Os minerais no quotidiano (Acreditado pelo CCPFC)

4 de Setembro de 2017 @ 08:00 - 29 de Setembro de 2017 @ 17:00

Cartaz: Minerais

Aproveitar as valências científicas e pedagógicas da Exposição temporária “ Os MINERAIS VISTOS ATRAVÉS DOS SELOS” que foi inaugurada no dia da Cultura Científica (24 de novembro de 2015), na UTAD, que consta de 56 estampas pertencentes a uma coleção pessoal do Prof. Doutor Frederico Sodré Borges. A organização da exposição consta de 56 telas, com os selos originais, manuscritas e com ilustrações em tinta da china, acompanhada de 10 vitrines onde serão expostas amostras de minerais equivalentes aos ilustrados nos selos e uma bancada para exploração científica e pedagógica das propriedades macroscópicas e microscópicas dos minerais.

– Sensibilizar os docentes para a importância do uso, com parcimónia, dos minerais no quotidiano, diversidade de minerais e suas aplicações, a limitação destes recursos geológicos, condicionalismos da sua ocorrência, descoberta e consequências ambientais da sua exploração.

Contribuir para o incremento da motivação relativa à abordagem e tratamento das questões ligadas com a importância dos minerais e ao seu uso no nosso quotidiano;

Considerar a estrutura cristalina, variedade e propriedades físicas dos minerais;

Compreender a génese, ocorrência e descoberta dos minerais;

Entender que a exploração e o processamento têm de ser feitos de forma compatível com o meio ambiente, para conseguir o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade global e altamente tecnológica;

Promover mudanças de desempenho profissional dos formandos, recorrendo ao uso de minerais muitas vezes existentes nas escolas ou que recolham e observem em visitas de estudo.

Professores dos Grupos 230 do 2º Ciclo e 520 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO

Profª Drª Maria Elisa Preto Gomes

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profª Drª Maria Elisa Preto Gomes

Foto: Programa

<<Ver>>

CRÉDITO

1 UC

Registo: CCPFC/ACC-86656/16, Nº Créditos: 1, Válida até: 23 de março de 2019

Estado: C/ Despacho – Acreditado

Mais se certifica que para os efeitos previstos no artigo 5º, do regime jurídico da Formação de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão de carreira  de Professores  do Grupo 230 do 2º Ciclo do Grupo 520 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Para efeitos de aplicação do nº3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 230 do 2º Ciclo e do Grupo 520 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada sob a forma escrita e apresentação oral de um trabalho individual “O meu mineral adotivo”. Expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores. Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.

CARGA HORÁRIA

Com um total de 25 horas.

80 €

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sala a definir.

<<Inscrições on line>>

Data Limite das inscrições 30-08-2017.

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento da ficha de inscrição (on-line no link acima indicado) e da entrega do comprovativo de pagamento do valor de emolumento (ex: talão de transferência bancária) por uma das seguintes formas:

1. Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;

2. Por e-mail – gform@utad.pt;

3. Por correio – Gabinete de Formação da UTAD; 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas as inscrições com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados. O pagamento pode ser efetuado por:

• Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

• Transferência Bancária – IBAN: PT50 0007 0000 02837000226 23.

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária). Para o esclarecimento de qualquer dúvida poderá contactar o Gabinete de Formação (Gform) através do e-mail gform@utad.pt

4 de Setembro de 2017 @ 08:00
29 de Setembro de 2017 @ 17:00