Silvicultura Próxima da Natureza

Apresentação do livro de autoria do colega João Paulo Fidalgo Carvalho, “Silvicultura Próxima da Natureza – Conciliar Economia e Ecologia para uma Silvicultura Mulifuncional, Rentável e Sustentável”, lançado pela Quântica Editora, através da chancela Engebook.

Trata-se de uma obra que concilia a economia com a ecologia, contribuindo para uma floresta sustentável, multifuncional, integrada e rentável. Ao mesmo tempo, aponta caminhos para melhorar a rentabilidade económica, com criação de valor e melhoria produtiva do povoamento florestal, possibilitando receitas periódicas, de forma continuada. A publicação promove e integra também um conjunto de serviços do ecossistema, como sejam o sequestro e armazenamento de carbono, a conservação da biodiversidade, a conservação do solo e da água e a preservação da paisagem.

Com benefícios para o proprietário florestal, a sociedade e o meio ambiente em geral, a Silvicultura Próxima da Natureza é aplicada na Europa e EUA e tem tido um grande interesse pela sua aproximação aos processos naturais e aos seus benefícios económicos, ecológicos e sociais.