish Immunology and Vaccinology, sob a orientação do Doutor Nuno dos Santos e Doutora Ana Do Vale.

Mestre Eurico Emanuel Avelar de Serpa Vieira Lima

“Cianinas esquarílicas e avaliação in vitro do seu potencial fototerapêutico”

Licenciado em Genética e Biotecnologia (2017) e mestre em Bioquímica (2019) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, é atualmente colaborador do Centro de Química de Vila Real (CQ-VR)

Ver mais...

No Centro de Química investiga na vertente da Química Orgânica Aplicada no design, síntese e caracterização de novas moléculas orgânicas funcionais, nomeadamente de novos corantes esquarílicos e estudo da sua potencial aplicação como fotossensibilizadores em terapia fotodinâmica do cancro, com recurso à cultura de linhas celulares. No âmbito da sua investigação é autor/coautor de quinze comunicações em encontros nacionais e internacionais, tendo três destas sido destacadas com menções honrosas.

Dr. Ricardo Micael de Oliveira Cardoso

“Alterações da função mitocondrial com a idade: influência da atividade física habitual”

Ingressou no ensino superior em 2009 no curso de Bioquímica na UTAD, na primeira opção, tendo-se licenciado em 2015. Encontra-se, neste momento, a terminar o Mestrado em Bioquímica na UTAD.

Ver mais...

No seu currículo conta com uma comunicação oral no XX Encontro Luso-Galego de Química em 2014 no Porto com o título “Caracterização da fração fenólica de resíduos de lagares de azeite extraída com acetato de etilo por métodos químicos, cromatográficos e espetroscópicos.” Nas VIII Jornadas de Bioquímica na UTAD (2015), fez uma comunicação em poster com o mesmo título da comunicação Oral, tendo recebido o prémio de melhor poster. Em 2017, nas XI Jornadas em Bioquímica na UTAD, fez outra comunicação em poster com o título “Análise da abundância relativa de Situína 3 em linfócitos humanos de diferentes idades”.
Desde Janeiro de 2017 que se encontra a colaborar em part-time com o SASUTAD.

Professora Doutora Catarina Moura

“Imaging bioengineered cartilage using non-linear microscopy”

Research Fellow from the INL Medical Devices group within the Department of Life Sciences. She is working on a combined microscopy platform integrating Structured Illumination Microscopy (SIM) and Atomic Force Microscopy (AFM) and applying it to answer outstanding questions regarding cellular signalling.

Ver mais...

Completed her MSc in Bioengineering at the University of Porto, Portugal, and obtained a PhD degree from the University of Southampton, UK, where she investigated the potential of non-linear imaging techniques to characterise skeletal stem cells as a new means to improve diagnostics in bone/cartilage repair and regeneration strategies.
Catarina is the author of 7 articles in international peer-reviewed journals and 1 book chapter, and she has received several research awards, including two prizes at the International Nikon Small Work Photomicrography. Catarina is interested in making science accessible and fun to everyone, and she has also been involved in several science outreaches and public engagement activities.

Professor Doutor Celso Albuquerque Reis

“Glycosylation in cancer: genetic engineering and glycoproteomics for basic cancer research and clinical applications”

Celso A. Reis is a Biologist, MSc in Oncobiology, and received his PhD in Human Biology from the Medical Faculty of Porto.
Celso´s research focus on the role of glycosylation in human cancer.

Ver mais...

He has addressed the molecular mechanisms controlling glycosylation in cancer cell biology, more specifically the role of glycosyltransferases regulating the biosynthesis of glycans in cancer. These included the role of sialyltransferases leading to the biosynthesis of terminal sialylated glycan antigens expressed by cancer cells, such as ST6GalNAc determining the aberrant expression of the simple O-glycan Sialyl-Tn antigen, and the ST3Gal-transferases and fucosyltransferases controlling the expression of sialyl-Lewis antigens.

