II Intervisitas Internacional: As Escolas Públicas Portuguesas

9 de Outubro de 2018 @ 08:00 - 13 de Outubro de 2018 @ 17:00

​​A escola pública portuguesa, enquanto organização e instituição, acompanhou, ao longo dos tempos, a evolução histórico-social do país. Fruto das diversas políticas educativas que enformaram os sucessivos governos, os constantes e ininterruptos normativos legais testemunham uma apetência governamental pela ação reformista sobre a escola.
Em pleno séc. XXI, mantém-se a vontade legisladora de adaptar a escola às novas exigências, sociais, económicas, técnicas e culturais. Nesse sentido, os estabelecimentos de ensino viram a estrutura orgânica dos seus corpos diretivos ser alterada, obrigados a novas exigências que enformam competências assentes na ideia de uma liderança forte e simultaneamente partilhada, que promova uma nova perspetiva de gestão.
O Ministério da Educação do XVII Governo constitucional define a necessidade de “promover a abertura das escolas ao exterior e a sua integração nas comunidades locais assegurando os direitos de participação de todos os agentes do processo educativo” com um enfoque nos municípios e nas novas competências por estas adquiridas.
O “II Intervisitas Internacional: as Escolas Públicas Portuguesas” será um espaço propício ao conhecimento das dinâmicas efetivadas em contexto organizacional na relação que agora, obrigatoriamente, têm que estabelecer com os municípios revelando aos participantes novos formas de fazer e pensar a escola.
Visa, ainda, abrir espaço ao conhecimento científico, ao debate sobre a organização escolar pública, realizados à luz de múltiplas abordagens, que permita, a um tempo, analisar e mapear as linhas de força da sua evolução.

Conhecer as diferentes tipologias de escolas existentes em Portugal;

Conhecer diferentes modos de organização e funcionamento da organização escolar;

Identificar as dinâmicas organizacionais relativas às lideranças de topo e intermédias existentes nas diferentes escolas a visitar;

Compreender a relação que se estabelece entre as escolas e as autarquias, tendo por base o novo enquadramento de delegação de competências.

Público alvo:

Professores /Gestores de estabelecimentos de ensino/Inspetores/Autarcas.

RESPONSÁVEL/COORDENADOR CIENTÍFICO DO CURSO

Maria João Cardoso de Carvalho

ORGANIZAÇÃO

Maria João de Carvalho (coordenadora) – UTAD
Abigail Andrade – UTAD
Ana Patrícia Almeida – FPAE
José Hipólito – FPAE
Luciana Joana – UTAD
Sofia Viseu – FPAE

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Fórum Português de Administração Educacional
Centro de Investigação e Intervenção Educativas – (CIIE) – Universidade do Porto
Agrupamento de Escolas Diogo Cão
Agrupamento de Escolas Vila Pouca de Aguiar
Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade
Autarquia de Vila Real
Autarquia de Vila Pouca de Aguiar
Autarquia de Mesão Frio

PROGRAMA/HORÁRIO

09 de outubro
20 h. Acolhimento dos participantes/Jantar

10 de outubro
9h-13h – Visita ao Agrupamento de Escolas Diogo Cão
13h – 14.30h – Almoço
14h.30 -17h.30 – Visita aos Paços do Concelho/A autarquia como parceira da Escola

11 de outubro
9h-12h.30 – Visita ao Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar
12h.30 – 14h. 30 – Almoço

12 de outubro
9h-12h.30 – Visita ao Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade
12h.30 – 14h-30 – Almoço

13 de outubro
9h.30-9h.45-Sessão de Abertura
9h.45. 10h.45- Conferência de abertura
11h- Mesa Redonda
12h.45-almoço
14h.30- 15h.45- Mesa Redonda
16h-17h-Conferência de Encerramento
17h-Encerramento de trabalhos

<<Ver>>

DATAS

Nos dias 09,10,11,12 e 13 de outubro de 2018

Muito embora a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro promova a ação, em parceria com o Fórum Português de Administração Educacional, a maior parte da ação terá lugar fora do espaço físico da UTAD, na medida em que visa visitar algumas escolas do distrito de Vila Real, nomeadamente, o Agrupamento de Escola a confirmar
O segundo momento coincidirá com a realização do V Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional, que terá lugar no espaço físico da UTAD, no dia 13 de outubro.
A data do evento será 09, 10, 11, 12 e 13 de outubro de 2018.

NUMERUS CLAUSUS
Vagas Previstas – 15
Minimo -10
Máximo -15

Opção 1

Inscrição com hotel, refeições (pequeno almoço, almoço e jantar), viagens do hotel para as escolas a visitar e UTAD – quarto single (1 pessoa) – 680€

Opção 2
Inscrição com hotel, refeições (pequeno almoço, almoço e jantar), viagens do hotel para as escolas a visitar e UTAD – quarto duplo (2 pessoas) – 1060€

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

Data Limite para Inscrições: dia 15 de abril de 2018.
Data Limite de pagamento: 15 de maio de 2018.

Nota: Em caso de desistência do próprio participante não há lugar a reembolso.

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Envio da digitalização do comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail – abelc@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

O pagamento pode ser efetuado por:

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22