Atividades disponíveis​​​

UMA VIAGEM INTERIOR PELO INTERIOR DE PORTUGAL

Breve descrição: Apresentação do filme de promoção da Licenciatura em Turismo da UTAD. Apresentação da licenciatura em Turismo pelo NET (Núcleo de Estudantes de Turismo). Visita guiada pel a exposição "Mapas do turismo - cartografias das mobilidades, experiências e emoções turísticas contemporâneas".

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECHS: Economia, Sociologia e Gestão / Turismo

Identificação do local: Ed. Biblioteca Central - Auditório e Sala de Exposições

Horários de Início: 09:00 / 10:00 / 11:00 /12:00

Duração prevista: 25 minutos

Tipologia: Visita guiada; Exposição; apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 40

Breve descrição: Esta ação visa dar a conhecer novas tecnologias de produção de materiais usados na indústria. Em particular será utilizado um torno CNC para a produção de parafusos. Um torno CNC é basicamente um torno com controlo numérico computadorizado construído inicialmente para produção de peças de revolução ou cilíndrica. É uma máquina que possui um funcionamento tridimensional e recorre a uma linguagem de codificação própria para que o utilizador possa programar a peça que o torno, posteriormente de forma automática, irá produzir.

Nesta ação procurar-se-á dar a conhecer os passos de obtenção automática de peças mecânicas, desde a modelação sólida por computador, passando pela programação do torno CNC, até à obtenção do produto final – um parafuso. Esta ação visa também dar a conhecer novas tecnologias de produção de materiais usados na indústria. Em particular será utilizado um torno CNC para a produção de parafusos.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Engenharias / Engenharia Mecânica

Identificação do local: Ed. ECT - Polo I - Hangar

Horários de Início: 10:00 / 11:00 / 12:00 / 14:00 / 15:00 / 16:00 / 17:00

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Experiência interativa, Demonstração

N.º máximo de participantes: 10

Breve descrição: Esta ação visa a identificação das diferentes partes e explicação do modo de funcionamento de um motor a gasolina. A ação inicia-se com uma breve explicação do funcionamento do motor e identificação das partes visíveis pelo exterior do motor a gasolina. A partir deste momento, o motor vai sendo desmontado, permitindo a identificação das partes que constituem o interior do motor e ao mesmo tempo será justificada a função da respetiva parte. Finalizada a desmontagem total do motor, o mesmo será montado.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Engenharias / Engenharia Mecânica

Identificação do local: Ed. ECT - Polo I - Hangar

Horários de Início: 10:00 / 11:00 / 12:00 / 14:00 / 15:00 / 16:00 / 17:00​

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Experiência interativa, demonstração

N.º máximo de participantes: 10

Breve descrição: Os materiais estão presentes em tudo que se faz para atender aos interesses e às necessidades humanas. Assim, o estudo dos materiais torna-se essencial para os alunos interessados na área das Ciências e Tecnologias. Nesta ação, e após uma breve introdução aos vários tipos de materiais utilizados pelo Homem, os alunos aprenderão a prepará-los para observação ao microscópio. Por fim, e complementando a Ação “Rijo como o Aço”, analisarão as microstruturas da chapa de aço e do laminado de carbono verificando como as alterações estruturais podem influenciar as propriedades mecânicas do material.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Engenharias / Engenharia Mecânica

Identificação do local: Ed. ECT - Polo I - Hangar

Horários de Início: 11:00 / 12:00 / 14:00 / 15:00 / 16:00

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Palestra, demonstração

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: Pretende-se com a ação dar uma introdução à aerodinâmica e suas aplicações em engenharia.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Engenharias / Engenharia Mecânica

Identificação do local: Ed. ECT - Polo I - Laboratório de Fluídos

Horários de Início: 10:00 / 11:00 / 12:00 / 15:00 / 16:00 / 17:00​

Duração prevista: 60 minutos

Tipologia: Palestra; apresentação multimedia

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Experimentar laboratorialmente diferentes aspectos relacionados com a hidrogeologia física e química, sensibilizando desta forma os alunos para a necessidade de uma correcta gestão e protecção dos recursos hídricos subterrâneos.

Atividades:

•Observar o comportamento hidráulico em aquíferos livres e cativos.

