II Jornadas de Desporto Universitário Galaico-Duriense

2 de Fevereiro de 2016 - 3 de Fevereiro de 2016

Os Serviços Desportivos das Universidades da Euro-região Galícia-Norte de Portugal, Coruña, Minho, Porto, Santiago de Compostela,  Trás-os-Montes e Alto Douro e Vigo, designados de Grupo Galaico-Duriense, potenciam os seus recursos na organização conjunta de eventos e projetos interuniversitários, nomeadamente em atividades de formação, investigação, e atividades desportivas.
O Grupo Galaico-Duriense, em conjunto com a Fundação de Centro de Estudos Eurorregionais Galícia-Norte de Portugal (CEER), irá organizar as II Jornadas de Desporto Universitário Galaico-Duriense, com o tema central:

"Universidade Ativa – Estratégias, modelos e sustentabilidade”

Estilos de vida cada vez mais sedentários, aliados ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inatividade na nossa sociedade.
A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da atividade física para a saúde física, mental e social, e para capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades. Urge a necessidade de políticas e programas com o objetivo de integrar a atividade física ao dia-a-dia de todas as faixas de etárias, géneros, trabalhadores e portadores de deficiências, em todos os setores sociais, no local de trabalho, nas comunidades, e em especial nas instituições de ensino.
É nesta linha de pensamento, que pretendemos discutir estratégias e modelos que tornem a nossa comunidade académica mais ativa, no âmbito da adoção de estilos de vida saudáveis aumentando os níveis de prática de atividade física e desportiva regular, voltada para o bem-estar e para a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade académica.
Através da partilha de conhecimento, pretendemos elaborar estratégias conjuntas, possíveis de ser aplicáveis a uma comunidade universitária que se aproxima a 145.000 pessoas das seis Instituições (alunos, funcionários e docentes).

Comité Organizador, estrutura e funções:
A organização das II Jornadas de Desporto Universitário Galaico-Duriense:
“Universidade Ativa –Estratégias, modelos e sustentabilidade” será coordenada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em conjunto com a Fundação CEER, sendo apoiada pelos Serviços Desportivos das Universidades da Corunha, Vigo, Porto, Minho e Santiago de Compostela.
Local:
Escola de Ciências da Vida e do Ambiente – Pólo I – Auditório de Geociências