Dia do Carbono – Plantar 118 Árvores!

A Comissão Organizadora do Ano Internacional da Tabela Periódica, do Departamento de Química da UTAD, vem divulgar um evento que terá lugar no próximo dia 21 de março, quinta-feira:

Dia do Carbono – Plantar 118 Árvores!

“A Celebração do Ano Internacional da Tabela Periódica vai sair para a rua no Dia do Carbono, 21 de Março (Dia Internacional das Florestas). Mantendo a tónica da sustentabilidade das celebrações internacionais destacamos, neste Dia do Carbono, o papel fundamental das árvores na fixação do Carbono (CO2 atmosférico). Esta iniciativa visa alertar a comunidade, em especial os jovens, para a influência da vegetação na diminuição da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Celebramos, simultaneamente, a Química e a importância da Sustentabilidade no equilíbrio do nosso planeta!”

Agenda

Assim, pelas 10 h, será plantado no Campus da UTAD, na coleção das Fagáceas, um Quercus phillyreoides, planta gentilmente oferecida pela Rupestris.

À tarde, entre as 14h30 e as 18 h, 25 alunos da Escola Secundária Morgado de Mateus, 28 alunos da Escola Secundária de S. Pedro e vários alunos da Licenciatura em Bioquímica, acompanhados pelos respetivos professores, vão deslocar-se a Benagouro (a 15 km de Vila Real) para participarem na plantação de 118 árvores num terreno da Câmara Municipal e já preparado para a plantação.

Gostaríamos de lançar o desafio a todos os funcionários (docentes e não-docentes), bolseiros e alunos da UTAD para que se juntem a nós nesta iniciativa! 

Os alunos do Ensino Secundário serão transportados em autocarro, mas os restantes elementos (funcionários, bolseiros, alunos da UTAD, …) que queiram juntar-se a nós terão de deslocar-se em viatura própria, partilhando o transporte. O local de encontro será junto à Escola Secundária Morgado de Mateus, às 14h45, de onde partiremos todos.

A Comissão Organizadora do Ano Internacional da Tabela Periódica (AITP)