Sessão Nobel 2016

Os Prémios Nobel são o galardão de uma academia científica mais conhecidos e que suscitam anualmente grande interesse da sociedade em geral e da comunidade científica em particular. Os prémios distinguem contributos e descobertas extraordinárias para o progresso e o conhecimento, de acordo com que foi a vontade testamentária de Alfredo Nobel.
Contudo, a especialização do conhecimento e a complexidade de alguns contributos nem sempre é a importância ou a pertinência de algumas distinções, mesmo para um cidadão informado. A sessão Nobel, também realizada anualmente, ilustra as ideias e obras distinguidas, explicando os impactos na sociedade das descobertas científicas e revendo os trabalhos desenvolvidos pelos laureados ao longo de uma carreira.
A Sessão Nobel é apresentação para leigos, realizada por iniciados ou especialistas convidados, em cada área dos prémios. Desta forma a UTAD dá um contributo importante à comunidade de Vila Real divulgando a Ciência e o Conhecimento científico, um dos deveres fundamentais da Academia.
Cada um dos oradores convidados apresentará um Prémio Nobel da sua área de especialidade, porém a iniciativa tem um caráter genérico, adequado a todo o tipo de público. Esta é uma iniciativa transversal a toda a Universidade, envolvendo colegas de vários Departamentos e todas as Escolas universitárias da UTAD.
Este ano, teremos a participação dos Professores doutores Luís Morgado (Dep. de Física), André Oliveira (Dep. Matemática), Isabel Alves e José Eduardo Reis (Dep. de Letras, Artes e Comunicação), Patrícia António (Dep. de Economia Sociologia e Gestão) e Ana Margarida Calado (Dep. De Ciências Veterinárias). Contamos ainda com a colaboração especial do Professor doutor Augusto Rogério Leitão especialista em Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, que fará a apresentação do prémio Nobel da Paz.
PROGRAMA DA SESSÃO [VER]
Data: 07 dezembro
Hora: 14H30
Local: Auditório de Ciências Florestais – Ed. ECT – Polo II
Organização: Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia