Mini-Escola de Inovação

MINI-ESCOLA DE INOVAÇÃO ONLINE
6, 7 e 8 de Julho de 2020
Como inovar num mundo em transformação acelerada? Quais os desafios que a nova realidade trouxe às indústrias agrícola e alimentar? Qual a diferença hoje, entre o que é normal e o que é radical? Alfons Cornella, especialista em inovação no Institute of Next, de Barcelona, irá desenvolver num webinar nos dias 6, 7 e 8 de julho, com o seguinte programa:
 
PROGRAMA
 
6 de Julho | 17h30
COMO INOVAR SEM SER A GOOGLE? *
Até onde vai a inovação? O que aprendemos sobre ela? Consiste apenas em criatividade? O que funciona claramente e o que não funciona? A partir da experiência construída em mais de 120 projetos com empresas e organizações de todos os géneros e em todos os setores durante 25 anos, realizados a partir da Infonomia e do Institute of Next, Alfons Cornella escreveu um Manual de Inovação para profissionais que desejem aprender mais sobre como inovar. Nesta sessão, apresentar-se-ão de forma sintética as principais aprendizagens realizadas pelo autor. Os participantes deverão adquirir o livro e receberão uma seleção online de materiais com os quais podem prosseguir o desenvolvimento da sua capacitação profissional em inovação.
* O bom acompanhamento desta oficina implica a aquisição prévia do manual de inovação Como innovar sin ser Google?, de Alfons Cornella, no valor de 23,99€. Inscreva-se já e receba o manual em sua casa (contactar: culturacasademateus.pt).
 
7 de Julho | 17h30
AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO: OPORTUNIDADES NUM SETOR CRÍTICO
Apesar da falta de atenção com que a agricultura tem sido olhada pelos fóruns de novas tecnologias e inovação, é muito possível que os avanços no setor agroalimentar se convertam num tema da maior importância ao longo dos próximos anos, tendo em conta a necessidade que o planeta terá, em 2050, de alimentar 9.000 milhões de pessoas. A tudo isto, somar-se-á a chamada Agricultura de Precisão, que desencadeará muita tecnologia, sob a forma de sensores, satélites, big data, drones e robots autónomos, por forma a que cada metro quadrado de cultivo possa ser tratado de forma individualizada, trazendo a cada planta os exatos recursos de que necessita em cada momento. Indispensável para investigadores, profissionais e, sobretudo, empresários do setor dedicados a encontrar novas formas de criação de valor.

8 de Julho | 17h30
RADICAL #7 | CELEBRAR A CURIOSIDADE
À semelhança dos últimos anos, mas desta vez online, Alfons Cornella partilha com os públicos a sua conferência Radical #7. Desta vez, o tema é Celebrar a Curiosidade, lembrando-nos que hoje, mais do que nunca, devemos reivindicar a nossa necessidade de fazer perguntas. Em discussão, o dogma da eficiência e a sua superação através de um paradigma de adaptação à mudança, a ênfase na qualidade do trabalho e em novos modelos de negócios centrados na hibridação de conceitos, a ciência, o desenvolvimento tecnológico e o investimento em I&D… Temas centrais num momento em que a diferença entre o que é normal e o que é radical se reduziu a quase nada e é decisivo que sejamos capazes de construir uma nova versão de nós próprios.

A Mini Escola de Inovação é organizada pela UTAD no âmbito do projeto DESAGRO 4.0 (co financiado pelo COMPETE, Estado Português e FEDER) com a colaboração técnica e operacional da Fundação Casa de Mateus
 
Incrições:  https://forms.gle/xaJuru5448pN4BvT8
 
Data limite de inscrição: 1 de Julho
 
Atribuição de Diploma: Aos inscritos e participantes nas 3 sessões.