Francês Língua Estrangeira B2.1

2 de Outubro de 2017 @ 08:00 - 31 de Dezembro de 2017 @ 17:00

Foto: Imagem Francês
O Curso de Francês decorrerá em conformidade com o disposto no QECRL para o nível B.2.1. Durará 30 horas, as quais integrarão o trabalho das seguintes competências: Oralidade / Leitura / Escrita / Funcionamento da Língua (Linguística) / Cultura / Comunicação. Pretende-se que o curso desenvolva e consolide conhecimentos necessários à proficiência em Francês, munindo os aprendentes de estruturas formais e comunicativas.
NÍVEL

B2.1

NOTA: Não sabe qual o nível mais adequado para si? Faça um dos nossos
“testes de colocação de nível de língua”.
DATA INICIO/DATA FIM
Início do curso a divulgar posteriormente, logo que tenhamos 18 candidatos inscritos.
O curso prolonga-se durante o 1º semestre de 2017/2018, até perfazer as 30h presenciais.
Considerem-se alguns objetivos gerais fundamentais apresentados para o nível B2:
• Compreender exposições longas e palestras e até seguir partes mais complexas da argumentação, desde que o tema seja relativamente familiar.
• Compreender a maior parte dos noticiários e outros programas informativos na televisão.
• Compreender a maior parte dos filmes, desde que seja utilizada a língua padrão.
• Ler artigos e reportagens sobre assuntos contemporâneos em relação aos quais os autores adoptam determinadas atitudes ou pontos de vista particulares.
• Compreender textos literários contemporâneos em prosa.
Público Alvo:
​Toda a comunidade.
Pré-requisitos:
Ser detentor de uma idade mínima de 17 anos.
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: Os alunos devem frequentar no mínimo 75% das aulas e obter nota mínima de 10 valores, para obter no final do curso um certificado de competências.
CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO: Consubstanciada em conformidade com o disposto no QECR, integrando as seguintes componentes:
·         Teste diagnóstico inicial;
·         Avaliação formativa (diária) no sentido de aferição e acompanhamento gradual do progresso dos alunos;
·         Avaliação sumativa periódica (formal), que contempla as competências listadas no Ponto 1 deste documento e que pode assumir a forma de testes (orais e escritos), fichas variadas, entre outros elementos considerados pertinentes;
·         Questionários de autoavaliação (ao longo das aulas).
Os elementos avaliativos eventualmente omissos ficam ao critério do Docente do Curso, que os levará a cabo sempre que os conteúdos programáticos ou o conjunto de alunos com que estiver a trabalhar o justificar.
FORMADORA
NOME​​​
Prof. Susana Pimenta
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
A seleção e organização dos conteúdos programáticos para este nível (B.2.1.) segue as orientações metodológicas dispostas no Quadro Europeu comum de referência para as Línguas (QECRL)
Este curso visa a construção de competência plurilingue e pluricultural. Serão mobilizados recursos linguísticos e paralinguísticos na interação verbal, na receção e na produção de textos orais e escritos, tendo em vista desempenhos adequados às situações de comunicação. Pretendem serem desenvolvidas competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas.

Competência linguística (lexical) / competência cultural / competência comunicativa
O vocabulário e a morfossintaxe necessários para construção de enunciados correspondentes aos atos de fala, domínios e temas de comunicação negociados no início da unidade curricular entre o docente e os estudantes.
Algumas características sociais e culturais da França atual serão sempre veiculadas nos textos e documentos trabalhados.
LINGUÍSTICA TEXTUAL
A consecução dos objetivos deste programa pressupõe o contato oral / escrito com textos de várias tipologias adaptados ao nível B2. A saber: Literatura de tradição oral (lendas, fábulas, provérbios e fraseologias), textos literários (narrativos, poéticos e dramáticos, em versão integral ou abreviada) e ainda letras de canções (eruditas ou populares). O estudo deste tipo de textos pretende trabalhar e desenvolver a competência cultural no aprendente de Língua Francesa.
HORÁRIO

A definir em breve.
DURAÇÃO
30h de contacto
NÚMERO DE ECTS
2 ECTS

Público em geral: 80€;

Alunos, ex-alunos, docentes e trabalhadores da UTAD: 60€;

NÚMERUS CLAUSUS

Vagas previstas: 20
Número mínimo de formandos: 18
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, numa Sala a divulgar posteriormente.
PERGUNTAS FREQUENTES
Para consultar as perguntas frequentes <<Clique aqui>>.

REGRAS DE INSCRIÇÃO

A inscrição pode ser efetuada presencialmente, na secretaria do Gabinete de Formação, no Edifíco do Pedrinhas (Horário de Atendimento das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 16h30).

Só serão autorizadas inscrições aos alunos que entreguem os seguintes documentos:
1. Comprovativo de redução do emolumento, no caso de ser aluno, ex-aluno, docente ou trabalhador da UTAD (caso se aplique);
2. Comprovativo de pagamento original do valor da inscrição (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efetuado por:
• Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
• Transferência Bancária –IBAN PT50 0007 0000 02837000226 23.
Só serão consideradas as inscrições com os dados devidamente preenchidos e entrega de todos os documentos anteriormente mencionados.
Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

2 de Outubro de 2017 @ 08:00
31 de Dezembro de 2017 @ 17:00