Desenvolvimento Sustentável do Território Douro e Trás-os-Montes

23 de Setembro de 2016 - 24 de Setembro de 2016

Nos dias 23 e 24 de setembro decorrerá o congresso subordinado ao tema “Desenvolvimento Sustentável do Território – Douro e Trás-os-Montes”. Este congresso é resultado e consequência das Jornadas Cooperativas que, há dez anos, se realizam em S. João da Pesqueira e Penela da Beira.
O principal objetivo é trazer ao debate e discussão temas tão diversos como a educação e a formação, o turismo, o património e a cultura, e o cooperativismo e a sua participação no desenvolvimento sustentável do território, com a participação dos principais agentes desses sectores, e demonstrar que, com esta interação e esforço conjunto, será viável a valorização do interior do país.
O congresso abrange quatro painéis, onde serão abordados temas relacionados com: – “A Educação e a Formação no Desenvolvimento do Território” (Painel I); – “O Estado, as Comunidades Intermunicipais, as Autarquias e as Cooperativas no Desenvolvimento do Território” (Painel II); – “O Cooperativismo a nível Mundial, Europeu e em Portugal” (Painel III); e – “Turismo, Património e Cultura no Desenvolvimento do Território” (Painel IV).

Diversas personalidades e entidades da região constituem o painel de oradores do evento.
A organização do Congresso está a cargo da Associação Portuguesa de Management (APM) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (especificamente, do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão – DESG), contando com o apoio/parceria de diversas entidades, tais como: a Associação dos Amigos de Pereiros, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), a CASES, as Cooperativas Agrícolas de  São João da Pesqueira, Castanheiro do Sul e Penela da Beira, o ISCAP – PORTO, entre outras. Este evento serve de mote ao início do ano letivo dos cursos ancorados no DESG-UTAD.
No dia 23 de setembro, o Congresso irá decorrer no campus da UTAD (Auditório de Geociências) e, no dia 24, acontecerá em São João da Pesqueira (Museu do Vinho), seguindo-se uma viagem turístico-cultural até Lamego.
A participação no congresso é gratuita, no entanto a inscrição é obrigatória; devendo ser efetuada aqui
PROGRAMA [VER]

23 de Setembro de 2016