O Ensino Superior após Bolonha: mudança pedagógica e desafios para os docentes

25 de Junho de 2013

Banner: O Ensino Superior após Bolonha: mudança pedagógica e desafios para os docentes
Nos quase 50 países envolvidos no Processo de Bolonha, o balanço sobre o mesmo é muitas vezes convergente: surgiu uma nova estrutura de graus académicos (mais ou menos distinta da que previamente existia), mas esta mudança não terá conduzido necessariamente a alterações significativas no plano pedagógico como também se preconizava. Também em Portugal vários contributos têm salientado que, apesar da rapidez com que a nova estrutura de graus académicos foi adotada e implementada nas instituições de ensino superior desde 2006, estão ainda por concretizar mudanças no plano pedagógico preconizadas no quadro do Processo de Bolonha.
O SNESup pretende criar oportunidades de encontro e debate entre colegas no sentido de se refletir e partilhar experiências sobre mudanças pedagógicas e desafios para os docentes no ensino superior após Bolonha.
O primeiro encontro promovido pelo SNESup tem o apoio da Reitoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e irá realizar-se no dia 25 de junho de 2013 na Aula Magna da UTAD.
O encontro terá como convidado de honra o Doutor Marçal Grilo (Fundação Calouste Gulbenkian), e como oradores convidados a Dr.ª Amélia Veiga (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), o Prof. Américo Leite (Instituto Politécnico de Bragança) e a Prof.ª Alexandra Esteves (UTAD). Estarão ainda presentes para participação, em debate alargado, docentes do Ensino Superior e do Ensino Secundário, estudantes do Ensino Superior e representantes da Ordem dos Engenheiros da Região Norte.

25 de Junho de 2013
, ,