Professor Doutor Claudio Sunkel

“How do cells go through division and end up with the right number of chromosomes”

Claudio Sunkel was born in Chile, studied Biology and Genetics at the University of Sussex (UK) where he obtained his PhD in 1983. Was a postdoc at Imperial College (UK) from 1983 to 1987. In 1988 created the Molecular Genetics Laboratory at the Centro de Citologia.

Ver mais...

Experimental at the University of Porto and later participated in the creation of the Institute for Cell and Molecular (IBMC) where he was vice-director between 1999-2009. In 2009 was elected director of IBMC. Was the head of the Project that resulted in the construction of the Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3s), institution where IBMC is currently integrated. Is director of the Cell Division and Genomic Stability Research Group at i3S where he studies the genetic basis of cancer. Was responsible for the discovery of the Polo-like kinase protein family that is essential for the regulation of proliferation in all eukaryotes. Published more than 100 paper in peer reviewed journals. He is Full professor of Molecular Biology at the Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) at the University of Porto and currently the director of the Department of Molecular Biology at ICBAS. Was elected member of EMBO in 2000 and in 2017 was also elected as member of the EMBO council. Was president of the European Molecular Biology Laboratory council between 2013-2016. In 2007-2009 was national coordinator for the evaluation of Research Units carried out by the Portuguese National Science and Technology foundation (FCT).

Professora Doutora Graça Minas

“Lab-on-chip”

Professora Associada do Departamento de Eletrónica industrial da Universidade do Minho e investigadora no Centro CMEMS-UMinho da Universidade do Minho. Desde o seu doutoramento, efetuado em cooperação com a Universidade Técnica de Delft, Holanda.

Ver mais...

Os seus interesses, quer de ensino no mestrado integrado em Engenharia Biomédica da UMinho, quer de investigação ficaram fortemente vinculados à área dos microssistemas biomédicos, mais especificamente nos dispositivos lab-on-a-chip para fluidos biológicos e na integração on-chip de circuitos electrónicos, ótica, sensores, biossensores, microactuadores mais recentemente organ-on-a-chip. Criou um laboratório e uma equipa de investigação multidisciplinar, que conta com 10 elementos, os quais adquiriram importantes conhecimentos que contribuíram para a criação de novos protótipos laboratoriais e pré-industriais na área da biomédica.

Professora Doutora Isaura Castro

“Genotipagem de Espécies Vegetais”

Assistant Professor of the Department of Genetics and Biotechnology of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. Holds a degree in Agronomic Engineering, Master in Genetic Resources and Breeding of Crop and Forestry Species and PhD in Genetics with thesis titled “Assessment of genetic diversity among cultivars and clones of grapevine (Vitis vinifera L.) using molecular markers” and laboratory practice between Vila Real, Madrid and Pisa.

Ver mais...

Published 25 papers in international JCR journals and participated in different projects regarding molecular analysis of plant species. Her research activities are focused mainly on the molecular analysis of crop species through different nuclear and chloroplast markers. She is dedicated to the broad knowledge of genetic resources, with focus in minor, marginal and endangered ones as sources of resilience. Her research concerns also the analysis of species origin and domestication. Research results have leaded to the identification of grapevine and apple synonyms and homonyms in national and international cultivars, discovery of new genotypes and parent/offspring relations. ORCID ID (0000-0003-3082-4214)

Professor Doutor Miguel Xavier

“Microfluids-from cell sorting to organs – on- chip”

Miguel Xavier is a Research Fellow at the INL working in the Department of Life Sciences within the Food Processing Unit. Miguel’s work focuses on the development of a new Gut-On-Chip platform to assess the bioavailability and safety of orally administered compounds.
Miguel obtained his PhD at the University of Southampton, UK where he investigated label-free, microfluidic solutions to sort skeletal stem cells (SSCs) from the human bone marrow.

Ver mais...

He also worked in Southampton as a post-doctoral research fellow investigating i) the use of Nanoflares to isolate SSCs based on novel markers identified by single-cell RNA sequencing using DropSeq and ii) the optimisation of a novel 3D microfluidic Lung-On-Chip model.
Since 2016 Miguel was the first author of 5 publications in international peer-reviewed journals. Miguel has also secured funding to support his research and received scientific awards including the Gold Medal for Excellence in Engineering by a Young Researcher at the STEM for Britain competition held in the UK at the houses of parliament.

