II Seminário Ibero Americano de História e Cultura da Alimentação

“A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito da II Edição do Seminário Ibero Americano de História e Cultura da Alimentação, pretendem publicar um livro sobre história e cultura associados ao consumo humano de sal. Este livro tem os seguintes objetivos:

  • Estimular o reconhecimento da história e cultura na complexidade dos hábitos alimentares;
  • Promover a discussão sobre o consumo excessivo de sal nas comunidades e população; e
  • Divulgar exemplos de boas práticas para a promoção de uma alimentação mais saudável em relação ao teor de sal.

Por conseguinte, procuramos reunir trabalhos que abordem:

  • O valor simbólico e cultural do sal na alimentação;
  • O consumo de sal no ciclo de vida e particularidades de consumo em grupos da comunidade;
  • Propostas de soluções para auxiliar a adequação do consumo de sal.

 

A publicação terá o formato de e-Book, com ISBN eletrónico, e incluirá todos os artigos aceites de acordo com os critérios de qualidade estabelecidos e avaliados pela Comissão Científica. Não existem custos de publicação para os autores.

 

Para contribuir, o primeiro passo é preencher o formulário, que pode ser acedido através do seguinte LINK:https://forms.gle/HtTzRM4ahPG22MZY7 (disponível em espanhol e português), submetendo um resumo de 150 palavras até dia 1 de julho 2021. O cronograma completo da publicação pode ser consultado no folheto em anexo, e culminará no evento do II Seminário Ibero Americano de História e Cultura da Alimentação, este ano com o tema “Consumo Humano de Sal: da história à construção de equilíbrios” (24 novembro 2021).

 

Aguardamos os vossos contributos.