Prémio Douro Empreendedor’14

29 de Maio de 2014

Banner: Prémio Douro Empreendedor'14
UTAD Organiza o lançamento da II Edição Prémio Douro Empreendedor promovido pela Rede EmpreenDouro, que agrega 28 entidades, pretende incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores de elevado potencial nacional e internacional, com especial interesse para a região do Douro e que acontece dia 29 de maio, no Museu do Douro, a partir das 15 horas.
No dia do lançamento do prémio temos em debate: “Portugal 2020 – Importância da articulação das instituições com as empresas” é o tema em debate no encontro de lançamento da segunda edição do Prémio Douro Empreendedor
 O debate em torno do novo ciclo de apoios comunitários pretende sensibilizar para a necessidade de diálogo e trabalho conjunto entre empresários e instituições, nomeadamente de ensino superior, numa perspetiva de transferência de saberes recíproca. O encontro conta também com a presença do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro e com a participação do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Emídio Gomes, do reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Fontainhas Fernandes e do presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB),  Sobrinho Teixeira
Procurando fomentar o intercâmbio de experiências, a iniciativa terá ainda a intervenção dos representantes das empresas que venceram o Prémio Douro Empreendedor de 2013: Duorum, Quinta de Foz Torto, TeaPort e Solicel. “A importância do território e das instituições na valorização dos projetos empresariais é o mote da conversa.
O lançamento da segunda edição do Prémio Douro Empreendedor que este ano apresenta a concurso uma nova categoria, “Descobre o Douro”, dirigida a criativos das áreas do audiovisual e artes plásticas. Assim, aos três prémios dirigidos a empresas – “Novas Empresas”, “Empresas Inovadoras e Criativas” e  “Projetos de Turismo Internacional” –, são acrescentados  os prémios vídeo criativo “Douro Experiência” e cartaz, com ou sem som associado, “Gentes e Aldeias do Douro”.
Na vertente criativa, o prémio visa distinguir os trabalhos que valorizem e afirmem a riqueza paisagística, cultural e arquitetónica, assim como os produtos endógenos e as tradições, e promovam uma maior notoriedade do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial e de Trás-os-Montes.
Na vertente empresarial, pretende-se contribuir para o reconhecimento de iniciativas locais, incentivar e promover uma maior sensibilização do empreendedorismo em Portugal e, em particular, na região do Douro. O objetivo é distinguir os projetos inovadores de cariz empresarial que valorizem a competitividade da região e promovam o desenvolvimento integrado e sustentável da mesma.  Este ano, nesta categoria, é ainda incluído o prémio “Projetos de Turismo Internacional”, o qual pretende distinguir investimentos, na área do turismo no Douro, capazes de acrescentar valor económico aos recursos endógenos e de potenciar a afirmação do Douro como destino turístico internacional de qualidade.
No âmbito do prémio Douro Empreendedor está ainda prevista a distinção Personalidade do ano, que não é sujeita a concurso.
As candidaturas irão decorrer entre 29 de Maio (dia do sei lançamento) e 10 de outubro de 2014, o Prémio Douro Empreendedor conta com o patrocínio da EDP, sendo que o vencedor de cada uma das cinco categorias receberá um prémio monetário. As vertentes artísticas do prémio serão votadas online, após seleção por um júri dos 20 melhores trabalhos. Este júri conta com a colaboração do sector cultural, o qual será responsável pela exposição itinerante dos melhores trabalhos nos principais museus da região do Douro. Nas categorias do prémio referentes às empresas, a seleção será efetuada por um júri de 13 representantes institucionais integrantes da Rede Empreendouro seguida de um júri de premiação que decidirá os vencedores.
Além do incentivo monetário, os finalistas e vencedores de cada categoria vão ser objeto de divulgação nos meios de comunicação social e redes sociais, beneficiando também do acompanhamento e consultadoria gratuita das estruturas de apoio ao empreendedorismo da UTAD, do IPB e das restantes entidades da rede.
Confirmação de presença até 28 de maio em:  http://goo.gl/yjbnZf
Mais informações em: