Comunicação e liderança nas instituições de intervenção social

1 de Julho de 2016 - 9 de Julho de 2016

Foto: Comunicação e liderança nas instituições de intervenção social
Este curso resulta de uma parceria entre a GFORM/UTAD e o projeto INTERVIR, com esta parceria pretende-se concretizar uma resposta formativa direcionada para os dirigentes das organizações de intervenção social do distrito de Vila Real, que permita aos participantes adquirir e utilizar conhecimentos e técnicas de Programação Neurolinguística. Melhorar a auto-estima, a segurança e o bem-estar pessoal. Promover a qualidade nos relacionamentos interpessoais e competências de liderança em contexto organizacional específico. Desenvolver habilidades avançadas de comunicação com resultados concretos nos processos de trabalho em equipa.
Dotar os participantes de ferramentas que lhes permitam utilizar conhecimentos e técnicas de Programação Neurolinguística.
Melhorar a autoestima, a segurança e o bem-estar pessoal. Promover a qualidade nos relacionamentos interpessoais e competências de liderança em contexto organizacional específico. Desenvolver habilidades avançadas de comunicação com resultados concretos nos processos de trabalho em equipa.

Público alvo:
Dirigentes de IPSS´s, associações, misericórdias, fundações, cooperativas, mutualidades, diretores técnicos, diretores pedagógicos, responsáveis de equipas, psicólogos, professores, educadores, outros licenciados e técnicos das áreas de intervenção social.
FORMADORES
RENATA ALVES – Diretora da Comunidade Terapêutica Vida e Paz – Fátima
Practitioner em PNL com certificado internacional reconhecido pela ABNLP (The American Board of Neuro-Linguistic Programming). Licenciatura em Psicologia Clínica e de Aconselhamento. Pós-Graduações em Consulta Psicológica e Psicoterapia e em Economia Social. Doutoranda “ A doença: a sua dimensão pessoal e condicionantes sócio – culturais”.
Prática em Clínica Privada: Psicologia Clínica e Coach.
VÁLTER SILVA PEREIRA – Gestor de empresas e dirigente de organizações da economia social
Practitioner em PNL com certificado internacional reconhecido pela ABNLP (The American Board of Neuro-Linguistic Programming). Licenciatura em Relações Humanas e Comunicação no Trabalho, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. Formação Pós-Graduada em Gestão de Conflitos pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa e em Economia Social pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Formador na área comportamental.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Estrutura subjetiva para a formulação de objetivos;
• Os princípios e pressupostos da PNL;
• Modelo da Comunicação – relação pensamento, estado, fisiologia;
• Níveis neurológicos – o processamento das informações;
• Sistemas de representação – como comunicam as pessoas;
• Rapport ou relação de empatia – melhorar a relação connosco e com os outros
Relações de confiança e reciprocidade;
• Ancoragem – aceder a recursos positivos e potencialidades;
• Crenças e valores;
• Missão, objetivos e cultura no comportamento organizacional;
• O funcionamento de uma equipa – papéis, funções, interações;
• A organização de uma equipa – definir objetivos, estabelecer confiança, dar apoio
Maximizar o desempenho;
• A motivação – estabelecer metas, formar e avaliar;
• Fases de desenvolvimento de uma equipa;
• Inquérito Apreciativo – breve introdução;
• Liderança coach – a arte de gerir pessoas;
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada ao longo da formação através de trabalhos de grupo e exercícios práticos.
DURAÇÃO
DATAS/ HORÁRIO
3 sessões de 8 horas
01, 02 e 09 de julho.
NÚMERUS CLAUSUS
Vagas previstas
Nº mínimo:17
Nº máximo:20
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Edifício das Pedrinhas, sala 30.
REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento da ficha de inscrição (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:
Cópia do documento de identificação civil;
Cópia do documento de identificação fiscal;
Comprovativo de pagamento do valor de emolumento (ex: talão de transferência bancária).
Por uma das seguintes formas:
Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
Por e-mail – xazevedo@utad.pt;
Só serão consideradas as inscrições com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.
O pagamento pode ser efetuado por:
Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Transferência Bancária – IBAN PT50 0007 0000 028370002262 3
Após a fase de inscrições os candidatos serão contactados.
Para o esclarecimento de qualquer dúvida poderá contactar o Gabinete de Formação (Gform) através do e-mail xazevedo@utad.pt

]]>

1 de Julho de 2016