Programa

Breve descrição: A história das doenças infeciosas sempre foi carregada de mitos e explicações sobrenaturais pois apenas com a utilização dos primeiros microscópios se conseguiram formular teorias sobre a infeção que explicavam os processos nosológicos. Nesta palestra será abordada como os gatos foram perseguidos e acusados de associação com bruxaria e, como isto moldou a história de algumas doenças infeciosas. Queres saber mais? Vem descobrir!

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV/Ciências Veterinárias/ Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:30 | 10:30

Dia 6 - Horário de início das sessões: 09:30 | 10:30

Dia 7 - Horário de início das sessões: 09:30 | 10:30

Breve descrição: Sessão organizada pela Direção do curso de Línguas, Literaturas e Culturas e do curso de Línguas e Relações Empresariais. Contará com a participação de alunos dos cursos e com o Núcleo de Estudantes de Línguas. Inclui: apresentação breve dos cursos, dos planos de estudos, de alguns docentes e das saídas profissionais; informação sobre empresas e instituições que têm recebido (ex-) alunos como estagiários ou colaboradores; sessão interativa ("quiz show", em grupo, via Zoom e Socrative).

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECHS / Departamento de Letras, Artes e Comunicação / Línguas, Literaturas e Culturas | Línguas e Relações Empresariais

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra, Experiência interativa, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 30

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00

Dia 6 - Hora de início das sessões: 10:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00

Breve descrição: Antibióticos são medicamentos que combatem infeções causadas por bactérias e a resistência aos antibióticos surge quando estes microrganismos conseguem sobreviver ao tratamento. Diversos antibióticos são produzidos de forma natural por fungos e bactérias e durante milhares de anos as bactérias expostas a estes agentes antimicrobianos desenvolveram mecanismos de resistência que lhes permitiram sobreviver. Contudo, desde a descoberta da penicilina em 1940, o uso exponencial dos antibióticos na medicina humana, veterinária e agricultura tem causado a uma pressão seletiva sobre as bactérias fazendo aumentar o número de estirpes resistentes aos antibióticos. Hoje existem superbactérias que são resistentes a todos os antibióticos disponíveis, tornando se este um grave problema de saúde pública a nível mundial. Este problema agrava-se ainda com a falta de novos antibióticos, deixando-nos a enfrentar um inimigo crescente com um arsenal cada vez mais reduzido. Pretende-se com esta ação consciencializar para esta problemática e dar a conhecer as metodologias utilizadas na deteção de resistência antimicrobiana e ainda explicar os mecanismos utilizados pelas bactérias para escapar à ação dos antibióticos.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV/Ciências Veterinárias/Medicina Veterinária

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Palestra, Experiência interativa, Exposição, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00

Breve descrição: Cada aluno escolhe uma árvore localizada próximo da sua residência (árvore em arruamento, parque, jardim, …). Faz algumas fotografias da árvore, nomeadamente, com pormenores da folha, tronco, casca, flor, fruto, outros pormenores, e uma fotografia geral da árvore. As fotografias são partilhadas na ação e com o grupo, e a partir do mesmo procede-se à sua identificação e referência a algumas características dendrológicas, utilidade e outros aspetos de interesse e curiosidade.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV / Departamento Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Visita guiada, Experiência interativa, Demonstração, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:00

Breve descrição: Nas redes sociais, nos jornais e nas revistas, todos os dias temos notícias que nos falam de estatísticas, mas serão claros esses textos? As estatísticas compreendem-se? Os gráficos são acessíveis e de compreensão imediata? O que devemos procurar e como? Neste workshop vamos analisar notícias e ver quais as estatísticas envolvidas e vamos fazer um poster digital com as nossas análises! Vem descobrir a estatística nas notícias (e não só!)

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT/Departamento de Matemática

Duração prevista: 90 min

Tipologia: Workshop

Nº Máximo de participantes: 25

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 11:00 | 14:15

Dia 6 - Horário de início das sessões: 09:00 | 11:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 09:00 | 11:00

Breve descrição: - Apresentação do curso - Workshop: simulação de um telejornal - Alumni CC: intervenção de ex-alunos (jornalismo, relações públicas, assessoria, publicidade, fotografia, etc.)

Destinatários: Alunos do 10º, 11º, 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECHS/ Departamento de Letras, Artes e Comunicação

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 25

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 14:00 | 15:00

Breve descrição: Uma palestra interativa acerca da "Investigação Criminal em Medicina Veterinária". Através da apresentação de casos reais, os estudantes poderão participar de forma ativa na investigação, seguindo passo a passo a resolução de casos de crimes contra os animais.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV/Departamento de Ciências Veterinárias

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 14:30

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:00

Breve descrição: Visionamento do filme de promoção da Licenciatura em Turismo da UTAD

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECHS/ DESG / Licenciatura em Turismo

Duração prevista: 15 min

Tipologia: Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:00 | 11:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 | 16:00

Breve descrição: Nesta atividade pretendemos iniciar a audiência nos meandros da terminologia médica, com vista à compreensão do discurso dos médicos e também da iniciação ao tema para alunos que pretendem estudar medicina.

