1

Ferramentas tecnológicas de apoio ao ensino: Moodle e Panopto

Cartaz: curso moodle
APRESENTAÇÃO
A presente proposta de formação prevê o conhecimento da plataforma Moodle e da ferramenta Panopto por docentes do ensino superior, com vista à demonstração das funcionalidades e possibilidades oferecidas por esta para uso em contexto pedagógico.
A formação é de carácter introdutório e exploratório e visa a aquisição de competências técnicas para conceção, criação e gestão de um curso/disciplina no Moodle e para a produção de conteúdos audiovisuais no Panopto. Neste contexto, contemplamos os docentes como potencial público-alvo desta formação.
O plano de formação divide-se em 4 módulos, os quais serão desenvolvidos ao longo de 4 semanas, num total de 40horas. A formação decorrerá num modelo de ensino a distância, com recurso à plataforma Moodle da UTAD, fazendo uso também da ferramenta Panopto.
OBJETIVOS
Capacitar os formandos das competências necessárias à conceção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados pelas novas tecnologias, em particular pela plataforma Moodle.
Capacitar os participantes para o Panopto na produção de conteúdos audiovisuais.
DESTINATÁRIOS

Público alvo
Docentes da UTAD. 
FORMAÇÃO
Em e-learning
CARTAZ
[VER]
FORMADORES
Eng.º Jorge Borges
Mestre Carlos Vaz
Dr.ª Ana Margarida Maia

DURAÇÃO
Horas Totais
40 horas
Horas de contacto
6 horas
PROGRAMA
Módulo 1 (1 semana): E-LEARNING: CONCEITOS E DEFINIÇÕES:
– Aceder à plataforma Moodle fazer inscrever na disciplina de formação;
– Explorar a plataforma Moodle (como fazer a edição de perfil, identificação de ícones e respetivo significado, acesso a recursos e a atividades).
– Definir e-learning e ensino a distância;
– Identificar as vantagens e as desvantagens do e-learning e do ensino a distância;
– Identificar os fatores de sucesso de um curso/formação na modalidade de e-learning;
– Perceber o papel do e-formador e funções associadas.
Módulo 2 (1 semana): CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O E-LEARNING:
– Identificar os princípios de conceção de conteúdos no e-learning;
– Conhecer e identificar as funcionalidades da plataforma Moodle para a criação de conteúdos;
– Explorar o Panopto e a sua integração com o Moodle.
Módulo 3 (1 semana): PRÁTICA ORIENTADA: RECURSOS:
– Conceber e configurar diferentes tipos de Recursos na plataforma Moodle: Páginas; Ficheiros; Pastas; Etiquetas; Separadores; URL.
Módulo 4 (1 semana): PRÁTICA ORIENTADA: ATIVIDADES MOODLE:
– Conceber e configurar diferentes tipos de Atividades na plataforma Moodle: Fórum, Base de dados; Glossário; Lição; Wiki; Submissão de Trabalho; Teste e configuração de Pautas.
Módulo 5 (1 semana): PLANIFICAR E IMPLEMENTAR UMA DISCIPLINA OU CURSO NO MOODLE:
– Aplicar os princípios da produção de conteúdos e-learning;
– Utilizar as ferramentas de gestão e monitorização da aprendizagem;
– Aplicar os diferentes designs de formação e funcionalidades na plataforma Moodle.
 
DATAS/ HORÁRIO
Inicio: 11 de setembro.
Fim: 06 de outubro.
CONDICÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO
Os participantes deverão ser docentes da UTAD.
LOCAL
SIC, Plataforma Moodle para formação a distância na UTAD.
Data limite para pré-inscrições: 07 de setembro de 2017.
REGRAS DE PRÉ-INSCRIÇÃO
 
As pré-inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de pré-inscrição por uma das seguintes formas:
− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt
Dúvidas:
Contactar por e-mail: elearning@utad.pt