Logo: UTAD

_UTAD potencia relação com empresas em Conferência Internacional

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e do Centro de Química de Vila Real (CQVR), está a intensificar as redes de contactos com as empresas presentes na Conferência Internacional de Tecnologia Agroalimentar e Inovação & Brokerage, promovida pela PortugalFoods.
“É uma aposta clara na aproximação entre a Ciência e a Investigação e o tecido empresarial, cada vez mais prioritário para todos os intervenientes”, afirma o Pró-Reitor da UTAD, Alberto Baptista, um dos representantes da instituição na conferência.
A iniciativa tem como objetivo potenciar a criação de parcerias científicas e tecnológicas, através da partilha de experiências e de casos de sucesso e de reuniões bilaterais entre a indústria e as instituições de ensino superior (Brokerage).
A UTAD reuniu com quatro empresas do setor agroalimentar que procuram reforçar a competitividade e a obtenção de respostas científicas para problema específicos, como a otimização de processos de produção ou a valorização de resíduos.
Nesta primeira abordagem, os representantes da UTAD, o Pró-Reitor Alberto Baptista e o investigador do CITAB, (pólo AgroBioPlant, Universidade do Minho,) Alberto Dias, apresentaram algumas respostas às dificuldades apresentadas pelos empresários, nomeadamente graças à experiência dos centros de investigação da UTAD adquirida em dezenas de anos de gestão e de investigação em projetos científicos nacionais e internacionais.
“Os primeiros contactos corresponderam às nossas expectativas e às dos empresários”, garante o Pró-Reitor da Universidade. “Vamos agilizar toda a troca de informação e conhecimento entre os nossos docentes e investigadores, num quadro altamente especializado e multidisciplinar, de modo a apresentarmos as soluções mais adequadas às necessidades das empresas que nos procuram”, acrescenta Alberto Baptista.
A Conferência Internacional de Tecnologia Agroalimentar e Inovação & Brokerage decorreu nos dias 24 e 25 de outubro, na TecMaia, na Maia, e contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre representantes de empresas e instituições de ensino.
O evento foi organizado pela PortugalFoods, uma associação de empresas do setor agroalimentar, universidades e outras entidades, que tem como missão reforçar a competitividade da indústria, promovendo a inovação e a internacionalização do tecido empresarial português.