Banner: Retrospetiva dos 25 anos da Casa-Museu Maurício Penha

Retrospetiva dos 25 anos da Casa-Museu Maurício Penha

A exposição retrospetiva dos 25 anos da Casa-Museu Maurício Penha será a terceira exposição exibida na UTAD. O espaço do Ciclo Cultural da UTAD havia já recebido duas exposição de Maurício Penha: uma de escultura, em abril 2013, e outra de fotografia em setembro 2013.
Em 1989, o escultor Maurício Penha instituiu a Fundação Casa-Museu Maurício Penha, na sua casa de família, em Sanfins do Douro. Em 1994, a casa é recuperada pelo arquiteto Celestino Castro para servir de Museu de Autor e sede da Casa-Museu. Em abril da 1994, é exibida a 1.ª exposição, 2 anos depois, em junho de 1996, deu-se o passamento do escultor.
Nos últimos 25 anos, foram organizadas cerca duma centena de exposições com a participação dos mais variados artistas quer nacionais, quer estrangeiros, de variadas artes, realçando-se: a fotografia, a escultura, a pintura, a gravura, cerâmica, o artesanato, a história local, o teatro, a arqueologia, etc.
No início de 2013, foi lançada uma rede de parcerias da Casa-Museu Maurício Penha com o Ciclo Cultural da UTAD, a Livraria Traga-Mundos e a Escola Secundária Camilo Castelo-Branco. Através do Ciclo Cultural da UTAD foram estabelecidas várias residências artísticas, na Casa-Museu, de artistas brasileiros, alguns deles estudantes na UTAD.

11 de junho a 25 de junho | Galeria da UTAD – Biblioteca Central