•Observar a propagação de um contaminante num aquífero poroso para diferentes condições de velocidade de fluxo e de características intrínsecas do meio.

•Observar o efeito da bombagem num aquífero livre.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA: Geologia

Identificação do local: Ed. ECVA polo I - Laboratório de Hidrogeologia

Horários de Início: 9:00 / 14:00

Duração prevista: 15 minutos

Tipologia: Experiência interativa, demonstração

N.º máximo de participantes: 10

Breve descrição: A Matemática é usada em vários contextos na vida real, em particular na gestão financeira do dia a dia. Esta atividade leva os participantes a a um jogo online com o objetivo de encontrarem a solução de problemas que envolvem conceitos de Economia, como juros, orçamentos, taxas, saldos, etc. Para poupar e ganhar dinheiro... contas é preciso fazer primeiro!​

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Matemática

Identificação do local: ECT - Polo II - Sala F2.18

Horários de Início: 09:30 / 14:30​

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Atividade interativa

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Fácilmente aceitamos que dois conjuntos finitos têm o mesmo tamanho (cardinal) se e sómente se tiverem o mesmo número de elementos. E o que se passa para conjuntos infinitos? Será que o conjunto dos números naturais e o conjunto dos números racionais têm o mesmo tamanho? E o conjunto dos números reais será maior? Haverá mais pontos num segmento de comprimento 1 cm ou num segmento de comprimento 1 m? Só por volta do ano 1900 é que o matemático George Cantor descobriu que nem todos os “infinitos” são iguais: há de facto “infinitos” maiores do que outros!

Nesta palestra serão apresentados factos surpreendentes sobre conjuntos infinitos. E se o hotel Hilbert tiver infinitos quartos todos ocupados, haverá espaço para mais um hóspede?

Destinatários: Alunos do 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Matemática

Identificação do local: ECT - Polo II

Horários de Início: 14:00

Duração prevista: 60 minutos

Tipologia: Palestra

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Será apresentado um conjunto de experiências fáceis de reproduzir e ilustrativas de alguns dos princípios físicos da mecânica dos fluidos. 

“Algumas experiências confundem-se com truques de magia”

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Física/Engenharias

Identificação do local: ECT - Polo II -  Lab. I 1.02

Horários de Início: 9:00 / 9:30 /10:00 / 10:30 / 11:00 / 11:30 / 12:00

Duração prevista: 25 minutos

Tipologia: Demonstração

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Será apresentada uma explicação básica do mecanismo físico responsável pela sustentação criada pelas asas dos aviões. Nesta explicação a aerodinâmica da asa, a viscosidade do ar e o efeito “Coanda” aparecem como os principais fatores geradores da sustentação.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Física / Engenharias

Identificação do local: Ed. da Biblioteca Central - Auditório

Horários de Início: 14:00 / 14:45 / 15:30 / 16:15

Duração prevista: 30 minutos

Tipologia: Palestra

N.º máximo de participantes: 80

Breve descrição: Experiências nas áreas de: Fisiologia e Histologia Vegetal; Microscopia Ótica; Microbiologia; Bioquímica e Bioenergética.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA: DeBA/Biologia/Biologia e Geologia

Identificação do local: Ed. Geociências, Sala C1.77 

Horários de Início: 10:00 / 10:45 / 11:30 / 12:15 / 14:00 / 14:45 / 15:30 / 16:15

Duração prevista: 30 minutos

Tipologia: Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 24

Breve descrição: A investigação científica reúne observações, conhecimentos e dados para resolver problemas, inventar soluções e desenvolver novos produtos. O nosso mundo está em constante mudança e evolução e, por isso, a investigação cientifica é crucial para resolver várias problemáticas como as alterações climáticas, aquecimento global e sobrepopulação; e promover o desenvolvimento de fontes de energia ecologicamente amigáveis, ajudar as pessoas a viver de forma mais sustentável, para melhorar a produção agrícola e descobrir novos medicamentos e para tratamento de doenças. A realização de investigações é valiosa para desenvolver e promover o conhecimento e informação que impulsiona a inovação e nos permite viver vidas mais saudáveis e mais longas. A investigação em microbiologia é essencial para ajudar a tratar doenças infeciosas através do estudo dos microrganismos com o objetivo de desenvolver antibióticos e vacinas para prevenir e combater agentes patogénicos..