Professora Doutora Mónica Sousa

“Tuning the cytoskeleton into regeneration”

Mónica Sousa é licenciada em Bioquímica e doutorada em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Durante o doutoramento, estudou a biologia da proteína causadora da polineuropatia amilóide familiar (doença dos pezinhos), e gerou modelos animais para esta doença.

Ver mais...

Durante o pós-doutoramento, Mónica foi cientista convidada no Departamento de Patologia da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde investigou mecanismos de neurodegeneração causada por fibras proteicas. Atualmente é líder do grupo de Regeneração Nervosa no IBMC/i3S. O seu grupo está focado na análise da organização e dinâmica do citoesqueleto durante o crescimento e a regeneração de axónios no sistema nervoso. Desde 2010 Mónica Sousa é vice-diretora do Instituto de Biologia Molecular e Celular – IBMC, desde 2017 é conselheira do Conselho Científico das Ciências da Vida e da Saúde da Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT, e desde 2018 faz parte do conselho diretivo do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde- i3S.

Mestre Nelson Leça

“Bioengineering as a tool to dissect the interplay between mitotic fidelity and tissue architecture”

Nelson Leça graduated in Bioengineering in the field of Molecular Biotechnology at the University of Porto (Portugal) in 2017 and has recently received a grant from Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) and started his PhD in Molecular and Cell Biology at i3S at the University of Porto.

Ver mais...

He has been working in the lab of Professor Claudio Sunkel under supervision of Doctor Carlos Conde since his third year as an undergraduate. During the first two years in the lab, he was studying the regulation of mitotic timing and faithful chromosome segregation. More recently, for his master thesis and now for his PhD project he has been putting his work into studying mechanisms of spindle orientation misregulation and the consequences for epithelium architecture.

Professora Doutora Paula Martins-Lopes

“Começar a pensar no futuro: o que fazer agora?”

Paula Martins-Lopes has a degree in Agriculture Engineering (1996), a M.Sc. degree in Genetic Resources and Plant and Forestry Breeding (1999) and a Ph.D. in Genetics (2006). The research for the M.Sc. and Ph.D. was performed in collaboration with the Cereals Department of the Cambridge Lab, John Innes Centre, Norwich, U.K.

Ver mais...

She is an Assistant Professor at the Department of Genetic and Biotechnology, University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Portugal. P Martins-Lopes is presently the Director of the 3rd Cycle in Comparative Molecular Genetics and the Vice- director of the 2nd Cycle in Comparative Molecular Genetics and Technology. Her research lines are linked with studies on food authenticity strategies using PCR and Biosensor platforms, aluminum stress in cereals and pathogen stress in olive. Paula is author/co-author of 42 full-papers published SCI journals, 2 patents, 6 book chapters, more than 100 abstracts in conferences.

Professor Doutor Ricardo Vardasca

“Termografia na área médica”

Ricardo Vardasca é doutorado em Informática Médica pela University South Wales (Reino Unido). De momento ele é Investigador Pós-Doutoramento na Universidade do Porto, Professor Externo na University of Valencia (Espanha), investigador visitante na University of South Wales (Reino Unido), Universidade Autónoma da Baja Califórnia (México) e no SMART Infrastructure Facility, University of Wollongong (Austrália) e secretário geral da European Association of Thermology.

Ver mais...

É membro dos laboratórios de biomecânica do Porto (LABIOMEP) e de sexualidade humana (SEXLAB), fellow da Royal Photographic Society e membro do Institute of Physics in Engineering and Medicine.

Professor Doutor João Silva Sequeira

“Sinergias entre humanos e robots”

João Silva Sequeira received the PhD degree in ECE in 1999 from Instituto Superior Técnico (IST), Lisbon, Portugal. His currently a professor at IST and a researcher at the Institute for Systems and Robotics (ISR), Lisbon, Portugal.

