II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico

8 de Maio de 2015 - 9 de Maio de 2015

O II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico – SIPC 2015 será realizado nos dias 8 e 9 de maio na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal.

Do I Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico saiu reforçada a importância do Pensamento Crítico no contexto educativo, alicerçada na crescente valorização das soft skills, na formação individual, na realização profissional e na cidadania consciente.

Os membros do Grupo webPACT, em parceria com o LabDCT/CIDTFF da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, propõem-se realizar em Vila Real o II Seminário Internacional focado no Pensamento Crítico e a sua relevância no ensino e aprendizagem, abarcando todos os ciclos de Ensino (do Pré-escolar ao Ensino Superior) e diferentes áreas disciplinares.

Importa consolidar o diagnóstico sobre as abordagens/experiências adotadas em diferentes instituições de ensino e traçar agendas conjuntas de trabalho e de investigação nesta área. Assim, o SIPC 2015 tem os seguintes objetivos:

– Contribuir para o aprofundamento  da investigação sobre o Pensamento Crítico em Portugal e noutros países;

– Partilhar as estratégias de intervenção desenvolvidas para a formação e desenvolvimento do Pensamento Crítico;

– Estabelecer uma agenda de investigação e formação na área;

– Consolidar a rede de investigadores e formadores sobre o Pensamento Crítico.

PROGRAMA FINAL [VER]

Mais informações [VER]