Destinatários: Alunos do 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV/DCV/MIMV

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 25

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00 | 15:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 11:00 | 16:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 11:00 | 17:00

Breve descrição: Pretendemos introduzir a audiência numa consulta/cirurgia de um cão, gato ou lagomorfo - coelho.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV/DCV/MIMV

Duração prevista: 90 min

Tipologia: Experiência interativa

Nº Máximo de participantes: 15

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 16:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 16:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 16:00

Breve descrição: A ciência está presente no quotidiano das pessoas, contribuindo para o seu bem-estar. É importante que os alunos descubram como os mais pequenos gestos da vida quotidiana se explicam por conhecimentos científicos. A Gastronomia Molecular é “a Química e a Física por trás da preparação de qualquer prato, é a exploração científica das transformações e dos fenómenos envolvidos tanto na preparação culinária como no ato de se comer.” Neste workshop serão apresentadas as formas de preparação de: Esparguete de manga, Pérolas de morango, Chupa-Chupa Gelynás e Coca-Cola flutuante, tendo como base os princípios da Gastronomia Molecular.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente/CITAB

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Experiência interativa

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 09:30 | 14:30

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00

Breve descrição: Nesta atividade vamos abordar algumas situações que podem acontecer no dia-a-dia como é o caso da perda de consciência, engasgamento e paragem cardio-respiratória, e em que uma atuação imediata e precisa poder ser fundamental para salvar vidas. serão explicadas e demonstradas técnicas como PLS, Manobra de Heimlich e SBVA. Os participantes poderão acompanhar as técnicas.

Destinatários: Alunos do 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola superior de Saúde

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Demonstração

Nº Máximo de participantes: 25

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:30 | 11:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 09:30 | 11:00

Breve descrição: Nesta palestra vamos apresentar-te a Licenciatura em Matemática Aplicada e Ciência de Dados. • Condições de ingresso • Áreas de formação • Saídas profissionais • Taxa de empregabilidade • Sucesso profissional

E, principalmente, vamos responder à questão "O que faz um matemático e cientista de dados?"

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT / Dep. Matemática / Lic. Matemática Aplicada e Ciência de Dados

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 30

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:30 | 11:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 14:00

Breve descrição: Breve explicação da fisiologia dos sentidos utilizados na avaliação sensorial de alimentos. Componente prática com prova de chocolates que devem ser adquiridos pelas escolas (chocolate branco, de leite e negro).

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECVA-DeBA /Lic. Ciência Alimentar/Engª Alimentar

Duração prevista: 90 min

Tipologia: Palestra, Demonstração

Nº Máximo de participantes: 25

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:30 | 11:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 09:30 | 11:00

Breve descrição: Jogo online sobre a gestão financeira do dia-a-dia cujo objetivo é o de encontrar soluções para os problemas que envolvem conceitos de Economia, como juros, orçamentos, taxas, saldos, etc.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT / Dep. Matemática

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Experiência interativa

Nº Máximo de participantes: 15

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:30 | 11:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 09:30 | 14:30

Breve descrição: Nesta atividade os alunos são convidados a analisar uma gota de sangue, através da realização de um esfregaço sanguíneo e respetiva coloração com corantes derivados de romanovsky. O Aluno poderá ainda assistir a uma apresentação power point onde se descrevem as principais características dos diferentes tipos de células sanguíneas e suas alterações.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV/ Departamento Ciências Veterinárias/Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Experiência interativa, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 11:28 | 12:30

Dia 7 - Horário de início das sessões: 12:30

Breve descrição: Com esta ação pretendemos mostrar um pouco do trabalho de um anatomopatologista e a sua rotina diária na luta contra o cancro nos animais domésticos e como poderão ajudar na compreensão e no estudo de tumores em humanos. Ação em que se apresentam fotografias de animais com tumores e o seu diagnóstico histopatológico.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV/ Departamento Ciências Veterinárias/Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 25

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 14:30 | 15:30

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:00

Breve descrição: Nesta atividade os alunos são convidados a analisar uma amostra de urina com realização de uma tira reativa de urina. O Aluno poderá ainda assistir a uma apresentação power point onde se descrevem as principais características das alterações encontradas e seu significado clínico.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV/ Departamento Ciências Veterinárias/ Medicina Veterinária

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Experiência interativa, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 25

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:29 | 15:30

Dia 7 - Horário de início das sessões: 14:30 | 15:30

Breve descrição: O participante é convidado a fazer uma viagem virtual por Portugal Continental e Ilhas e conhecer as raças portuguesas, com destaque para as raças de cães, cavalos, aves, bovinos e ovinos. Por que razão existem tantas raças de animais? De onde vieram e como cá chegaram? Quais são as diferenças que existem entre as raças?

