II Seminário Internacional sobre investigação e inovação com TIC

7 de Julho de 2016 - 9 de Julho de 2016

O II Seminário Internacional sobre a investigação e inovação com TIC pretende ser uma continuidade do primeiro, prolongando o espaço para reflexão e debate sobre os principais problemas que as tecnologias da informação e comunicação têm que enfrentar para a sua integração nas salas de aula. Numa Sociedade marcada pela utilização massiva das TIC, é preciso envolve-las no ensino e aprendizagem dos alunos para aplicar pedagogias mais ativas e abertas e relacionar o ensino com as experiências quotidianas. Por mais alterações e recomendações que se façam, enquanto o professor não se consciencializar que está na sua mão, grande parte, da possibilidade de conduzir os alunos ao sucesso nada será alterado. Torna-se, então, evidente a necessidade de efetuar mudanças na Escola, tornando-a o mais atrativa possível.
Neste seminário pretende-se refletir sobre as potencialidades pedagógicas que o recurso às TIC podem trazer ao Ensino e Aprendizagem, exibir algumas atividades que podem ser realizadas na sala de aula integrando as TIC; mobilizar saberes tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano e investigar alguns riscos e o potencial que o recurso às TIC pode acarretar para a melhoria da qualidade e a equidade na Educação e na Formação.
Local: Auditório B002 do Edifício das Ciências Laboratoriais – UTAD
Mais informação [VER]