Francês Língua Estrangeira B1.2

2 de Outubro de 2017 @ 08:00 - 31 de Dezembro de 2017 @ 17:00

Foto: Imagem Francês
O Curso de Francês decorrerá em conformidade com o disposto no QECRL para o nível B.1.2. Durará 30 horas, as quais integrarão o trabalho das seguintes competências: Oralidade / Leitura / Escrita / Funcionamento da Língua (Linguística) / Cultura / Comunicação. Pretende-se que o curso desenvolva e consolide conhecimentos necessários à proficiência em Francês, munindo os aprendentes de estruturas formais e comunicativas.

NÍVEL
B1.2
NOTA: Não sabe qual o nível mais adequado para si? Faça um dos nossos
“testes de colocação de nível de língua”.
DATA INICIO/DATA FIM
NOTA:Início do curso a divulgar posteriormente, logo que tenhamos 18 candidatos inscritos.
O curso prolonga-se durante o 1º semestre de 2017/2018, até perfazer as 30h presenciais.
Compreender os pontos principais, quando é usada uma linguagem clara e comum, e trata de assuntos conhecidos no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.
Comunicar em grande parte das situações que ocorrem por ocasião de uma viagem a uma região onde a língua alvo é falada
Falar de forma simples e coerente sobre assuntos conhecidos e de seu interesse
Contar um fato, uma experiência ou um sonho, descrever uma aspiração ou um objetivo e expor de forma breve e sucinta as razões ou explicações relativas a um projeto ou uma ideia.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
A seleção e organização dos conteúdos programáticos para este nível (B.1.2.) segue as orientações metodológicas dispostas no Quadro Europeu comum de referência para as Línguas (QECRL)
– Caraterizar uma pessoa / objeto
– Pedir / Dar uma informação
– Exprimir um sentimento: satisfação / apreciação / descontentamento
– Aceitar / Recusar um convite
– Localizar-se no tempo e no espaço
– Pedir uma opinião / Exprimir uma opinião
– Dar uma ordem / Fazer um pedido
– Descrever uma situação
– Narrar um fato / um acontecimento
Competência linguística (lexical) / competência cultural / competência comunicativa
– Nomes de lugares, itinerários, meios de transporte
– Expressões de cortesia
– Tempos livres, vida social, espetáculos, Cinema, Desporto, Música
– Correspondência, cartas familiares, cartas administrativas, C.V.
– Serviços públicos (Correios, Telefones, Comunicações, Bancos, Hospitais, entre outros).
MORFOLOGIA / CLASSES DE PALAVRAS
– Nome: subclasses; flexão em género e em número.
– Adjetivo: flexão em género e em número, graus dos adjetivos, a posição do adjetivo na frase (segundo o padrão SVO).
– Verbo: classificação genérica dos verbos e sua flexão; modos, alguns tempos simples e compostos, regras gerais de formação, de conjugação e de uso.
– Determinantes e alguns pronomes: artigos (definidos e indefinidos) / demonstrativos / possessivos / pronomes pessoais / demonstrativos / possessivos / interrogativos.
– preposições
– advérbios.
SINTAXE
– A frase complexa (noções genéricas de coordenação e subordinação)
– Discurso direto / discurso indireto.
LINGUÍSTICA TEXTUAL
A consecução dos objetivos deste programa pressupõe o contato oral / escrito com textos de várias tipologias adaptados ao nível B1. A saber: Literatura de tradição oral (lendas, fábulas, provérbios e fraseologias), textos literários (narrativos, poéticos e dramáticos, em versão integral ou abreviada) e ainda letras de canções (eruditas ou populares). O estudo deste tipo de textos pretende trabalhar e desenvolver a competência cultural no aprendente de Língua Francesa.
Público Alvo:
​Toda a comunidade.
NÚMERUS CLAUSUS

Vagas previstas: 20
Número mínimo de formandos: 18
FORMADORA
NOME​​​
Susana Pimenta
NÚMERO DE ECTS
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: Os alunos devem frequentar no mínimo 75% das aulas e obter nota mínima de 10 valores, para obter no final do curso um certificado de competências.
CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO: Constituída por um teste escrito e oral.
A definir em breve.
DURAÇÃO
30h de contacto
Público em geral: 80€;
Alunos, ex-alunos, docentes e trabalhadores da UTAD: 60€.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, numa sala a divulgar posteriormente.

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

PERGUNTAS FREQUENTES
Para consultar as perguntas frequentes <<Clique aqui>>
REGRAS DE INSCRIÇÃO

A inscrição pode ser efetuada presencialmente, na secretaria do Gabinete de Formação, no Edifíco do Pedrinhas (Horário de Atendimento das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 16h30).

Só serão autorizadas inscrições aos alunos que entreguem os seguintes documentos:
1. Comprovativo de redução do emolumento, no caso de ser aluno, ex-aluno, docente ou trabalhador da UTAD (caso se aplique);
2. Comprovativo de pagamento original do valor da inscrição (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efetuado por:
• Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
• Transferência Bancária – IBAN PT50 0007 0000 02837000226 23.
Só serão consideradas as inscrições com os dados devidamente preenchidos e entrega de todos os documentos anteriormente mencionados.
Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).
Para o esclarecimento de qualquer dúvida poderá consultar o Regulamento dos Cursos de Língua Estrangeira disponível na página inicial do Gform em “DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD” ou contactar o Gabinete de Formação (GFORM) através do e-mail gform@utad.pt.

2 de Outubro de 2017 @ 08:00
31 de Dezembro de 2017 @ 17:00