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Veterinárias

Identificação do local: Ed. Ciências Agrárias - Laboratório de ​Microbiologia Médica

Horários de Início: 10:00 / 11:00

Duração prevista: 60 minutos

Tipologia: Palestra; Visita guiada; Exposição; demonstração

N.º máximo de participantes: 10

Breve descrição: A identificação bioquímica de bactérias dá-nos uma ideia do que esses microrganismos são capazes de fazer, sendo possível a discriminação de diferentes estirpes da mesma espécie por perfis bioquímicos específicos. A fisiologia bacteriana difere de uma espécie para a outra. Essas diferenças no metabolismo de glicídico, metabolismo proteico, metabolismo lipídico, produção de algumas enzimas, capacidade de utilizar um determinado composto, etc., podem ser identificados por testes bioquímicos. Os métodos disponíveis utilizam uma combinação de testes para estabelecer as capacidades enzimáticas de um isolado bacteriano, bem como a sua habilidade para crescer ou sobreviver na presença de certos inibidores (por exemplo, sais, toxinas e antibióticos).

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Veterinárias

Identificação do local: Ed. Ciências Agrárias – Laboratório de  Microbiologia Médica

Horários de Início: 11:00 / 12:00

Duração prevista: 60 minutos

Tipologia: Experiência interativa, demonstração

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: O controlo da infeção é uma responsabilidade de todas as pessoas e não apenas daqueles que trabalham em áreas da saúde. Dentro das medidas mais importantes do controlo da infeção encontra-se a higiene das mãos, visto que, as mesmas são reservatório de inúmeros agentes patogénicos.

Querem saber que micróbios vivem nas vossas mãos e como podemos prevenir doenças causadas por estes microrganismos? Venham descobrir!

Destinatários: Alunos do 10º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Veterinárias / Medicina Veterinária

Identificação do local: Ed. Ciências Agrárias - Sala 2.21

Horários de Início: 14:00 / 15:00

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Palestra; demonstração

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Introdução teórica com apresentação e descrição dos principais parasitas que infetam/infestam os animais domésticos e que também podem, em alguns casos, parasitar o ser humano. Observação à lupa ou ao microscópio de parasitas incluindo helmintes, artrópodes e protozoários.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Veterinárias / Medicina Veterinária

Identificação do local: Ed. ECAV Polo I - Ed. Ciências Agrárias - Sala N2.11​

Horários de Início: 11:30

Duração prevista: 90 minutos

Tipologia: Palestra; demonstração

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: Nesta atividade os alunos adquirem conhecimentos sobre as competências da farmácia magistral aprendendo alguns conceitos de farmacologia, farmácia, e tecnologia farmacêutica através da elaboração prática de xaropes, poções e pílulas.

Destinatários: Alunos do 10º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Veterinárias / Medicina Veterinária

Identificação do local: Laboratório de Farmacologia - Pavilhões junto ao Hospital Veterinário

Horários de Início: 14:00

Duração prevista: 50 minutos

Tipologia: Palestra; Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Sessão organizada pela Direção dos Cursos de Línguas, Literaturas e Culturas e Línguas e Relações Empresariais. ​ Contará com a participação de alunos dos cursos e com o Núcleo de Estudantes de Línguas.

Inclui: - apresentação breve dos cursos, dos planos de estudos, de alguns docentes e das saídas profissionais; - informação sobre empresas e instituições que têm recebido (ex-)alunos como estagiários ou colaboradores; - sessão interativa ("quiz show", em grupo).

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECHS: DLAC / Línguas, Literaturas e Culturas / Línguas e Relações Empresariais​

Identificação do local: Ed. ECHS - Polo I - sala 1.01

Horários de Início: 10:00 / 11:30 / 14H30

Duração prevista: 90 minutos

Tipologia: Palestra; Palestra; Experiência interativa; Exposição

N.º máximo de participantes: 25

Breve descrição: Nesta acção os alunos executam um trabalho de química analítica de modo a atingirem o objectivo pretendido.

