Ano Internacional da Fitossanidade

9 de Dezembro de 2020

A UTAD dedica quatro grandes momentos de ciência num grande Ciclo de Conferências sob o tema DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO SETOR AGRÁRIO.

1. Ano Internacional da Fitossanidade (dezembro 2020 – 2, 9 e 16 dezembro)
    II. Agricultura Inteligente (janeiro 2021)
    III. Gestão da Água e do Solo (janeiro 2021)
    IV. As novas Políticas Agrárias (fevereiro 2021)

Organizado pela Escola das Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o 1º momento acontece em dezembro, nos dias 2, 9 e 16 com um conjunto de webinars dedicados ao Ano Internacional da Fitossanidade.

Por iniciativa conjunta da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Secretariado do International Plant Protection Convention (IPPC), 2020 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Ano Internacional da Fitossanidade.

A UTAD junta-se a este desafio para alcançar a visão estabelecida pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhecendo a importância crítica da saúde das plantas. Um Ano Internacional da Fitossanidade é essencial para aumentar a consciencialização, impulsionar ações concretas e, finalmente, contribuir para um mundo mais seguro, próspero e pacífico.

Neste contexto este primeiro momento contará com 3 sessões que farão uma reflexão sobre os seguintes temas:

• Sessão I: As Pragas e Doenças do Castanheiro e da Castanha
  • Sessão II: As Questões da Fitossanidade em Floresta Urbana
  • Sessão III: Desafios da Fitossanidade na Agricultura

No final de cada sessão, haverá um momento de discussão e debate onde todas as questões poderão ser colocadas.

Mais informações aqui

9 de Dezembro de 2020