Ver mais...

He was the principal investigator in a number of national projects participated in several international projects in several Robotics area, and coordinated the IST participation in the European FP6 project URUS. Recently, he coordinated the European FP7 project MOnarCH and published several papers in international conferences and journals. His current research interests include social robotics, decision making under uncertainty, and fusion of information in multi-sensor systems.

Doutora Cláudia Alexandra dos Reis Serra

“Microbiota intestinal de peixes: importância no desenvolvimento sustentável da aquacultura”

Doutorada em Biologia pelo ITQB-NOVA, especializou-se na aplicação de ferramentas de genética microbiana e biologia molecular na análise funcional de genomas bacterianos, identificando e caracterizando genes de isolados gastrointestinais com potencial biotecnológico.

Ver mais...

Atualmente é investigadora no CIIMAR-UP, onde se dedica à caracterização das comunidades microbianas gastrointestinais de espécies de peixes economicamente importantes e ao desenvolvimento de novos probióticos para uso em aquacultura.

Professora Doutora Mónica Gomes

“O papel da liga Portuguesa contra o cancro na oncologia”

Mónica Gomes é licenciada em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho, em 2007, o seu estágio de licenciatura foi desenvolvido sob orientação do Prof. Doutor Rui Medeiros, no Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia, no grupo de investigação de Oncologia Molecular, liderado pelo mesmo professor.
O seu percurso académico continua e realiza o seu mestrado em Oncologia, especialização em Oncologia Molecular no ICBAS, Universidade do Porto, tendo concluído este grau em 2010.

Ver mais...

A tese de mestrado foi orientada pelo Prof. Dr. Rui Medeiros. Em 2017 concluiu o seu Doutoramento em Ciências Biomédicas, sob a orientação do Prof. Doutor Rui Medeiros e Prof. Doutor António Araújo, no ICBAS, Universidade do Porto.
O seu trabalho de investigação esteve sempre relacionado com o Cancro de Pulmão e qual o papel que os mediadores inflamatórios desempenham no processo de carcinogénese e progressão tumoral, no entanto colaborou/participou em projetos científicos noutros modelos tumorais. Assim adquiriu experiência na execução de diversas técnicas de biologia molecular (extração de ácidos nucleicos (DNA, RNA), quantificação de DNA e RNA, PCR convencional, RT-PCR, PCR em tempo real), cultura de linhas celulares, nomeadamente estabelecimento e manutenção de linhas celulares linfoblastoides, e também na execução de técnicas convencionais (ELISAS, Imunoflourescência).
Foi responsável na formação de novos alunos/investigadores, no ensino pré e pós-graduado. Tem também experiência na docência em diversas aulas na área da Epidemiologia Molecular e Farmacogenómica, assim como seminários na área da educação para a saúde.
Ao longo destes anos de experiência na investigação publicou cerca de 25 artigos científicos em revistas com fator de impacto indexadas, seja como primeira autora ou co-autora. É também autora de 2 capítulos de livros: Reactive Oxygen Species in Biology and Human Health; Chapter 16- Inflammation and Lung Cancer: Oxidative Stress, ROS, and DNA Damage (2016); Inflammation and Cancer; Chapter I- The role of inflammation in lung cancer (2014).
Os seus trabalhos de investigação têm sido apresentados em vários encontros científicos nacionais e internacionais, até ao momento já conta com mais de 20 resumos publicados em congressos ou reuniões científicas.
Ainda na área das reuniões científicas, em 2017 foi presidente da comissão da Juventude da 7th European Congress on Tobacco or Health, que ocorreu no Porto em Março, organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e European Cancer Leagues.
Atualmente é responsável pelo Laboratório de Investigação Pedagógico- LIP, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e dá apoio da Centro de Formação da mesma instituição.

Professora Doutora Sílvia Bidarra

“Alginate hydrogels as a cell delivery system in tissue engineering”

Sílvia Bidarra é investigadora júnior da i3S/INEB. Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2004 e em 2011 obteve o seu doutoramento em Engenharia Biomédica, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com a tese intitulada “Exploring the crosstalk between mesenchymal stem cells and endothelial cells in bone tissue engineering”.