Destinatários: Alunos do 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA: Química​

Identificação do local: Ed. ECVA - Polo I - Lab. A2.02 e A2.06

Horários de Início: 14:00

Duração prevista: 120 minutos

Tipologia: Palestra;> Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 2 grupos de 12 alunos

Breve descrição: Ação em que se pretende apresentar lesões macroscópicas de tumores em animais domésticos (fotografias) e a sua observação microscópica de forma a obter-se um diagnóstico. Com esta ação pretendemos mostrar um pouco do trabalho de um anatomopatologista e a sua rotina diária na luta contra o cancro nos animais domésticos e como poderão ajudar na compreensão e no estudo de tumores em humanos.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Veterinárias / Medicina Veterinária

Identificação do local: Ed. ECAV - polo I (Ciências Agrárias) – sala 1.34

Horários de Início: 10:00 / 11:00 / 12:00

Duração prevista: 50 minutos

Tipologia: Palestra; Palestra; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Sensibilização para uma das principais atividades económicas do sector primário: 1) A vinha 2) A uva 3) A tecnologia 4) Cores e aromas e a grande diversidade de vinhos 5) Relação entre laboratório e vinho 6) Vinho e saúde

Os visitantes terão oportunidade de entender a complexidade e a magia da vitivinicultura, através da observação de práticas de viticultura e enologia, in loco e em aplicações multimédia.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV/Agronomia/ Enologia

Identificação do local: Ed. ECAV - polo I (Ciências Agrárias) – N3.59​

Horários de Início: 9:00 / 10:00 / 10:45 / 11:30 / 12:15 / 14:00 / 14:45 / 15:30 / 16:15 ​

Duração prevista: 30 minutos

Tipologia: Palestra; Palestra; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 25

Breve descrição: Divulgação do 1º Ciclo de Economia​

Destinatários: Alunos do 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECHS: DESG/Economia​

Identificação do local: ECHS - Polo II - Sala E2.18​

Horários de Início: 14:30

Duração prevista: 60 minutos

Tipologia: Palestra; Exposição; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 40

Breve descrição: Esta ação visa enquadrar os alunos com as atuais tecnologias de mitigação e gestão de problemas ambientais, bem como a demonstração de tecnologias limpas e de redução de poluição na fonte que contribuam para um desenvolvimento sustentado.

Estará subordinada aos seguintes princípios orientadores: 1. Proporcionar conhecimentos sobre Engenharia “Verde” e tecnologias limpas nos domínios da Engenharia do Ambiente e da Ecologia Aplicada; 2. Incentivar a utilização de ferramentas de prevenção e controlo integrado da poluição, tecnologias de produção mais limpa, análise do ciclo de vida, eco-design e eco-eficiência; 3. Proporcionar conhecimentos sobre tecnologias de controlo e resolução de casos de poluição, recuperação e destino final de efluentes líquidos, gasosos e resíduos sólidos. 4. Realçar a relevância da utilização de indicadores ecológicos na monitorização dos principais biótipos terrestres e de água doce, nomeadamente nas componentes faunística e florística. 5. Proporcionar conhecimentos sobre os impactes da poluição no solo, na qualidade da água, e na saúde dos organismos aquáticos, nomeadamente peixes e fitoplâncton.

A ação envolve 2 centros de investigação: CITAB e Centro de Química da UTAD. Envolve também o Laboratório de Solos e Fertilidade da UTAD.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA: DeBA / Engenharia do Ambiente / Ecologia Aplicada / Biologia / Biologia e Geologia

Identificação do local: Ed. ECAV - polo I

Horários de Início: 10:00 / 11:00 / 12:00 / 14:30 / 15:30 / 16:30 ​

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Visita guiada / Exposição / Demonstração​

N.º máximo de participantes: 30

Breve descrição: A atividade desportiva faz parte do dia-a-dia do estudante, seja em contexto de aula, de recreio ou de competição. Desta prática podem ocorrer, com frequência, algumas lesões como por exemplo: roturas musculares, entorses, traumatismos, fraturas, etc… A primeira atuação pode ser fundamental para evitar complicações e para facilitar uma boa recuperação. Serão abordadas estas temáticas e serão dados subsídios sobre a atuação a ter (ex: aplicação de frio, ligaduras, imobilizações, técnica de transporte, etc) Será dada oportunidade aos alunos de praticarem as as diferentes situações, utilizando os diferentes materiais.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: Escola Superior de Saúde

Identificação do local: Escola Superior de Saúde

Horários de Início: 11:00 / 12:00 / 14:30 / 15:30

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Palestra; Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Acidentes como quedas, engasgamento, hemorragias, etc., podem ocorrer em qualquer ambiente.

