Fisiologia e Métodos de Treino da Flexibilidade

19 de Maio de 2012

Foto: UTAD

As Técnicas de Alongamentos Assistidos (TAA) são correntemente usadas por profissionais de diversas áreas, como da Reabilitação, Desporto e do Fitness. O seu conhecimento e competência de aplicação, permite a utilização de diversas metodologias de treino para alcançar efeitos fisiológicos desejados para prevenir prevenir lesões e aumentar o rendimento físico_desportivo. À realidade das diversas metodologias de treino da flexibilidade existentes, é fundamental ter conhecimento sobre os efeitos fisiológicos que cada uma induz, e as integrar nas TAA.

OBJECTIVOS
A presente formação visa esclarecer os efeitos fisiológicos induzidos pelos principais métodos de treino e enquadrar as principais considerações técnicas para aplicação dos métodos através das TAA.
Público alvo
Profissionais de diversas áreas, como da Reabilitação, Desporto e do Fitness.
FORMADORES
Formador Gnosies
Sandro Freitas_:
Académico Gnosies
Doutorando em Ciências do Desporto, FMH-UTL
I Parte – Teórica

* Introdução Conceptual e Taxonómica do Alongamento e da Flexibilidade

* Caracterização dos efeitos fisiológicos induzidos pelos diversos métodos de treino existentes para desenvolvimento da flexibilidade

* Análise Tridimensional das TAA

* Considerações na aplicação de Métodos de Treino através das TAA:

– Método Estático

– Método Dinâmico

– Método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

– Método de Treino da Flexibilidade Excêntrica

II Parte – Teórico-Prática

* Aplicação dos métodos de treino apresentados, através das TAA para os principais complexos músculo-tendinosos.

DATAS/ HORÁRIO
19/05/2012, das 08h30 às 13h30m.
Geral:
40.00€
Associados Gnosies:
35.00€
Estudantes:
30.00€
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Nave de Desporto
Apartado 1013
5001-801 Vila Real
Nota1: Esta formação está integrada num conjunto de duas formações, cuja outra formação com o título “Treino de Músculos Estabilizadores do Tronco: Core Training” (informações aqui). Caso pretenda se inscrever nas duas formações, deverá fazê-lo a partir deste link:
Nota2: Para usufruir do desconto de Estudante, deverá enviar um comprovativo (ex: cartão de estudante, comprovativo de matrícula) para geral@gnosies.com. Após enviar o comprovativo irá receber os seus dados de acesso à sua conta de estudante.

19 de Maio de 2012
, ,