Destinatários: Alunos do 10,11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciência Agrárias e Veterinárias/Zootecnia/Licenciatura em Engenharia Zootécnica

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 30

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:30 | 15:30

Dia 6 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 14:00 | 15:00

Breve descrição: Procura-se sensibilizar e informar os participantes sobre a correta utilização dos recursos hídricos, quer ao nível da utilização da água potável quer percebendo os aspetos fundamentais do tratamento de efluentes. Consiste na sensibilização prévia, onde os alunos se familiarizarão com os objetivos e técnicas do tratamento de efluentes, e terminará com uma vista virtual a uma ETAR, onde se observação na prática os aspetos abordados.

Destinatários: Alunos do 10,11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciência Agrárias e Veterinárias/Departamento de Agronomia

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Visita guiada, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 25

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 11:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 11:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:30

Breve descrição: Quando chegam ao superior os estudantes querem, cada vez mais, cursos que lhes abram um leque alargado de possibilidades futuras. Ofertas como Bioengenharia, das universidades do Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com uma forte base de Física, Biologia e Matemática, são exemplos de formações que procuram dar resposta a esses anseios (Tavares, 2018, in Diário de Notícias). A Bioengenharia, que consiste na integração das Ciências da Vida com a Engenharia, tem vindo a afirmar-se como uma área de uma grande revolução científica e tecnológica no presente século. O curso de Licenciatura em Bioengenharia constitui uma oferta educativa de 1º ciclo, que visa a formação de diplomados que sejam capazes de abarcar os aspetos científicos, tecnológicos e socioeconómicos inerentes a esta área emergente. Em paralelo, procura-se que as matérias versadas e o modo como são lecionadas satisfaçam as exigências do tecido empresarial público e privado, tanto no domínio industrial como de consultadoria, podendo igualmente ser dirigidas para atividades de investigação ou laboratoriais. Durante esta atividade poderás tirar todas as dúvidas sobre a Bioengenharia na UTAD. Terás oportunidade de falar com a direção de curso, com estudantes de Bioengenharia, com o núcleo de estudantes e com antigos alunos. Estamos à tua disposição!

Destinatários: Alunos do 10,11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola das Ciências da Vida e do Ambiente/ Departamento de Biologia e Ambiente/ Bioengenharia

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 15:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 15:00

Breve descrição: Visita guiada aos diferentes espaços desportivos, laboratórios. Utilização de vídeos, depoimentos, entrevista a alunos, docentes e ex. alunos.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECVA/ DCDES/ Ciências do Desporto e Reabilitação Psicomotora

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Visita guiada, Demonstração, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 11:00 |15:00

Breve descrição: Reflexão e discussão sobre a contaminação fúngica na areia das praias e impacto potencial na saúde humana: infeções dérmicas, alergias respiratórias, e riscos de infeção em indivíduos imunocomprometidos

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências da Vida e Ambiente/Departamento de Biologia e do Ambiente

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Experiência interativa, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:05 |10:05

Breve descrição: Nesta comunicação/palestra/ação pretendo alertar os alunos para os erros mais comuns cometidos em provas e exames de matemática. Os alunos serão incentivados a participar na deteção de gralhas e gafes através dos exemplos apresentados.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT / Departamento de Matemática

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 11:00 | 14:00

Breve descrição: Engenheira Biomédica: Identificada como sendo uma das mais promissoras e com mais emprego do futuro, dadas as preocupações constantes em relação às áreas de saúde. Os avanços científicos e inovadores multiplicam-se a um ritmo frenético numa sociedade cada vez mais consciente e desejosa de soluções para os problemas de saúde. A exigência de uma constante atualização dos meios de diagnóstico clínico impõe-se por forma a dar resposta às exigências do mundo atual. Nesta palestra será apresentada a Engenharia Biomédica na UTAD, bem como as principais áreas de atuação.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 15:00

Breve descrição: O olho humano pode ver objetos da ordem de 0,1 milímetros, enquanto o microscópio de luz pode resolver objetos na ordem de 0,2 micrómetros (200 nanómetros) com uma ampliação de 1000x. O microscópio eletrónico de transmissão pode resolver objetos na ordem de 0,1 nanómetros (10 Angstrom).

