AULA ABERTA

No âmbito do Grupo de Missão Cultura da UTAD, e partindo do tema de trabalho deste ano – "Mulheres e outras margens" -, vai realizar-se, ao longo do ano de 2016, o projecto Aula Aberta
Este projecto tem como objectivo convidar diferentes especialistas, de acordo com as áreas de conhecimento existentes na UTAD (pelo menos uma aula por Escola), solicitando-lhes uma Aula Aberta sobre a temática em questão. 
A intervenção do convidado terá lugar na aula do colega que tiver manifestado disponibilidade para ceder o seu tempo lectivo. Idealmente, o tema a tratar “Mulheres e outras margens” será abordado, por exemplo, em aulas de Antroplogia, Biologia, Economia, Física, Matemática…. 
As linhas orientadoras deste projecto Grupo de Missão Cultura da UTAD são:
O tema deste ano celebra a diversidade, a diferença, a identidade e o direito às escolhas e soluções pessoais. Se pensarmos nas sociedades como colectivos heterogéneos feitos de hegemonias e centros construídos (com menor ou maior violência simbólica ou física) que tentam impor norma e uniformização, então teremos de reconhecer que as margens se definem como movimentos ou soluções contra-hegemónicas nas quais situamos todos os outros ‘Outros’. E, na verdade, todos vivemos em margens relativas. É uma questão de perspectiva, relacional, dialógica e dialética que não pode tornar como absoluto aquele que não sou eu. Somos relacionalmente e, como tal, somos sempre ‘outros’ de alguém. O conceito de margem pretende explorar posições sociais silenciadas, formas de vida invisibilizadas por auto ou hetero-exclusão. Sofrimento, silêncio, dominação, humilhação, dor, prisão, isolamento mas também olhares diferenciados, territórios esquecidos, formas de vida ignoradas, experiências negligenciadas. Se o sexo define uma das mais estruturantes divisões sociais de que temos conhecimento, a verdade é que muitas outras periferias existenciais, experienciais, sensoriais e cognitivas coexistem neste (nosso) Mundo Desigual. Por isso, é de vida, é de nós todos, que falamos uma vez mais este ano!
A AULA ABERTA decorrerá no horário de uma das Unidades Curriculares leccionadas na UTAD, e, sendo embora dirigida particularmente aos estudantes, toda a academia é convidada a assistir.

PROGRAMAÇÃO:

23 FEVEREIRO 2016

AULAA(s) protagonista(s) do documentário

Convidada: Cláudia Alves, realizadora de cinema

Hora: 11H00

Local: Anfiteatro 1.10 | Edifício ECHS – Pólo I | UTAD

Unidade Curricular: Imagem, Som e Narrativa Audiovisual, da Licenciatura em Ciências da Comunicação.


04 ABRIL 2016

AULAMulheres, Agroecologia, Família e Outras Margens

Convidada: Isabel Mourão

Hora: 18H00 – 20H00

Local: Auditório do Pedrinhas | UTAD

Unidade Curricular: Agroecologiae Sistemas Agrícolas, da Licenciatura em Engenharia Agronómica.

07ABRIL 2016
AULA: Empowerment Económico da Mulher


Hora: 11H00

Local: Anfiteatro B0.01 | Edifício Complexo Laboratorial | UTAD

Unidade Curricular: Macroeconomia, da Licenciatura em Economia..