Nesta atividade pretende-se alertar para a sua prevenção e desenvolver competências na prestação dos primeiros socorros perante estes casos. Os participantes terão oportunidade de treinar os procedimentos abordados após a sua demonstração.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: Escola Superior de Saúde

Identificação do local: Escola Superior de Saúde

Horários de Início: 11:00 / 12:00 / 14:30 / 15:30

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Palestra; Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Os sinais vitais são medidas fisiológicas que nos permitem avaliar as funções corporais. Pretende-se com esta atividade que os participantes aprendam a avaliar os sinais vitais e a interpretá-los. Será feita uma demonstração e dar-se-á oportunidade aos participantes para tomar contacto com os instrumentos e de procederem à avaliação dos sinais vitais.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: Escola Superior de Saúde

Identificação do local: Escola Superior de Enfermagem - Laboratório de Práticas 1

Horários de Início: 11:00 / 12:00 / 14:30 / 15:30

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Palestra; Experiência interativa; Demonstração

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: A histomorfofisiologica dos tecidos e órgãos dos seres vivos, que tiveram origem numa única inicial.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Veterinárias / Medicina Veterinária

Identificação do local: Ed. ECAV - polo I - Sala 2.02

Horários de Início: 10:30

Duração prevista: 30 minutos

Tipologia: Palestra; Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 16

Breve descrição: Apresentação do Curso de Gestão e a motivação para o frequentar. ​

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECHS: DESG / Gestão​

Identificação do local: Ed. ECHS - Polo II - Sala 2.18​

Horários de Início: 14:30

Duração prevista: 30 minutos

Tipologia: Palestra; Exposição

N.º máximo de participantes: 50

Breve descrição: Pretende-se familiarizar os alunos com alguns dos trabalhos/ensaios realizados num laboratório de engenharia civil. As atividades propostas incluem a participação ativa dos alunos no seu desenvolvimento e são as seguintes: 1. Fabrico de betão para realização de ensaio de resistência à compressão; 2. Avaliação experimental do comportamento de uma viga; 3. O contributo da câmara de termografia em obra. ​

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Engenharias / Engenharia Civil

Identificação do local: Hangar / Laboratórios de Engenharia Civil

Horários de Início: 10:00 / 11:30 /14:30 / 16:00

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Palestra; Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 8

Breve descrição: A ação constará de uma visita guiada à exposição permanente (fósseis, minerais e rochas) do Museu de Geologia Fernando Real. ​

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA/Geologia

Identificação do local: Museu de Geologia Fernando Real

Horários de Início: 9:30 / 10:30 / 11:30 / 14:00 / 15:00 / 16:00

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Palestra; Visita guiada

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: A ação constará de uma visita guiada à exposição temporária. Durante a visita os alunos terão a oportunidade de observar algumas rochas e minerais do Norte de Portugal, assim como o seu aspeto ao microscópio petrográfico.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA/Geologia

Identificação do local: Sala de Exposições temporárias do Museu de Geologia

Horários de Início: 9:30 / 10:30 / 11:30 / 14:00 / 15:00 / 16:00

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Palestra; Visita guiada; Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: Demonstração de robótica móvel didática desenvolvida na UTAD. Serão apresentados diversos robôs, entre os quais: um robô para condução autónoma, que participa no Festival Nacional de Robótica; o robô NAO, um humanóide; e um pequeno robô para o concurso de robótica Micromouse Portuguese Contest - que é organizado pela UTAD.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Engenharias / Engenharia Electrotécnica e de Computadores​