- Nota que o diâmetro de um átomo de hidrogênio está na ordem de 1 Angstrom

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV / DCV

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Experiência interativa, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:30 | 16:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00 | 14:30

Breve descrição: A ação baseia-se em apresentação multimédia e período de perguntas/respostas. A vinha - A uva - A adega - O vinho - Outros produtos - Qualidade - Ambiente - Saúde – Mercados - Consumidor

Plano de estudos do curso de Enologia

Apresentação de um pequeno exercício de análise sensorial que pode ser desenvolvido em casa por cada um dos participantes

Perguntas e respostas.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV / Departamento de Agronomia/ Curso de Enologia

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 08:30 | 09:45

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:30 | 11:15

Dia 7 - Horário de início das sessões: 08:30 | 09:15

Breve descrição: Apresentação da Licenciatura em Economia na UTAD; testemunhos de alunos.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECHS / DESG / Economia

Duração prevista: 15 min

Tipologia: Vídeo e espaço para perguntas e respostas

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 15:00

Breve descrição: Com esta atividade pretende-se dar a conhecer a Engenharia Zootécnica e o seu papel fundamental na produção de animais e de alimentos de origem animal, tão fundamentais à alimentação humana. Atualmente, é absolutamente fundamental obter conhecimento real, com fortes bases científicas, que desmistifique e desmascare uma grande quantidade de informação difundida erradamente pela sociedade.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias/Departamento de Zootecnia/Engenharia Zootécnica

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00 | 10:45

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00 | 10:45

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00 | 10:45

Breve descrição: A ciência dos Materiais é uma disciplina essencial para os alunos interessados na área das Ciências e Tecnologias. Nesta ação, e após uma breve introdução aos vários tipos de materiais utilizados pelo Homem, os alunos aprenderão a prepará-los para observação ao microscópio. Por fim analisarão as microestruturas como chapa de aço, cobre, latão, zinco, osso ou madeira, verificando como as alterações estruturais podem influenciar as propriedades mecânicas do material

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT/Engenharias/Engenharia Mecânica

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Palestra, Visita guiada, Exposição

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:30 | 15:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 14:30 | 15:00

Breve descrição: Demonstrar a transversalidade da Engenharia Electrotécnica e de Computadores nos vários sectores produtivos, nomeadamente o papel que tem no conceito da Agricultura inteligente - a Agricultura 4.0 - Incorporando tecnologias digitais de processamento de dados, sensores, produção de energia, comunicação de dados, inteligência artificial, big data, sistemas cloud, entre outros.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT/Departamento de Engenharias/Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:00 | 14:45

Breve descrição: Esta ação visa a identificação das diferentes partes e explicação do modo de funcionamento de um motor a gasolina. A ação inicia-se com uma breve explicação do funcionamento do motor e identificação das partes visíveis pelo exterior do motor a gasolina. A partir deste momento, o motor vai sendo desmontado, permitindo a identificação das partes que constituem o interior do motor e ao mesmo tempo será justificada a função da respetiva parte. Finalizada a desmontagem total do motor, o mesmo será montado.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências e Tecnologia / Departamento de Engenharias / Engenharia Mecânica

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra, Experiência interativa, Exposição, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:00

Breve descrição: Nesta atividade pretende-se dar a conhecer o laboratório de ensaios mecânicos. Apresentando alguns ensaios típicos realizados para a identificação de propriedades dos materiais. Vão ser ensaiadas à tração amostras de fibra de carbono e de aço o comportamento do material será posteriormente comparado.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências e Tecnologia / Departamento de Engenharias / Engenharia Mecânica

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Demonstração e Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:13 | 15:18

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:13 | 15:18

Dia 7 - Horário de início das sessões: 14:16 | 16:20

Breve descrição: Pequena atividade de demonstração interativa de um sistema remoto de realização de uma experiência de ótica. Os alunos poderão interagir com o sistema de controlo da experiência realizando a experiência à distância. Se o grupo de alunos se encontrar em sala de aula recomenda-se, para um melhor aproveitamento da atividade, que o professor possa projetar a atividade enquanto os alunos, à vez, controlam a experiência.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências e Tecnologia / Departamento de Física

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Experiência interativa

Nº Máximo de participantes: 10

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 11:00

Breve descrição: Pequena atividade de demonstração interativa de um sistema remoto de realização de uma experiência de som. Os alunos poderão interagir com o sistema de controlo da experiência realizando a experiência à distância. Se o grupo de alunos se encontrar em sala de aula recomenda-se, para um melhor aproveitamento da atividade, que o professor possa projetar a atividade enquanto os alunos, à vez, controlam a experiência.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências e Tecnologia / Departamento de Física

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Experiência interativa

Nº Máximo de participantes: 10

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 16:00 | 17:00

Breve descrição: Pequena atividade de demonstração interativa de um sistema remoto de realização de uma experiência de mecânica. Os alunos poderão interagir com o sistema de controlo da experiência realizando a experiência à distância. Se o grupo de alunos se encontrar em sala de aula recomenda-se, para um melhor aproveitamento da atividade, que o professor possa projetar a atividade enquanto os alunos, à vez, controlam a experiência.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências e Tecnologia / Departamento de Física

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Experiência interativa

Nº Máximo de participantes: 10

Sessões:

