Conversas Nortear

22 de Maio de 2018 @ 14:00 - 17:00

«Conversas Nortear» juntam João Paulo Mésseder e Paula Carballeira

22 maio 2018 | 14h00 | Auditório da UTAD

Os escritores João Paulo Mésseder e Paula Carballeira vão participar, no próximo dia 22 de maio, pelas 14h00, na 7ª edição da iniciativa «Conversas Nortear», a realizar no Auditório da UTAD, em Vila Real.

O encontro será moderado por Levi Leonido Fernandes da Silva, Diretor da Revista Europeia de Estudos Artísticos e Professor da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

As «Conversas Nortear» são uma iniciativa conjunta da Direção Regional de Cultura do Norte, da Xunta da Galicia e do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Euroregião Galicia-Norte de Portugal, no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre as três entidades.

Estas conversas têm como objetivo promover o conhecimento e a circulação de diferentes expressões culturais existentes nos territórios envolvidos, a partir de dinâmicas e redes de colaboração capazes entre as duas regiões.

Sobre os autores convidados

Paula Carballeira é autora de literatura infantil e juvenil. Profissional do teatro e da narração oral desde 1994. Foi convidada dos principais festivais de narração oral nacionais e internacionais (Espanha, Portugal, Polonia, Brasil, Chile, Equador, Perú, Colômbia, Cabo Verde…) como contadora de histórias e como professora de técnicas de narração oral. Trabalhou em diferentes produtoras de televisão e realiza também trabalhos como atriz ou encenadora.

João Paulo Mésseder é o nome literário do escritor, investigador, crítico e professor do ensino superior José António Gomes. É autor de obras literárias para o público adulto e de diversos livros para a infância e a juventude. Prémio Autores (Literatura para a Infância) da SPA, em 2017 (pelo livro De Umas Coisas Nascem Outras, Caminho); Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, em 2014 (por Pequeno Livro das Coisas, Caminho); Prémio M.ª Amália Vaz de Carvalho de Poesia, em 1999 (pelo livro Fissura, Caminho); Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis, da Kalandraka e da Junta da Galiza, em 2008 (por Trocar as Voltas ao Tempo, Edições Eterogémeas, em co-autoria com o ilustrador Gémeo Luís – tradução para espanhol e galego com os títulos El Tiempo Vuela e O Tempo Voa).

22 de Maio de 2018
Categorias de Evento: