Formação para o corpo docente da UTAD – “Aumentar a Participação dos Alunos Usando a Internet e os Telemóveis na Sala de Aula”

6 de Fevereiro de 2018 @ 08:00 - 17:00

Banner: formação docentes

Com a Web 2.0 a internet tornou-se interactiva e virada para o utilizador final. Neste contexto, a internet pode ser usada pelos professores na gestão das unidades curriculares e na sala de aula, aumentando os canais de comunicação com os alunos com aparelhos de acesso à internet como computadores, tablets e smartphones, adereços praticamente indispensáveis no dia-a-dia de qualquer jovem estudante. Na internet há Númerosas aplicações desenvolvidas para a interactividade em meio escolar que poderão estimular os estudantes a participar nas actividades curriculares. Nesta formação serão demonstradas algumas dessas aplicações, em particular a utilização de blogues e os audience response systems em que os alunos respondem online a questões colocadas pelo professor com acesso ao resultado das respostas, tudo em tempo real na sala de aula. O objectivo da utilização destas aplicações é o de promover a participação dos estudantes nas actividades lectivas em que a publicação num blogue acessível na internet ou a possibilidade de responder anonimamente ao professor na aula usando o seu smartphone e sabendo de imediato o resultado da sua resposta, constituem fortes atractivos a uma postura activa em vez da tradicional aula expositiva que remete para uma postura passiva dos alunos. No final da formação os formandos deverão ser capazes de pesquisar e identificar ferramentas online de utilização de dispositivos de comunicação móvel bem como de planear a sua utilização na sala de aula. Também deverão ser capazes de reflectir criticamente sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização.

ESTINATÁRIOS

Público alvo

Docentes da UTAD

FORMADOR