Dia 7 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:00

Breve descrição: A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 veio desafiar-nos enquanto sociedade. Algumas Universidades aceitaram esse mesmo desafio, como é o caso da UTAD, que formou o Centro de Testagem COVID-19 para responder à necessidade rápida e eficiente do diagnóstico da doença na nossa comunidade. O diagnóstico molecular é realizado por técnicas de biologia molecular onde são utilizados os conhecimentos na área da genética para detetar o vírus em amostras de pacientes suspeitos. Nesta atividade iremos fazer uma "viagem" pelas várias etapas de todo o procedimento, numa visita guiada virtual, desde a chegada da amostra ao laboratório até à obtenção do diagnóstico. Aqui poderás ver todo o trabalho que está por trás do "teste" e como a genética pode ajudar a sociedade a ultrapassar uma situação que neste momento nos coloca a todos em risco.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECVA/Departamento de Genética e Biotecnologia/Genética e Biotecnologia

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Visita guiada

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00

Breve descrição: E se fosses um jovem investigador, o que gostarias mais de fazer: - Utilizar nanomateriais para combater doenças? - Estudar a utilização de corantes sintéticos no tratamento do cancro e no diagnóstico precoce de várias doenças? - Perceber por que razão as folhas de uma árvore interagem de maneira diferente com as gotas de água da chuva? - Utilizar a natureza (desde flores e plantas até às pequeninas microalgas) aliada a processos químicos, para tratar águas residuais? Vem connosco conhecer o que se faz de mais inovador na investigação do Departamento de Química!

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECVA/Departamento de Química

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Visita guiada, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:00

Breve descrição: E se fosses um jovem investigador, o que gostarias mais de fazer: - Inventar sensores químicos, ligados à Internet das Coisas, para estudar a poluição de um rio? - Perceber se o exercício físico melhora o estado antioxidante dos indivíduos com deficit cognitivo, proporcionando proteção contra a demência? - Perceber como o sol pode mudar a cor dos teus óculos? - Utilizar farinhas de bolotas e de urtiga em receitas de pão sem glúten, valorizando recursos naturais pouco aproveitados? Vem connosco conhecer o que se faz de mais inovador na investigação do Departamento de Química!

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECVA/Departamento de Química

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Visita guiada, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 14:00

Breve descrição: No início desta atividade será realizado um enquadramento teórico sobre os princípios orientadores para a alimentação saudável e sustentável, bem como, as diferentes vertentes da atuação de um Nutricionista. Será explicada a informação constante nos rótulos dos alimentos, com exemplos concretos e será dinamizada uma atividade prática de demonstração do teor de açúcar em alguns alimentos. Serão ainda abordados alguns mitos alimentares. No final, será dada a possibilidade aos participantes de colocar as suas dúvidas.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências da Vida e Ambiente / Departamento de Biologia e Ambiente / Licenciatura em ciências da nutrição

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Palestra, Demonstração

Nº Máximo de participantes: 30

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:30 |11:30

Breve descrição: Enquadramento: Aproveitando o pandemónio do dia-a-dia em que vivemos, de sol a sol e quer faça calor quer faça frio, as plantas esforçam-se por absorver o CO2 da atmosfera e sequestrá-lo nos seus diversos tecidos durante um tempo que em muitas situações ultrapassa a sua própria vida. Em contrapartida, o modo de vida do mundo contemporâneo, extraordinariamente desenvolvido e “inteligente”, tudo tem feito para não só dificultar esse sequestro, mas também para devolver à atmosfera muito do carbono que foi sequestrado desde tempos imemoriáveis. É certo que as plantas, com enorme resiliência, tentam sempre contornar todas as adversidades naturais e antropogénicas, usando estratégias incríveis, inclusivamente pela calada da noite, para retirar CO2 da atmosfera... Plano de ação: investigar como é que as plantas procedem para praticar este sequestro silencioso, em plena luz do dia. O que pretendemos saber? • Qual é o órgão da planta mais ágil para fazer esse sequestro? • Para onde vai o carbono sequestrado? • Quais são as plantas mais habilidosas? • O sequestro é mesmo de sol a sol? • Que rastos deixam as plantas no ambiente quando praticam o sequestro? • O que tem sido feito para evitar o dito sequestro? • Como apanhar as plantas em flagrante sequestro? • Há algumas espécies que usam estratagemas para fazer o sequestro pela calada da noite. A sério? • Como é que o carbono sequestrado é novamente libertado? Que efeitos tem isso nas nossas vidas? Para descobrir como tudo isto se processa, teremos que conhecer o que se sabe sobre o modus operandi das plantas e os fatores que ajudam ou atrapalham o sequestro de carbono. Posteriormente, usando instrumentos que “veem tudo”, poderemos surpreender as plantas durante essa ação. Finalmente poderemos discutir as consequências desse sequestro para a biosfera e para o nosso próprio bem-estar.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente / Departamento de Biologia e Ambiente

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 25

Sessões:

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00

Breve descrição: Como os animais se adaptam e sobrevivem aos ambientes mais extremos da Terra?