Ver mais...

Desde 2012 trabalha com Dra. Cristina Barrias (INEB) e a Dra. Carla Oliveira (IPATIMUP) no desenvolvimento de um modelo 3D in vitro que mimetiza a matriz extracelular natural para investigar o papel do microambiente na progressão do câncer, em particular durante o epitelial para transição mesenquimal (EMT).

Professor Doutor António M. S. Luís

“Ecologia Urbana. Problemas e perspectivas”

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1982, e doutorado pela Universidade de Aveiro, em 1999. Colabora desde os anos 70 com o ICNF (então SNPRCN) em missões de estudo e inventariação de avifauna, foi técnico do INETI (então LNETI), técnico superior da SRES (Região Autónoma dos Açores) e é, desde 1985, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde se tem dedicado à investigação e ensino em ornitologia.

Professor Doutor Paulo Coelho

“Um arco-íris no laboratório”

Obteve a licenciatura em Química pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 1991 e o doutoramento em Química Orgânica pela Universidade de Paris-Sud em 1995 tendo trabalhado na síntese de compostos de silício quirais e no estudo da diastereosseletividade de reações intramoleculares.

Ver mais...

De seguida ingressou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sendo atualmente Professor Associado com Agregação. Trabalha na síntese orgânica de compostos heterocíclicos com propriedades fotocrómicas tendo publicado várias dezenas de artigos em revistas científicas de qualidade. Leciona diversas disciplinas, essencialmente nas áreas de Química Geral, Química Orgânica e Espectroscopia.

Mestre Maria João Martins

“Grandes problemas exigem nano soluções: Luzes, grafeno, ação!”

Licenciada em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2014), desenvolveu o estágio curricular no tema “Evaluation of nuclear antigen of cell proliferation in zebrafish embryos exposed to ketamine”.
Mestre em Toxicologia Analítica Clínica e Forense pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (2016), realizando a Dissertação de Mestrado no tema “Toxicity of mixtures of cocaine and often co-consumed substances”.

Ver mais...

Em 2017, iniciou uma bolsa de investigação no projeto “Graphene-based semicondutor photocatalysis for a safe and sustainable water supply: an advanced technology for emerging pollutants removal” pela Universidade de Aveiro.
Atualmente, é Doutoranda em Química na Universidade de Aveiro integrando o grupo Nanolab, sob a orientação da Professora Doutora Helena Nogueira e do Professor Doutor Tito Trindade, onde desenvolve o tema “Nanomateriais híbridos de grafeno e polioxometalatos para a degradação fotocatalítica de poluentes em águas”.

Dr. Tiago Monteiro

“Eriodyctiol and Quercetin radical scavenging, anti-proliferative and anti-inflammatory activity: a comparative study”

Ingressou na licenciatura de Bioquímica na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro no ano de 2011, ao longo da licenciatura foi membro do Núcleo de Estudantes de Bioquímica e realizou o estágio em “Avaliação do stresse oxidativo induzido por Bisfenol A em testículo de rato e o efeito protetor da L- Carnitina”. De momento e também na Universidade de Trás os Montes e Alto Doura, encontra-se a terminar a dissertação de mestrado em Bioquímica.

Professora Doutora Verónica Bermudez

“Silk fibroin and silk sericine: attractive biomaterials for drug delivery”

Verónica de Zea Bermudez é licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico desde 1985 e mestre em Química dos Processos Catalíticos desde 1988 pela mesma instituição.
Durante 1989, trabalhou na indústria de poli (uretano)s.
Doutorou-se em Eletroquímica em 1992 pelo Institut Polytechnique de Grenoble (Grenoble, França).
Em 1993 ingressou no Departamento de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal), onde é atualmente Professora Catedrática em Química dos Materiais.

