1

Cinanima nas Universidades 2023

O CINANIMA, todos os anos, no mês de outubro, desde 2014, alcança mais de uma dezena de parceiros académicos portugueses, cobrindo todo o território nacional, levando uma mostra do melhor do cinema de animação de autor mundial.
Esta iniciativa ocorreu primeiramente na Universidade do Porto, e foi-se estendendo, ano após ano, a tantas outras instituições do ensino superior em Portugal, de que são exemplo a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, as Universidades de Aveiro e de Coimbra (2016), as Universidades da Beira Interior e do Algarve (2017), a Escola das Artes da Universidade Católica e a Universidade da Madeira (2018), as Universidades do Minho e dos Açores em 2019.
No ano de 2021 foi a vez da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) aceitarem o nosso convite.
No ano de 2022 integraram a iniciativa os Institutos Politécnicos de Portalegre, Guarda e Bragança.

Para além do programa Premiados, da Edição de 2022 do CINANIMA, poderão ser vistos os Programas de curtas oriundos de duas grandes escolas superiores de arte europeias: a KASK, em Ghent, na Bélgica, e a HKU, em Utrecht, nos Países Baixos. Ao todo, a iniciativa conta com a exibição de 32 curtas-metragens, num total de 50 sessões de cinema de animação.

 

Programa aqui