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV / Zootecnia / Zootecnia, Medicina Veterinária, Biologia

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra interativa com recurso a fotos e filmes

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:00

Breve descrição: Esta atividade consiste em fazer uma viagem pela engenharia civil na UTAD, contando para isso com a participação dos nossos alunos de Engenharia Civil que dinamizaram esta hora de conhecimento. Haverá visita guiada, experiência interativa nos nossos laboratórios de engenharia civil com demonstração e uma pequena apresentação multimédia. Vem descobrir esta aventura.

Destinatários: Alunos do 10, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências e Tecnologia/ Departamento de Engenharias/ Curso de Engenharia Civil

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Visita guiada, Experiência interativa, Demonstração, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 15:30

Breve descrição: A atividade tem por objetivo apresentar e demonstrar os princípios gerais da técnica da eletroforese, em particular a metodologia SDS-PAGE (sodium dodecyl sulphate–polyacrylamide gel electrophoresis; eletroforese em gel de poliacrilamida na presença de dodecil sulfato de sódio), e sua aplicação na separação e análise de proteínas em diversos contextos científicos.

Destinatários: Alunos do 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Departamento de genética e biotecnologia

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Demonstração

Nº Máximo de participantes: 30

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:30 | 14:30

Breve descrição: Visita virtual no Hospital veterinário da UTAD, com explicação pelo guia de cada um das valências nomeadamente: atendimento, laboratório, ecografia, raio X, Tomografia, Cirurgia de cães e gatos assim como dos cavalos, Internamento e Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS)

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV /DCV / Medicina veterinária

Duração prevista: 120 min

Tipologia: Visita guiada

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00 | 14:30

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00 | 14:30

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00 | 14:30

Breve descrição: Esta atividade irá fazer uma abordagem de várias metodologias usadas no laboratório de Genética Molecular, descrevendo exemplos práticos de aplicações. Serão demonstradas as técnicas de extração de DNA a partir de vários tipos de amostras biológicas, desde o sangue, saliva, unhas, penas, folhas, sementes, entre outros. Serão apresentadas algumas das técnicas de análise do DNA, com especial relevância para a eletroforese em gel de agarose, a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a sequenciação de DNA. Serão apresentados exemplos concretos de resultados de análise de DNA em diversas áreas, desde a genética forense, genética do cancro, genética de microrganismos, genética do desenvolvimento.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECVA/DGB/Genética e Biotecnologia

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Exposição, Demonstração

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 14:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 14:00

Breve descrição: Através das novas tecnologias irás conhecer os hábitos, preferências e estilo de vida dos teus amigos.

Destinatários: Alunos do 10º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT/Matemática

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Experiência interativa

Nº Máximo de participantes: 10

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:30 | 15:15

Breve descrição: Os participantes terão a oportunidade de observar a realização de algumas experiências com recurso a materiais de baixo custo que poderão ser facilmente reproduzidas em casa. As experiências são de caráter lúdico e envolvem princípios científicos que estão na base das engenharias. Algumas destas experiências confundem-se com truques de magia!

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT/Física/Engenharias

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Demonstração experimental

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 7 - Horário de início das sessões: 11:00

Breve descrição: Nesta sessão, irás usar uma câmara termográfica para fotografar os teus pés e mãos e saber mais sobre a distribuição da temperatura do teu corpo. As câmaras de infravermelho, também conhecidas por câmaras térmicas, captam imagens na faixa de radiações infravermelhas do espectro eletromagnético e convertem-nas para a faixa visível do espectro, permitindo a visualização da temperatura dos corpos que estão no ambiente. As câmaras termográficas começaram a ser usadas em aplicações militares, mas pouco a pouco surgiram aplicações noutras áreas como a medicina, a arqueologia, segurança, agricultura, etc.

Destinatários: Alunos do 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT/ Engenharias/ Matemática

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Demonstração

Nº Máximo de participantes: 10

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 16:30 | 17:15

Breve descrição: É apresentada uma explicação básica do mecanismo físico responsável pela sustentação criada pelas asas dos aviões. A aerodinâmica da asa, a viscosidade do ar e o efeito “Coanda” aparecem como os principais fatores geradores da sustentação

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT/Física/Engenharias

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Demonstração

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 7 - Horário de início das sessões: 15:00

Breve descrição: Esta atividade irá fazer uma abordagem utilidade da Drosophila como material biológico no estudo da Genética. Serão apresentadas aos participantes vários mutantes e técnicas de manuseamento da Drosophila. Apresentação de alguns exemplos de trabalhos de investigação em curso.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECVA/DGB/Genética e Biotecnologia

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Exposição, Demonstração

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 15:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 14:30 | 15:00

Breve descrição: Numa pandemia como a que vivemos, temos que aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos ao mesmo tempo. A autópsia é um exame fundamental que pode revelar segredos que outros testes não podem e pode até mesmo alterar as abordagens clínicas, tratamentos, vacinas, etc. Vem aprender de que forma este exame tão antigo pode fornecer novos dados sobre novas doenças pandémicas.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECAV/Departamento de Ciências Veterinárias/MIMV

