1

Curso de Formação Avançada em Input Output Inter-regional

O Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) oferece, no dia 7 de dezembro (2022), 14:00 às 19h:00 no Complexo Laboratorial, B0.02, o Curso de Formação Avançada em Input Output Inter-regional.

 

Vagas disponíveis para participantes externos ao CETRAD: 15

 

A Inscrição é obrigatória aqui

 

Nota Biográfica sobre os professores/formadores:

Tomaz Ponce Dentinho é doutorado em Economia Regional, pela Universidade de Newcastle (1994), e é docente da Universidade dos Açores. A sua docência e investigação têm incidido sobre os temas da ciência regional, economia do ambiente e economia agrária. Coordena investigação e ensino pós-graduado em Desenvolvimento Regional Sustentável, com projetos e trabalhos em gestão integrada da água, gestão de energias renováveis, gestão e ordenamento do território, ordenamento de sistemas de agricultura, avaliação económica de recursos ambientais e modelos operacionais económico – ambientais. Tem realizado trabalhos de cooperação com Angola, Timor, Guiné-Bissau, São Tomé e Cabo Verde. 

Karina Simone Sass é doutorada em Economia Regional, pela Universidade de São Paulo (2021), e é post doc na Universidade dos Açores. Na tese de doutoramento desenvolveu um Modelo Input Output para a Região Metropolitana de São Paulo que utilizou para estimar os impactos das restrições ambientais. Nos trabalhos de Pós Doc desenvolveu modelos de econometria espacial para estimar o impacto das restrições do COVID na economia dos municípios de Portugal e para estimar a vulnerabilidade aos riscos ambientais dos sucos de Timor (projeto da UNDP). 

Eduardo Amaral Haddad é doutorado em Economia Regional pela Universidade de Illinois, Professor Titular na Universidade de São Paulo, coordenador do laboratório de investigação NEREUS e Presidente da Regional Science Association International. Desenvolveu modelos Input-Output inter-regionais para o Brasil, Colômbia, Chile, Marrocos, Líbano, Egipto, Açores, Ucrânia e Angola.