Identificação do local: ECT Polo I - Laboratório de Robótica

Horários de Início: 9:30 / 10:30 / 11:30 / 14:30 / 15:30​

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Demonstração

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Pretende-se transmitir, por meio de demonstrações, imagens e som, a relevância dos meios e metodologias de monitorização ecológica da Biodiversidade em contextos de perturbação ambiental, com ênfase em temas com os quais os Cursos das Ciências Biológicas/Ambientais se identificam. Nesta perspectiva, será projectado um filme sobre as principais actividades de campo que o Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD desenvolve na nossa região. Procurar-se-á proporcionar o debate possível em torno das questões levantadas pelos alunos tendo como “pano de fundo” a apresentação breve e uma exposição interactiva alusiva a técnicas usadas para caracterizar e monitorizar a Fauna dos meios terrestres, com especial destaque para os vertebrados e macroinvertebrados.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA: DeBA / Biologia, Biologia/Geologia, Ciências do Ambiente

Identificação do local: Ed. Complexo Laboratorial - Laboratório de Ecologia Aplicada (C3.01)

Horários de Início: 10:00 / 10:45 / 11:30 / 12:45 / 14:30 / 15:45 / 16:30

Duração prevista: 20 minutos

Tipologia: Exposição; Demonstração; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Apresentação das metodologias utilizadas na análise molecular de DNA e RNA dando maior relevo à metodologia de sequenciação e de análise da expressão genica. Aplicações das metodologias utilizadas na análise de proteínas e a sua aplicação. Os cromossomas e o seu papel na evolução dos animais e plantas. Técnicas de análise.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA: Genética e Biotecnologia

Identificação do local: Ed. Complexo Laboratorial - Laboratórios

Horários de Início: 14:30 / 15:30

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Visita guiada; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Explicação da utilidade da Drosophila como material biológico no estudo da Genética. Atividade prática que permitirá aos participantes observar vários mutantes e familiarizarem-se com o manuseamento da Drosophila. Apresentação de alguns exemplos de trabalhos de investigação em curso.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA: Genética e Biotecnologia

Identificação do local: ECVA Polo I - Lab. 2.11

Horários de Início: 14:30 / 15:00 / 15:30

Duração prevista: 30 minutos

Tipologia: Experiência interativa; Breve introdução teórica / prática ​

N.º máximo de participantes: 16

Breve descrição: Os participantes terão a possibilidade de tomar contacto com alguns aspetos da cultura in vitro, das suas aplicações actuais e potenciais. Serão exemplificadas várias técnicas da cultura in vitro, como a multiplicação (micropropagação) e a regeneração a partir de explantes diferenciados, até à obtenção das plantas transgénicas.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA / Departamento de Genética e Biotecnologia

Identificação do local: Ed. Complexo Laboratorial, Hall e Lab. Biotecnologia Vegetal

Horários de Início: 10:00 / 11:00 / 14:30 / 15:30

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Breve informação teórica, com apresentação e visualização prática por parte dos alunos.

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Conhecer melhor as árvores que nos rodeiam. Aprende-se a identificação e designação das árvores, a sua origem, algumas características e utilizações. Plantação de uma árvore no Campus.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista

Identificação do local: Arboreto

Horários de Início: 09:30 / 10:30 / 11:30 / 14:00 / 15:00 / 16:00

Duração prevista: 45 minutos

Tipologia: Visita guiada; Experiência interativa​

N.º máximo de participantes: 25

Breve descrição: Os visitantes poderão visualizar e participar na realização de algumas experiências relacionadas com a produção e a transformação de alguns produtos agrícolas, sentir os alimentos em prova de frutos e azeites, bem como observar, operações inerentes à atividade agroalimentar.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: DAGRO / Engenharia Agronómica

Identificação do local: Ed. ECAV - polo I (Ciências Agrárias) – Sala 1.75

Horários de Início: 09:30 / 10:15 / 11:00 / 11:45 / 14:00 / 14:45 / 15:30 / 16:15

Duração prevista: 30 minutos

Tipologia: Palestra; Exposição; Demonstração; Apresentação multimédia​

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Técnologia de fabrico e avaliação sensorial de chocolates com diferentes constituições.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA: DeBA

Identificação do local: Ed. ECVA - polo I - Lab. B1.32

Horários de Início: 10:00 / 11:00 / 12:00 /14:00 / 15:00

Duração prevista: 50 minutos

Tipologia: Experiência interativa; Apresentação multimédia​

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: O objetivo deste workshop é a experimentação de técnicas de filmagem sobre fundos Chroma Key. Para tal filmaremos os participantes no Laboratório Multimédia sobre fundo chroma para posterior compositing com outros cenários em After Effects ou diretamente através de mesa de mistura de vídeo.

