Convite: Exposição alia

Exposição de escultura, desenho e pintura: See through my eyes to the light

Alia, uma criadora que expõe no mundo, decidiu, no ano das comemorações dos 40 anos do Ensino Superior em Vila Real, trazer a sua arte às origens. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro acolhe, nos espaços expositivos e no Campus, a sua arte e inspiração com a exposição de escultura, desenho e pintura: “See through my eyes to the light”. Para esta exibição a artista plástica selecionou peças marcantes do seu percurso artístico, mas também idealizou obras específicas para a UTAD. Concebeu e doou à academia uma tela notável:
“O Despertar do Universo”, uma exaltação de cores, um jogo cromático de contrastes, uma comunicação inesperada de sensações, no fundo, uma metáfora dos múltiplos saberes irradiados pela academia. Criou ainda um monumento etéreo: “To the light», para o Campus, um hino de homenagem à missão universitária baseado nos elementos essenciais do mundo ancestral.
Das suas peças escultóricas diáfanas, emergem vivências metamorfoseadas pela combinação inusitada de materiais e técnicas experimentais. Do seu traço, com diferentes e sugestivas técnicas, surgem ora composições figurativas, ora abstratas.
Na pintura, mistura materiais inabituais para transmitir através do seu olhar perscrutante o seu mundo, as suas vivências, as suas reflexões existenciais.
Em todas as obras, a artista reescreve visualmente histórias, enredos, cenários onde comunica a sua forma de encarar o mundo, a existência, sobrepondo ao seu universo pessoal o cosmos que lhe serve de mote.
A exposição de escultura, desenho e pintura “See through my eyes to the light” estará patente na UTAD de 22 de março a 9 de junho, para que a academia e os visitantes possam fruir a arte da artista plástica e ser interpelados pelas suas interpretações do mundo.