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:00 |15:00

Breve descrição: Demonstração de robótica (móvel didática, social e na agricultura) desenvolvida na UTAD. Serão apresentados diversos robôs, entre os quais, o robô NAO. Aos participantes será também facultada a experiência de interagir com um pequeno robô humanoide (NAO) e de ver em ação um teste de um robô que preparado para o concurso de robótica Micromouse Portuguese Contest - que é organizado pela UTAD.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT/Departamento de Engenharias/Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Duração prevista: 30 min

Tipologia: Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:00 | 16:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:00 | 16:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:00

Breve descrição: Atividade direcionada a jovens estudantes do ensino secundário. Investigadores do projeto Europeu BRESOV (www.bresov.eu) darão palestra sobre a importância da diversidade de recursos genéticos na agricultura e nutrição humana e como a agricultura biológica pode contribuir para os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas’ para 2030, tais como: reduzir os impactos ambientais da produção de alimentos_ combater a perda de biodiversidade e melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: CITAB-UTAD

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 30

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 11:00 | 14:15

Breve descrição: Alterações teratológicas são anomalias que acontecem durante o desenvolvimento embrionário. A UTAD tem, no Laboratório de Histologia e Anatomia Patológica, alguns exemplares destas alterações em diferentes espécies animais, e alguns raros, como gémeos siameses. Nesta sessão é apresentado um filme sobre estes animais e explicam-se os problemas que apresentam.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento Ciências Veterinárias, Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 30

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 11:00 | 12:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 14:30 | 16:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:30

Breve descrição: Nesta atividade os participantes poderão conhecer detalhes sobre o desenvolvimento de jogo mobile competitivo semelhante ao popular jogo "Among Us", no qual os jogadores têm de seguir as pistas apresentadas de modo a encontrar o "impostor" em cada jogo. Consoante a resposta do utilizador ele irá receber um determinado número de pontos que serão agregados numa tabela classificativa. Todas as tarefas apresentadas surgem no âmbito de tarefas de citizen science e crowd computing, integradas em estratégias de investigação desenvolvidas no HCILab@UTAD para a descoberta de conhecimento científico usando Human-AI.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências e Tecnologia/Departamento de Engenharias/Engenharia Informática

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Experiência interativa

Nº Máximo de participantes: 30

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 15:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 15:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 15:00

Breve descrição: As mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos de um indivíduo para outro ou do ambiente para o indivíduo. Sendo a higienização das mãos fundamental e reconhecida mundialmente como uma medida importante na prevenção e controlo de infeções é fundamental dotar o individuo do conhecimento necessário para a sua correta realização. Assim propomos-mos através de informação e dinâmica de grupo fornecer aos jovens os elementos necessários para a adoção de medidas corretas na realização desta prática. Objetivos: Compreender a importância da higienização das mãos na promoção da saúde Conhecer os procedimentos necessários para uma adequada higienização das mãos

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola Superior de Saúde/ Enfermagem/ Curso de Licenciatura em Enfermagem

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Experiência interativa, Demonstração

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00 | 12:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00 | 12:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00 | 12:00

Breve descrição: Observação da fotossíntese em plantas; estudo e comparação das epidermes das folhas de algumas espécies do Jardim Botânico da UTAD; extração de pigmentos fotossintéticos de vários tipos de folhas; observação e contagem de estomas.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente/ Departamento de Biologia e Ambiente/ Biologia

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Demonstração

Nº Máximo de participantes: 15

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:30

Dia 6 - Horário de início das sessões: 14:30 | 15:15

Breve descrição: A cultura in vitro vegetal, sobretudo a micropropagação, constitui uma ferramenta importante de suporte à produção agrícola e à produção de alimentos. Nos últimos anos, em resultado da perda de produtividade dos sistemas convencionais, agravada pelo impacto das alterações climáticas e pelos danos ambientais provocados pela aplicação quase indiscriminada de fertilizantes e pesticidas, tem-se diversificado a procura de soluções que possam conduzir a uma agricultura sustentável, com capacidade para fazer face às necessidades da população mundial. A micropropagação surge, assim, como uma das ferramentas capazes de contribuir de alcançar este desígnio, nomeadamente na produção massiva de propágulos para a agricultura em solo, em hidroponia e vertical. Se queres ver como se estabelece e multiplica uma planta in vitro, junta-te a nós nesta breve viagem ao laboratório, que te permitirá também conhecer muitas das aplicações e potencialidades da micropropagação.

Destinatários: Alunos do 10º e 11º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola das Ciências da Vida e do Ambiente / Departamento de Genética e Biotecnologia/ Genética e Biotecnologia

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Experiência interativa, Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 100

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:30

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00

Breve descrição: As Fibras Óticas são a base das telecomunicações atuais. Nesta palestra serão discutidos os princípios físicos do funcionamento de uma fibra ótica e apresentadas algumas das suas aplicações.

