3º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde

6 de Março @ 08:00 - 22 de Maio @ 17:00

APRESENTAÇÃO

Nas últimas décadas têm vindo a desenvolver-se um conceito de Saúde mais amplo, integrando a saúde comunitária e a saúde pública, procura-se fazer tomar consciência do que para além do sentimento de “bem estar”, de poder fazer a sua vida, de viver com prazer, existe uma outra realidade a que se deve dar atenção. Realidade que se relaciona com a forma de viver, ao nível do desenvolvimento de competências e estilos de vida que promovam comportamentos saudáveis.

Neste sentido o 3º- Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde visa contribuir para a reflexão sobre várias temáticas transversais por forma a criar boas condições ao desenvolvimento de uma cidadania organizada.

DESTINATÁRIOS

– alunos do ensino básico e secundário

– alunos da utad

– professores do ensino básico e secundário

– professores da utad e de outras instituições

– outros profissionais

– público em geral

– Discutir, numa perspetiva atual e critica temas de Educação para a Saúde

– Construir uma visão integradora e interdisciplinar da Educação para a Saúde

– Adotar estilos de vida saudáveis.

RESPONSÁVEIS PELO SIMPÓSIO

Prof. Isilda Teixeira e Prof. Ana Claúdia Coelho

COMISSÃO OIGANIZADORA

Prof. Isilda Teixeira e Prof. Ana Claúdia Coelho

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

PROGRAMA

6 de marçoEducação para a Saúde na Escola – Isilda Rodrigues – UTAD (11:00-12.30h, Complexo Pedagógico, sala 0.08)

13 de marçoSuporte Básico de Vida – António Correia -CHTMAD (14:00-15.30h, Complexo Pedagógico, Auditório 1.11)

20 de marçoAlimentação da Criança e transtornos alimentares – Óscar Cerqueira ARS, (11:00-12.30h, Complexo Pedagógico, sala 0.08)

27 de marçoRiscos físicos – regras de segurança, sinalética e equipamento de proteção – Marco Naia – UTAD (11:00-12.30h, Complexo Pedagógico, sala 0.08)

3 de abrilO impacto do vinculo humano-animal na saúde humana – Felisbina Queiroga- UTAD (14:00-15.30h, Complexo Pedagógico, Auditório 1.11)

10 de abrilZoonoses – interação- homem – animal – ambiente – Ana Cláudia Coelho
UTAD (14:00-15.30h, Complexo Pedagógico, Auditório 1.11)

8 de maioDepressão e ansiedade – Jose Carlos Gomes da Costa, UTAD (11:00-12.30h, Complexo Pedagógico, sala 0.08)

15 de maioSaúde Ocupacional – Conceição Rainho e Ana Claudia Coelho, UTAD (11:00-12.30h, Complexo Pedagógico, sala 0.08)

22 de maioEstilos de Vida Saudáveis – Isabel Barroso e Cristina Antunes, UTAD (11:00-12.30h, Complexo Pedagógico, sala 0.08)

Nota: Os partipantes para obterem um certificado final do plano “3º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde” devem garantir uma presença pelo menos em 6 Seminários dos 9.

DURAÇÃO

13:30 horas

CARTAZ

EMOLUMENTO

Nota: Para os alunos do ensino básico e secundário o plano é gratuito.

LOCAL

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Complexo Pedagógico, Sala 0.08 e Auditório 1.11

Inscrições

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

6 de Março @ 08:00
22 de Maio @ 17:00