Esta atividade inclui uma visita ao Laboratório de Artes Visuais e Multimédia.

Conteúdos: Introdução (RGB, iluminação) Visualização de exemplo demonstrativo comentado Filmagem sobre fundo chroma Exemplificação com captura de filmagem aos alunos e alteração de fundos com mesa de mistura de vídeo Compositing em After Effects (keylight, screen color, screen matte...)

Destinatários: Alunos do 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT / Engenharias / Comunicação e Multimédia

Identificação do local: Ed. ECT - Polo I - Laboratório de Artes Visuais e Multimédia - sala 1.16

Horários de Início: 10:00 /11:00

Duração prevista: 30 minutos

Tipologia: Multimédia e web

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Dar a conhecer uma variedade de alimentos como o pão, o iogurte, o vinagre, o queijo Roquefort e os microrganismos responsáveis pela sua produção como as leveduras, as bactérias lácticas, as bactérias acéticas e os bolores respectivamente. Dar a conhecer bactérias responsáveis por doenças de origem alimentar, fungos produtores de toxinas, vírus e parasitas.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECVA: DeBA / Ciência Alimentar

Identificação do local: Ed. ECVA - polo I - Lab. A1.02

Horários de Início: 10:30 / 11:30 / 14:30 / 15:30

Duração prevista: 60 minutos

Tipologia: Apresentação multimédia; Exposição (observações macroscópica e microscópica)

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: Ensaio em mesa de combustão demonstrativo do efeito do tipo de floresta na propagação de um incêndio

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV / Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista / Engenharia Florestal

Identificação do local: Ed. ECAV - polo II (Ciências Florestais) - Laboratório de Fogos Florestais

Horários de Início: 10:00 / 12:00 / 14:00 /16:00

Duração prevista: 20 minutos

Tipologia: Demonstração

N.º máximo de participantes: 20

Breve descrição: A autópsia em Medicina Veterinária (necrópsia) constitui uma ferramenta essencial para determinar a causa de morte, na peritagem associada a casos forenses e na instituição de tratamentos aos animais vivos. A compreensão da linguagem do animal morto é fundamental para se chegue a um resultado. Assim, serão apresentados vários casos, discutindo-se o que o animal morto nos consegue “dizer”

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Veterinárias / Medicina Veterinária

Identificação do local: Ed. ECAV - polo II (Ciências Agrárias) – Sala 1.34

Horários de Início: 10:00 / 11:00

Duração prevista: 50 minutos

Tipologia: Palestra

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: Há diferentes unidades que investigam crimes contra vitimas consideradas especiais em Portugal. Abordam com o maior profissionalismo atos de violência contra vítimas que serão tão especiais quanto as quisermos fazer. Estas são algumas das nossas histórias: Há diferentes unidades que investigam crimes contra vitimas consideradas especiais em Portugal. Abordam com o maior profissionalismo atos de violência contra vítimas que serão tão especiais quanto as quisermos fazer. Nesta palestra apresentam-se algumas das nossas histórias de Crimes contra Vítimas Especiais – os animais.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Ciências Veterinárias / Medicina Veterinária

Identificação do local: Ed. ECAV - polo II (Ciências Agrárias) – Sala 1.34

Horários de Início: 15:00

Duração prevista: 50 minutos

Tipologia: Palestra

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: La Primavera Rosa define-se como uma série documental de ativismo transmedia que mostra a realidade da comunidade LGBTI em diferentes países de mundo. Desde do surgimento da ideia, em 2013, o projeto transformou-se numa série de 5 documentários rodados em países distintos (Túnisia, Rússia, México, Brasil e Espanha), em 3 documentarybook, numa peça documental em VR (realidad virtual) e um livro além de outras colaborações e ramificações. A apresentação a cargo dos profesores Alfonso Palazón e Rafael Palomar, da Universidad Rey Juan Carlos, conta também com a projeção dos documentários que compõem o projeto. Hacia una primavera rosa (Mario de la Torre, 2013); La primavera rosa en el Kremlin (Mario de la Torre, 2014); La primavera rosa en México (Mario de la Torre, 2015); La primavera rosa en Brasil (Mario de la Torre, 2016)

