1

Fórum UTAD 2015 – Grupos Temáticos

Banner: Fórum UTAD 2015 - Grupos Temáticos

 

 

1. ENSINO & FORMAÇÃO CONTÍNUA
A UTAD tem uma oferta educativa diversificada e, ao longo dos últimos anos, levou-se a cabo um esforço de estabilização dos cursos acreditados, diminuição do número de horas de serviço docente efetivo e redução da dispersão de unidades curriculares. Contudo, a oferta educativa continua a apresentar índices de procura reduzidos em certas áreas, há uma oferta escassa de atividades de formação em parceria com outras universidades, assim como de programas de ensino à distância e em língua inglesa. Quais os pontos fracos e fortes da UTAD neste domínio? Que oportunidades podemos explorar? Que objetivos e medidas para os próximos dois anos?
Conclusões apresentadas na Sessão plenária aberta à academia [VER]
2. INVESTIGAÇÃO, TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO & EMPREENDEDORISMO
Face ao número dos seus docentes e à diversidade de áreas científicas, a UTAD tem um enorme potencial de desenvolvimento da investigação e de apoio à inovação e empreendedorismo. A produção científica da UTAD tem vindo a aumentar consistentemente ao longo dos últimos anos, apesar do nº número ainda considerável de docentes que não estão integrados em centros de investigação. Quais os pontos fracos e fortes da UTAD nestes domínios? Que oportunidades devemos explorar? Que objetivos e medidas para os próximos dois anos?

Conclusões apresentadas na Sessão plenária aberta à academia [VER]

3. QUALIDADE & ENVOLVIMENTO DA ACADEMIA
A melhoria do funcionamento de uma instituição exige perspetivar um sistema interno de garantia da qualidade, que integre o ensino e a investigação e abarque a generalidade da organização. A construção de um projeto coletivo e sustentável exige um trabalho de base colaborativo, em rede, assente na participação e inovação, próprio de uma organização aprendente, ou neste caso, de uma Universidade Inteligente. Quais os pontos fracos e fortes da UTAD neste domínio? Que oportunidades devemos explorar? Que objetivos e medidas para os próximos dois anos?

Conclusões apresentadas na Sessão plenária aberta à academia [VER]

 4. ECO-CAMPUS INTELIGENTE & INTERNACIONAL
A estratégia da UTAD está ancorada na construção de um eco-campus com gestão ambiental exemplar, melhorando o bem-estar e a experiência de toda a comunidade académica e demais utilizadores do campus, projetando-se como uma instituição de referência nos planos nacional e internacional no âmbito da sustentabilidade e da ecoeficiência. Quais os pontos fracos e fortes da UTAD neste domínio? Que oportunidades devemos explorar? Que objetivos e medidas para os próximos dois anos?

Conclusões apresentadas na Sessão plenária aberta à academia [VER]

5. AGENDA SOCIAL  & DESPORTO
A situação económica e social atual exige uma agenda social ainda mais exigente do que há dois anos atrás. Há que definir estratégias e iniciativas que ajudem a promover a inclusão dos estudantes e o seu sucesso académico, contemplando não só o apoio social, nas suas diferentes dimensões, mas também o estímulo à prática desportiva geradora de bem estar e participação. Quais os pontos fracos e fortes da UTAD neste domínio? Que oportunidades devemos explorar? Que objetivos e medidas para os próximos dois anos?

Conclusões apresentadas na Sessão plenária aberta à academia [VER]

6. COMUNICAÇÃO, IMAGEM & AGENDA CULTURAL
A Comunicação e Imagem da UTAD para o exterior apresenta reconhecidas melhorias, não obstante o desafio que se mantém de redefinir a imagem institucional/corporativa e estabelecer o manual de identidade gráfica da UTAD e cimentar uma agenda cultural cada vez mais constante e diversificada. Quais os pontos fracos e fortes da UTAD nestes domínios? Que oportunidades devemos explorar? Que objetivos e medidas para os próximos dois anos?

Conclusões apresentadas na Sessão plenária aberta à academia [VER]

]]>