Banner: Dia Mundial da Árvore 2014

Dia Mundial da Árvore 2014

O Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD (CIFAP), no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore (21 de Março), vai receber 96 alunos do Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos.
As acções de educação ambiental a realizar centram-se no tema: “A alimentação das árvores e a alimentação do Homem: interligações possíveis”.  Entre outros tópicos  irá analisar-se a importância da compostagem, na reciclagem e aproveitamento de resíduos orgânicos resultantes da alimentação do Homem, para produzir alimento para as plantas; e, em contrapartida,  da quantidade de alimento que algumas das árvores florestais conseguem fornecer  ao Homem.
O dia inicía-se com um conjunto de atividades de sensibilização a decorrerem no anfitetaro do Edificio das Ciências Florestais, às 10h da manhã.
Nesta sessão teremos:
– apresentação inicial: “As florestas: um bioma a conhecer melhor”;
– teatrinho de fantoches “A árvore triste”;
– exploração do tema: “A alimentação das árvores e a alimentação do Homem: interligações possíveis”;
– acção de compostagem.
As etapas seguintes passam pela exploração do campus da UTAD, onde decorrerão atividades adaptadas a cada uma das faixas etárias, com a participação de alunos de Engenharia Florestal  assim como a plantação de uma árvore com a ajuda de alunos de Arquitetura Paisagista.
Pretende-se que os alunos percebam a importância das árvores para o Homem e que se venham a consitituir como seus guardiões. O investimento nas faixas etárias mais jovens pretende simbolizar o investimento no futuro.