II Encontro MetaRed Portugal

9 de Dezembro de 2020

Convida-se a Academia a participar no II Encontro MetaRed Portugal, que ocorrerá a 9 de dezembro, em modo virtual, sendo organizado numa parceria entre a UTAD e a MetaRed Portugal.

MetaRed Portugal é uma associação de instituições de ensino superior públicas e privadas portuguesas, aberta igualmente a outras entidades da administração publica que desenvolvam atividade relevante no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e em particular na sua aplicação no âmbito do ensino superior.

Pretende ser um «ponto de encontro» para debate, reflexão e trabalho colaborativo sobre o uso de TICs no ensino superior. É uma rede colaborativa de instituições de ensino superior que pretende fomentar a transformação digital.

Numa altura em que a tecnologia assume um papel preponderante na atividade das instituições e na estratégia das mesmas, contamos com este encontro trazer as perspetivas das entidades que têm uma intervenção relevante neste domínio (AMA, DGES, CNCS, FCT/FCCN) e temos o privilégio de poder contar com a participação do Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Dr. Manuel Heitor.

Esperamos ainda ter a oportunidade de partilhar experiências entre colegas das entidades parceiras representadas na Metared Portugal e de avançar com algumas atividades dos grupos de trabalho (Cibersegurança e Protecção de Dados, Tecnologia Educativa, Gestão de Serviços, Indicadores e Benchmarking e Transformação Digital) a desenvolver em 2021.

Durante o encontro serão ainda apresentadas as conclusões do III Encontro de Reitores Presidentes da Metared que vai orientar a atividade da Rede no próximo ano de 2021 bem como alguns projetos internacionais dos quais instituições portuguesas já participam ou podem participar.

MetaRed, como rede de redes que é, gera uma intensa atividade estruturada pelo dinamismo das ações realizadas pelas 10 redes de instituições de ensino superior que o compõem: Argentina, Brasil, América Central e Caribe, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Portugal.

Programa VER

Inscrições aqui