Mestre Sofia Brandão

“Proteómica”

Licenciada em Bioquímica e mestre em Bioquímica com especialização em Bioquímica Clínica pela Universidade de Aveiro (UA). Durante a dissertação de mestrado desenvolveu trabalho no laboratório (QOPNA & Departamento de Química-UA) sob orientação da Prof. Dra. Rita Ferreira, tendo estudado a dinâmica mitocondrial em doenças da oxidação dos ácidos gordos. Neste tempo, fortaleceu a curiosidade em proteómica e ferramentas bioinformáticas, o que lhe permitiu ingressar numa bolsa de investigação num projeto que envolve o DQ-UA e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Ver mais...

As principais áreas de interesse são a proteómica, o estudo do proteoma mitocondrial e a cardiotoxicidade provocada por fármacos anticancerígenos. Em 2015, recebeu o prémio “Membro mais participativo”, atribuído pelo Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica da UA (NEQ-AAUAv). Em 2016 realizou uma pós-graduação em Manipulação e análise da expressão génica na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa. De 2016 a 2018, foi membro do NEQ-AAUAv, tendo coorganizado vários workshops e encontros científicos, nomeadamente o III Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia (ENEBT). Em 2018, de forma a divulgar o trabalho do projeto de investigação, apresentou um poster e comunicações orais, e foi membro integrante da Comissão Organizadora do workshop “Application of bioinformatics tools to proteomics” realizado em Aveiro.

Mestre Jorge Ferreira

“European Innovation Academy, como criar e lançar uma startup em três semanas”

Licenciado em Bioquímica pela UTAD, realizou o seu estágio curricular com a Professora Doutora Cristina Oliveira, num trabalho intitulado “Fitoquímicos do Sabugueiro” que foi englobado num estudo que investiga como estes fitoquímicos podem reverter as alterações mitocondriais na doença de Parkinson.

Ver mais...

Atualmente frequenta o Mestrado em Bioquímica na mesma instituição onde realiza a sua tese de mestrado no laboratório de citogenética do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro.
Foi participante no evento de mentoring e formação de startups “European Innovation Academy” e é através desta experiência que nos chega como orador convidado.

Professor Doutor Eduardo Rocha

“A Histologia na Toxicologia Aquática – Na Saúde e na Doença há Questões de Vida ou Morte”

Professor catedrático de Histologia e Embriologia, no ICBAS, U.Porto, Portugal. É um membro fundador do CIIMAR – U.Porto, sendo o Presidente da Assembleia Geral. Licenciou-se em Ciências do Meio Aquático, efetuou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Histologia e Embriologia, doutorou-se e fez provas de agregação em Ciências Biomédicas. Tem 30 anos de participação em diversos aspetos de gestão universitária.

Ver mais...

É o diretor do Laboratório de Histologia e Embriologia (ICBAS) e o coordenador da Equipa de Histomorfologia, Fisiopatologia e Toxicologia Aplicada (CIIMAR). É diretor do Mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos e do Doutoramento em Ciências Biomédicas (ICBAS). É ainda Coordenador de Mobilidade. Leciona Histologia e Embriologia Humana e Histologia e Embriologia Comparada, Métodos de Investigação e Comunicação, Exposição e Destino de Xenobióticos no Organismo, e Patologia de Animais Aquáticos (geral e toxicopatologia). Os seus atuais principais interesses são: (1) monitorização em matrizes aquáticas de compostos disruptores endócrinos; (2) estudo dos seus mecanismos de ação e de impactos morfofuncionais em peixes (sobretudo no fígado e gónadas); (3) estudo de citotoxicidade de compostos bioativos derivados de fungos e de algas marinhas, contra células neoplásicas; (4) definição, adaptação, otimização e aplicação de métodos estereológicos em estudos histológicos e histopatológicos. Orientou/coorientou 28 dissertações de mestrado e 15 teses de doutoramento. É autor/coautor de mais de 200 publicações internacionais, incluindo 178 artigos indexados e 7 capítulos de livros.

