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“IX Jornadas Pedagógicas” – O Professor faz a diferença – Tecnologias Educativas e Assessoria Linguística (Acreditado pelo CCPFC)

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APRESENTAÇÃO

 

Desde sempre os professores sabem que têm influência no comportamento dos seus alunos. De facto, ensinar é, por definição, uma tentativa de influenciar a aprendizagem e o comportamento dos alunos. Várias dezenas de investigações cujo objectivo tem sido identificar os factores mais susceptíveis de ajudar o aluno a aprender (Wang, Hearttel e Walberg, 1993; Hattie, 1992 e 2009) permitem contrariar a ideia bastante generalizada de que a qualidade dos professores tem pouca ou nenhuma variação no rendimento escolar dos alunos e questionar um dos maiores mitos do ensino: todos os professores são iguais. Desapoiando estas ideias, amplamente difundidas, os resultados dessas e doutras investigações permitem afirmar que o que os professores fazem na sala de aula é, sem margem para dúvidas, o principal factor extrínseco ao aluno que determina a sua aprendizagem e o seu sucesso e que nem todas as práticas pedagógicas têm o mesmo efeito na aprendizagem.

 

 

OBJETIVOS

 

– Atualizar conhecimentos com vista à melhoria da prática numa perspetivade abertura à inovação;

– refletir sobre as práticas pedagógicas e as intervenções eficazes;

– aprofundar o conhecimento sobre uso eficaz e correto do português em diferentes situações comunicativas.

 

DATAS E HORÁRIO

 

Sextas e sábados, nos dias 27/28 de outubro.

Horário previsto é o seguinte:

Sexta-feira:16h30-21h:00.

Sábado: 09h-13h e das 14h30-18h30.

 

 

DESTINATÁRIOS

 

Educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.

 

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

 

Curso de formação.

 

 

CRÉDITOS

0,5 UC

 

IX Jornadas Pedagógicas- 0 professor faz a dlferença

N° de horas de formacão acreditadas:13

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-90651/17

Prazo de validade para efeitos de início da acão: até 06 de Março de 2020

Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurldico da Formarção Contínua de Professores, a presente acão releva para efeitos de progressao em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

 

 

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO E FREQUÊNCIA

 

Reflexão escrita sobre as suas práticas e como poderão melhorá-las:

 

– Preencher o Formulário de Avaliação da ação incluído na documentação que será entregue;

– Realizar a avaliação da ação.

 

Documento de Reflexão

Data limite para apresentação do documento de reflexão:

 

IX Jornadas – dia 7 de novembro de 2017

 

 

IMPORTANTE: Cada formando terá que efetuar o “Documento Reflexão” para lhe ser creditado (0,5 UC).

 

Enviar o “Documento de Reflexão” para abelc@utad.pt.

 

É obrigatória a presença dos formandos a pelo menos dois terços das sessões presenciais.

A todos os formandos que completarem a ação será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10.

 

 

CARGA HORÁRIA

 

Com um total de 13 horas.

 

 

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO

 

Prof.ª Helena Silva

Prof. José Lopes

Prof. Carlos Ferreira

Prof.ª Ana Paula Aires

Prof.ª Filomena Raimundo

Prof.ª Ana Maria Bastos

Prof. Amâncio Carvalho

Prof. Carlos Torres

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Prof.ª Helena Silva

Prof. José Lopes

Prof. Carlos Ferreira

Prof.ª Ana Paula Aires

Prof.ª Filomena Raimundo

Prof.ª Ana Maria Bastos

Prof. Amâncio Carvalho

Prof. Carlos Torres

Núcleo de alunos da Educação Básica

 

 

PROGRAMA

 

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EMOLUMENTO

 

20€ Professores ou Educadores de Infância.

10€ – Alunos da UTAD.

 

Os professores cooperantes da UTAD beneficiam de isenção do pagamento de inscrição caso pretendam ou não unidade de crédito.

 

LOCAL

 

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Complexo Pedagógico, salas 2.11, 2.22, 2.23. 

 

INSCRIÇÕES

 

Data Limite das inscrições 18-10-2017.

 

<<Inscrições On Line>>

 

REGRAS DE INSCRIÇÃO

 

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da cópia do comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

 

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;

− Por e-mail – abelc@utad.pt;

− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.

 

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os  dados devidamente preenchidos,  com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

 

O pagamento pode ser efectuado por:

 

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

 

− Transferência Bancária – IBAN PT50 0007 0000 028370002262 3.

 

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).