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT/ECHS

Identificação do local: Ed. ECT - polo I - Auditório G0.08

Horários de Início: 09:30

Duração prevista: 180 minutos

Tipologia: Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 80

Breve descrição: Conhecer vários tipos de insetos que afectam a sustentabilidade do planeta, perceber como o fazem e qual o papel do Eng. Zootécnico.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Zootecnia

Identificação do local: Ed. Ciências Agrárias – Anfiteatro da Vacaria​

Horários de Início: 09:30/10:00/10:30/11:00/11:30/12:00/14:00/14:30/15:00/15:30/16:00/16:30

Duração prevista: 15 minutos

Tipologia: Palestra; Experiência interativa; Exposição; Demonstração; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: Vem conhecer os animais exóticos com os quais gostarias de trabalhar sendo Engenheiro Zootécnico. Perceber que aptidões e conhecimentos este curso te confere.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Zootecnia

Identificação do local: Ed. Ciências Agrárias – Anfiteatro da Vacaria​

Horários de Início: 09:30/10:00/10:30/11:00/11:30/12:00/14:00/14:30/15:00/15:30/16:00/16:30

Duração prevista: 15 minutos

Tipologia: Palestra; Experiência interativa; Exposição; Demonstração; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: O maravilhoso mundo dos cães e gatos: vamos aprofundar o conhecimento científico sobre os nossos melhores amigos

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Zootecnia

Identificação do local: Ed. Ciências Agrárias – Anfiteatro da Vacaria​

Horários de Início: 09:30/10:00/10:30/11:00/11:30/12:00/14:00/14:30/15:00/15:30/16:00/16:30

Duração prevista: 15 minutos

Tipologia: Palestra; Experiência interativa; Exposição; Demonstração; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: Vamos conhecer por dentro os nossos animais: o seu esqueleto, as suas particularidades, o seu funcionamento.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Zootecnia

Identificação do local: Ed. Ciências Agrárias – Museu de Anatomia

Horários de Início: 09:30/10:00/10:30/11:00/11:30/12:00/14:00/14:30/15:00/15:30/16:00/16:30

Duração prevista: 15 minutos

Tipologia: Experiência interativa; Exposição

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: Vamos compreender e desmistificar de uma forma científica toda a informação que nos chega todos os dias sobre o consumo de carne e de leite?

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Zootecnia/Eng. Zootécnica

Identificação do local: Ed. Ciências Agrárias – Anfiteatro da Vacaria

Horários de Início: 09:30/10:00/10:30/11:00/11:30/12:00/14:00/14:30/15:00/15:30/16:00/16:30

Duração prevista: 15 minutos

Tipologia: Palestra; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição: Vem perceber como podes trabalhar em ciência animal utilizando as tecnologias emergentes na era de avanço tecnológico que vivemos.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECAV: Zootecnia/Eng. Zootécnica

Identificação do local: Ed. Ciências Agrárias – Anfiteatro da Vacaria

Horários de Início: 09:30/10:00/10:30/11:00/11:30/12:00/14:00/14:30/15:00/15:30/16:00/16:30

Duração prevista: 15 minutos

Tipologia: Palestra; Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 15

Breve descrição:Os termos, drones, quadcópteros e veículos aéreos não tripulados (UAV) já entraram no nosso léxico e estão, cada vez mais, presentes em atividades quotidianas.

Nesta atividade faremos algumas demonstrações, recorrendo à utilização de drones, para aquisição de fotografia e vídeo. Será uma forma de introduzirmos uma “nova linguagem fotográfica e uma nova forma de descobrir coisas e paisagens que já conhecemos, ou que pensámos já conhecer”.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola: Departamento/Curso: ECT: Engenharias / Comunicação e Multimédia

Identificação do local: Campus da UTAD (exterior)

Horários de Início: 10:30/11:00/11:30

Duração prevista: 30 minutos

Tipologia: Demonstração

N.º máximo de participantes: 20