Exposição de Pintura Naturezas Vivas

Foto: Exposição de Pintura Naturezas Vivas
Abertura: 4 de novembro às 16h – Galeria – Biblioteca Central da UTAD

Nota Biográfica:

Leonor Vaz de Carvalho nasceu e estudou em Vila Real, no Liceu Camilo Castelo Branco, onde desde cedo revelou grande inclinação para as Artes. Foi-se de Vila Real para estudar Letras. Deixou alguns desenhos esquecidos. Traço elegante e rigoroso em rostos estilizados de adolescentes pop e gazelas em colinas e pradarias.
O talento para o desenho esperou os longos anos somados de uma licenciatura em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa e de uma carreira docente no Sul – mais de três décadas para regressar a Trás-os-Montes, talvez por saudades.
Sem escola nem influência que não seja a das sessões de Pintura sob a orientação do pintor João Estrócio, a sua arte flui despretensiosa e sincera nas emoções estéticas e afetivas. Diferente dos desenhos de liceu, o seu lápis percorre agora as linhas de horizontes reencontrados, e a saudade resolvida expressa-se, já não por cartas e chamadas interurbanas mas por folhas caídas em telas outonais, curvas abertas de giestas, rugas de risos e lágrimas de rostos de carne e de pedra.  De pedra, mesmo pedra, refez uma casa antiga, ao cimo de uma chousa, como um quadro vivo, em Cerva, aonde chegam as coifas de todas as raízes com que pinta.
Paulo Vaz de Carvalho
Exposições realizadas:
OLHARES SOBRE O ALVÃO – Espaço Traga-Mundos, Vila Real (individual)
OLHARES SOBRE O ALVÃO – Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar (individual)
DIVERGÊNCIAS – Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena (coletiva)
DIVERGÊNCIAS – Delegação da Ordem dos Médicos, Vila Real (coletiva)
DIÁLOGOS – Biblioteca Central da UTAD (Grupo Tragartes)
TRILHOS D´ARTE – Casa da Torre, Cerva, Ribeira de Pena (coletiva)
DIÁLOGOS II – Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva (coletiva)
MULHERES – Quinta do Paço, Vila Real (individual)

4 de Novembro de 2014
30 de Novembro de 2014