1

Nós descobrimos ERAH

Cartaz: Nós descubrimos ERAH
Nos passados dias 9 e de 10 de Junho, o Centro Comercial Dolce Vita Douro recebeu de novo uma exposição organizada pelos alunos de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD. Este evento contou com o apoio do Dolce Vita, CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade, Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD e da delegação da Associação Portuguesa de Deficientes de Amarante.
A exposição, intitulada “Nós descobrimos ERAH – Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas”, pretendeu esclarecer os visitantes sobre algumas áreas de intervenção dos profissionais deste curso. Para cada tipo de deficiência (Visual, Física, Intelectual e de Comunicação) foram demonstrados produtos de apoio realizados pelos alunos e disponíveis comercialmente, bem como propostas atividades onde fosse possível experimentar, ainda que parcialmente,  situações de deficiência ou incapacidade.  Os produtos e as atividades estavam relacionadas com a mobilidade, manipulação de produtos da vida diária, acesso à informação, comunicação aumentativa, recreação e terapia.
O evento serviu ainda para avaliar a facilidade de utilização de duas bicicletas adaptadas a jogos de computador para efeitos de reabilitação física funcional. Para esse efeito, um grupo de alunas de Engenharia de Reabilitação adaptou uma bicicleta de passeio e outra para a consola Wii de forma a poderem interagir com aplicações de computador.
A licenciatura e o mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD entraram e funcionamento em 2007 e 2011 respetivamente, sendo o único curso desta natureza em Portugal.  As candidaturas para a segunda edição do mestrado abriram em 29 de Maio.