1

Fórum de práticas de Ensino de C&T: a voz dos professores

Banner: Laboratório de didática de Ciências e tecnologia
 

1º Workshop do “Fórum de práticas de Ensino de C&T: a voz dos professores”
 
Contexto e justificação
As práticas de ensino de C&T incorporam um saber profissional laborado ao longo de gerações de profissionais no silêncio das reflexões individuais e do trabalho quotidiano. É necessário trazer à luz do dia esse trabalho. É necessário criar espaços de partilha dessas experiências de modo a que possam ser divulgadas, apreciadas, valorizadas e, quiçá, melhoradas.
 
Um grupo de investigação sediado na UTAD, organizado no LabDCT, tem feito um trabalho de investigação desde 2000, centrado nas práticas de ensino de C&T, dentro e fora da sala de aula em diferentes vertentes, contextos, níveis de ensino e países (Angola, Brasil, Portugal). Esse trabalho tem sido documentado e publicado. Um dos pontos altos desta atividade foi a organização, em 2007, durante o ENEC, de sessões paralelas com relatos de práticas de ensino em vários níveis e tópicos de ciência e tecnologia e culminou com a publicação de um livro: “Relatos de práticas: a voz dos actores da educação em Ciência em Portugal”.
 
Pretende-se criar um fórum permanente de práticas de ensino de C&T que permita:
(a) Divulgar, apreciar, valorizar e melhorar as práticas de ensino de C&T de professores de todos os níveis de ensino que lecionem estas matérias mostrando o que fazem de modo a que seja possível refletir e melhorar as práticas de ensino de C&T.
__(b) Interagir com os investigadores que trabalham no LabDCT, e outros, para que tanto professores como investigadores possam beneficiar deste trabalho conjunto.
 
Organização do fórum permanente
 
Criar uma dinâmica de trabalho anual pontuada, para já, por:
(a) Realização de 3 workshops em abril, junho e setembro, cada um numa das cidades do norte de Portugal e destinada a esse público particular. Privilegia-se a oralidade.
(b) Realização de um encontro nacional/internacional com a duração de dois dias para apresentar a um público mais vasto práticas e relato de práticas de ensino de C&T. Estas são objeto de uma seleção e serão publicadas. Privilegia-se a oralidade e a escrita.
Formato:
1ª parte (1h30) – apresentação de experiências por professores (até 5);
2 ª parte (1h30) – discussão dinamizada por 2 ou 3 professores e/ou investigadores.
Funcionamento:
Os workshops têm três tipos de intervenientes: professores relatores, professores participantes, investigadores em DCT.
Painéis organizados por níveis de ensino e área científica (se necessário e/ou possível).
Cada professor relator apresenta a sua experiência em 10 minutos, centrando-a na descrição de uma experiência concreta. Previamente indica um título e aspetos centrais a relatar.
 
Os workshops têm a participação máxima de 30 intervenientes.
Hora: 9h30-12h30 
 
Local: Sala F2.22 | Polo II da ECT-UTAD
Inscrições até dia 6 de abril.