1

Exposição de Pintura Chinesa de Liu Wenting

Foto: Pintura chinesa Liu Wenting

Inauguração: 19 de novembro de 2014 |16h00 | Átrio da Biblioteca Central da UTAD
Será feita demonstração de caligrafia e pintura chinesa com a colaboração de alunos do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.
A Exposição estará patente até 15 de Dezembro de 2014.
ENTRADA LIVRE
 
 
A Pintura tradicional Chinesa a tinta-da-china
 
_ (DúHuà) é frequentemente a forma como se descreve o acto de apreciar uma pintura Chinesa, literalmente significa “ler a pintura”. De facto, ao longo do desenvolvimento da riquíssima cultura Chinesa, foi-se desenvolvendo uma forma de pintura que tem origem na necessidade de exercício e de expressão dos oficiais-administrativos ___ (ShìDàFú). Esta forma de pintura decorre da firmeza de traço adquirida para a caligrafia; assim as formas mais adequadas a estas obras são bambus, pinheiros, pedras, escarpas, templos e coisas que possam ser desenhadas com a mesma disciplina e materiais. Estes oficiais artistas, dada a sua responsabilidade ao longo da governação da China, foram sendo também considerados como responsáveis pela manutenção da moral. Não espanta portanto que considerassem que as pinturas mais perfeitas só poderiam usar o preto (tinta nanquim) em papel branco (de arroz). No seu entender a cor serviria para distrair e disfarçar erros. Nesta forma de pintura não há segunda oportunidade, tal como na sociedade chinesa quem erra “perde a face”. (adaptado de Maxwell Hearn, Departamento de Arte Asiática do The Metropolitan Museum of Art)
 
O artista:
Liu Wenting (___) – nascido em 1954 em Qingdao, província de Shandong, China. Diplomado em Arte.
Membro das: Associação de Artistas Chineses; Associação de Caligrafistas Chineses; Associação de Promoção da Cultura da Tinta da China.
Secretário-geral do Seminário de Pintura Chinesa de Qingdao.
Pintor Especial da Associação Da Tian da Republica da Coreia.
Fora da China expôs e/ou foi premiado em: Tóquio, Japão; Canadá; República da Coreia; Paderborn, Alemanha; Porto, Portugal e, agora, em Vila Real de Trás-os-Montes.
 
Página digital: http://en.qingdaoart.com/
Apresentação (pdf)