Portugal na 1ª Grande Guerra: algumas lições para o presente

19 de Outubro de 2017 @ 08:00 - 17:00

Logo: UTAD

No âmbito do centenário da 1ª Guerra Mundial, vai ter lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no dia 19 de outubro, uma conferência intitulada “Portugal na 1ª Grande Guerra: alguma lições para o presente”, que terá como orador o Coronel António Leitão, do Ministério da Defesa Nacional.

A conferência assinala a segunda iniciativa de um ciclo de eventos dedicados aos 100 anos da 1.ª Guerra Mundial que tem organização conjunta da área disciplinar de Ciências da Cultura do DLAC (Departamento de Letras, Artes e Comunicação), da Câmara Municipal e do Teatro de Vila Real, com a colaboração do Exército Português.

Este ciclo de eventos teve início com uma exposição temporária sobre a 1.ª Guerra Mundial na sala de exposições Teatro de Vila Real (de 15 de setembro a 15 de outubro), cuja organização, para além do mesmo Teatro e da área das Ciências da Cultura da UTAD, contou com a colaboração do Museu Bernardino Machado de Vila Nova de Famalicão.

O conferencista, entre as múltiplas funções desempenhadas no seu vasto curriculum, desempenhou, de 2014 a 2017, a função de Conselheiro de Recursos na Delegação Portuguesa da NATO.

PROGRAMA:

14H30: Abertura

14H45: Conferência “Portugal na I Grande Guerra – Algumas lições para o presente”

Coronel António Leitão

15H30: Debate