Professora Doutora Isabel O’Neill Gaivão

“Ensaio do Cometa: Bases e aplicações”

PhD. in Genetics (University of Trás-os-Montes and Alto Douro), Pos Doc in Nutrition and Cancer (Medical Faculty, University of Oslo). Assistant Professor at the Department of Genetic and Biotechnology, UTAD, researcher at the Centre for Animal Science and Veterinary (CECAV).

Ver mais...

Main interests areas: genotoxicity/antigenotoxicity comet assay-based methods for estimating in vitro DNA repair; comet assay with human tissue; cellular and in vitro DNA repair.
Publications can be visualized at:
http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4266197723475030

Professor Doutor Luís Félix

“Toxicologia: O peixe-zebra como modelo emergente.”

Possui o doutoramento em Ciências Biológicas e Químicas (2016) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Possui formação de base em Química (2007) e Bioquímica (2009) e tem um mestrado em Análise de Laboratório em 2009 obtidos pela mesma Universidade.

Ver mais...

Os seus interesses de pesquisa incluem a maioria das áreas de farmacologia/toxicologia, com ênfase particular na compreensão do papel do stresse oxidativo e mecanismos de morte celular nas interações tóxicas do desenvolvimento in vivo e os riscos à saúde associados. O seu trabalho atual concentra-se nas respostas de stresse celular induzidas por anestésicos nos estágios adulto e larval do peixe-zebra.

Professor Doutor Manuel Simões

“Innovations on biofilm control”

Manuel Simões is graduated in Biological Engineering and received a PhD in Chemical and Biological Engineering. He is Assistant Professor and member of the Laboratory for Process Engineering, Environment, Biotechnology and Energy (LEPABE) in the Department of Chemical Engineering of the Faculty of Engineering of the University of Porto (FEUP).

Ver mais...

He is also Pro-Diretor of FEUP. His main research interests are on applied biofilm science and technology, particularly on the development of biofilm control strategies.

Drª Joana Coelho

“Chemical characterization and bioactivity of aqueous and organic extracts of Echinacea purpurea (L.) Moench”

Licenciada em Biologia e Biotecnologia pelo Instituto Politécnico de Bragança (2013-2016);
Bolseira de investigação do projeto SHARP na Universidade de Aveiro (setembro 2018 – janeiro 2019);
Estudante de mestrado em Bioquímica na UTAD (2016 – presente).

Drª Mónica Garcia

“Avaliação da função mitocondrial hepática de ratos Wistar em resposta ao aumento de idade e a um plano de treino ao longo da vida”

Licenciada em Bioquímica pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro em 2016, tendo realizado o estágio curricular na área da toxicologia, intitulado “Avaliação de parâmetros de stresse oxidativo no fígado de murganhos induzido pelo tratamento de dois fármacos antineoplásicos no cancro da bexiga induzido com N-Butil-N-(4-Hidroxibutil)-nitrosamina”.

Ver mais...

Encontra-se atualmente a terminar o Mestrado em Bioquímica, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, tendo realizado a dissertação de mestrado na área do exercício físico e envelhecimento, intitulada “Avaliação da função mitocondrial e antioxidante ao nível hepático em resposta ao exercício físico crónico e idade”.

Mestre Pedro Barbosa

“Unveiling the metabolic steps of degradation of malvidin-3-O-monoglucoside by Candida oleophila”

Licenciado em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2016), na qual realizou o seu estágio de licenciatura na área da Microbiologia. Concluiu o mestrado em Bioquímica pela mesma universidade (2018) estando a sua dissertação relacionada com a metabolização de compostos fenólicos por leveduras. Atualmente é bolseiro de investigação no Centro de Química de Vila Real (CQVR)

Drª Sílvia Lemos

“Avaliação dos efeitos do fármaco Parecoxib na linha celular de osteossarcoma humano MG-63”

Licenciatura em bioquímica pela UTAD e atualmente a finalizar o mestrado em bioquímica na mesma instituição. O trabalho de dissertação foi realizado no laboratório de Genética do CHTMAD e na UTAD, intitulado: “Avaliação do efeito do fármaco parecoxib na linha celular MG-63”