Destinatários: Alunos do 10,11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECT - Departamento de Física

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:30 | 14:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:30

Dia 7 - Horário de início das sessões: 09:00 | 10:30

Breve descrição: O stresse implica um desequilíbrio no organismo, provocado por um agente externo ou interno, como por exemplo as emoções ou situações anormais do quotidiano. Quando se dá esta instabilidade, o organismo, de modo a regular as suas funções, quer a nível fisiológico quer psicologicamente, esforça-se por dar uma resposta favorável, produzindo uma sensação subjetiva de tensão que acaba por afetar o estado emocional. Deste modo, as técnicas de relaxamento e as estratégias de coping surgem como modo de minimizar as alterações provocadas pelo stresse. Objetivos: Identificar os fatores geradores de stresse e vulnerabilidade do ser humano; Refletir sobre situações geradoras de stresse associadas à Pandemia do Coronavírus (Covid 19); Partilhar o conhecimento acerca das estratégias de coping (gestão de tempo e relaxamento) e o seu contributo na resolução do stresse e na melhoria da saúde mental.

Destinatários: Alunos do 10,11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola Superior de Saúde/ Curso de Licenciatura em Enfermagem

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Workshop

Nº Máximo de participantes: 15

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 14:00 | 16:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 14:00 | 16:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 14:00

Breve descrição: Apresentação do curso (objetivos, saídas profissionais, plano de estudos, provas de acesso) Partilha de experiências dos alunos de Gestão.

Destinatários: Alunos do 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: ECHS/DESG/Gestão

Duração prevista: 60 min

Tipologia: Palestra

Nº Máximo de participantes: 50

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:30

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00 | 11:30

Breve descrição: Conhecer e refletir sobre os desafios que a fileira da castanha enfrenta: pragas, doenças e podridões (como a podridão castanha), provocadas por fungos, assim como a redução de peso que as castanhas sofrem no pós-colheita causando perda de valor. Conhecer o valor nutritivo da castanha - um fruto rico em importantes minerais, vitaminas e hidratos de carbono e a necessidade de desenvolver produtos inovadores a partir da castanha.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências da Vida e Ambiente/Departamento de Biologia e do Ambiente

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 20

Sessões:

Dia 6 - Horário de início das sessões: 11:00 | 12:00

Breve descrição: No início desta atividade será realizado um pequeno enquadramento teórico sobre os princípios da avaliação da composição corporal, sobre os equipamentos de antropometria (balança, estadiómetro, fita métrica, lipocalibrador e balança de bioimpedância) e a importância de manter um estado nutricional saudável. Componente prática: os participantes irão calcular o seu índice de massa corporal e fazer a avaliação do estado nutricional.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente / Departamento de Biologia e Ambiente

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Teórico-prática

Nº Máximo de participantes: 40

Sessões:

Dia 7 - Horário de início das sessões: 09:00 | 12:00

Breve descrição: Inicialmente teremos uma breve apresentação, em formato PowerPoint, das unidades curriculares da licenciatura e das suas saídas. Em seguida apresentaremos um vídeo que retrará um dia na vida de um estudante da UTAD, onde mostraremos um pouco da UTAD, em especial a ECVA, e onde teremos breves mensagens de docentes do curso e testemunhos de antigos e atuais alunos da licenciatura em Biologia. No final teremos uns minutos para todas as questões que os participantes possam ter.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente / Departamento de Biologia e Ambiente/ Licenciatura em Biologia

Duração prevista: 45 min

Tipologia: Teórico-prática

Nº Máximo de participantes: 75

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 10:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 10:00

Breve descrição: Sensibilizar o público alvo sobre a importância da agricultura para a subsistência e segurança alimentar do ser humano, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial. Pretende-se ainda sensibilizar para a relevância da agricultura na preservação e conservação ambiental, destacando escolhas agrícolas sustentáveis, baseadas em modelos que priorizem a cooperação e o compromisso das sociedades na consecução de estratégias benéficas às gerações futuras. Compete à Engenharia Agronómica formar profissionais com formação superior que lhes permita aplicar, através de metodologia científica e técnica, adquirida quer através da formação base da Engenharia quer da formação nas disciplinas da especialidade, modelos relativos à produção e/ ou à transformação dos produtos vegetais que assentem nos princípios acima elencados. O estudo em Engenharia Agronómica na UTAD garante esta formação. Vem conhecer o Curso!

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Escola/ Departamento/Curso: Escola de Ciências Agrárias /Departamento de Agronomia/ 1º Ciclo de Eng. Agronómica

Duração prevista: 40 min

Tipologia: Exposição e apresentação multimédia

Nº Máximo de participantes: 40

Sessões:

Dia 5 - Horário de início das sessões: 10:00

Dia 6 - Horário de início das sessões: 15:00

Dia 7 - Horário de início das sessões: 15:00