Mascus ou Máscaras

Mascus ou Máscaras
 
As máscaras expostas foram realizadas pelos alunos do curso de licenciatura em Teatro e Artes Performativas da UTAD, no âmbito da unidade curricular de expressão e educação plástica. Sendo alunos dum curso de teatro importava propor um trabalho de artes visuais numa temática que se adequasse à filosofia do curso.
Com efeito a realização das máscaras pressupunha, através da experimentação, a obtenção de diversas competências ao nível da educação plástica em termos de desenvolvimento psicomotor, contato com materiais recicláveis e outros não poluentes, como a cola de papel. Também o emprego de uma metodologia inerente à construção de formas tridimensionais, a partir das noções básicas de estrutura e escala.
A motivação surgiria a partir do riquíssimo património etnográfico transmontano, que encontra uma identidade única na máscara, inserido nas “festas de Inverno em Trás-os-Montes”. Para o efeito a sensibilização dos alunos partiu do estudo e caraterização das diferentes máscaras empregues nos rituais e materiais empregues.
Foi solicitado aos alunos que partissem desta realidade cultural em termos formais ou interpretativos mas em escala superior, na técnica do papel.
Os resultados estão à vista, possíveis de ser interpretados pelo público, a partir da realidade cultural de cada um, devendo apenas ser prioritariamente considerada uma leitura pedagógica, enriquecedora a nível individual, por parte daqueles que daqui a dois anos aguardam a legítima oportunidade de pisar um palco.
 Exposição de máscaras realizadas pelos alunos do 1.º ano do curso de Teatro e Artes Performativas na UC de Expressão e Comunicação Visual
 
Sala de Exposições da ZONA  LIVRE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL