Técnicas de Comunicação Persuasiva (3ª edição)

12 de Dezembro de 2018 @ 14:00 - 20:00

Todos nós em algum momento das nossas vidas nos sentimos impotentes, seja em relação a determinado projeto, negociação ou até nas nossas relações pessoais.
De facto, apesar de vivermos numa sociedade dita “evoluída”, a nossa estrutura física enquanto Homo Sapiens mantém-se inalterada pelo menos há 200.000 anos, o que faz com que existam mecanismos psicológicos baseados na Antropologia e na Psicologia Social que ativam determinada(s) resposta(s) no indivíduo que o levam a se aproximar, manter-se numa posição neutra ou a afastar-se de nós.
Uma interação entre duas pessoas é assim baseada em esquemas mais ou menos fixos e regras, que de forma sistemática todos nós utilizamos durante a nossa vida seja nas nossas conquistas, seja nas nossas derrotas.
Permitir identificar o que correu mal é a premissa essencial deste curso, para que se possa agir em conformidade com os nossos próprios objetivos.
Este curso permite assim uma visão alargada e PRÁTICA das principais matérias utilizadas na temática da persuasão.
As técnicas aqui descritas são baseadas em análises comportamentais (linguagem corporal e micro-expressões faciais), bem como padrões de comportamento do género estímulo-resposta nos quais todos nós estamos programados para (re)agir, muitas vezes sem que nos apercebamos disso.
Estas técnicas foram durante toda a história sendo utilizadas (consciente ou inconscientemente) por agentes dos serviços secretos, políticos, representantes de altos cargos, empresários, que em determinado momento conseguiram desbloquear um impasse, subir ao poder, obter uma confissão ou motivar a população para determinado objetivo.
A formação centra assim o seu âmbito numa apreciação geral, abordando um pouco de todas as técnicas, para que o formando comece imediatamente a colocar em prática o que aprendeu, já que o treino é essencial para o seu domínio.
Conta também com uma componente de observação em contexto real, permitindo que o formando tire as suas conclusões e comece a delinear o seu próprio método de atuação.

A todos os docentes, trabalhadores e estudantes da UTAD e outros.

OBJECTIVOS

– Identificar fraquezas na sua própria comunicação e relação empática com o outro;
– Conhecer estratégias que favorecem a comunicação;
– Reconhecer estratégias que dificultam a comunicação;
– Adquirir estratégias que melhoram a capacidade persuasiva.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Professora Doutora Margarida Simões
Professora Doutora Ana Paula Monteiro

COMISSÃO ORGANIZADORA

Professora Doutora Margarida Simões
Professora Doutora Ana Paula Monteiro
Nupsi- Núcleo de Estudantes da UTAD

HORÁRIO/ORADOR

Das 14:00h às 20:00h

Doutor João Fernando Martins
(Psicólogo, Membro Efetivo da OPP, Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses).

CARTAZ

[Ver]

​UTAD – Sala 2.19 da ECHS, polo I

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

NOTA: INSCRIÇÕES LIMITADAS A 25 VAGAS.

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição, assim como o envio do comprovativo de pagamento digitalizado, por uma das seguintes formas:

− Por e-mail abelc@utad.pt;
− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação, Pavilhão 2, Gabinete nº14;
− Por correio – Abel Coelho, Pavilhão nº2, Gabinete nº14; Quinta de Prados, 5001-801 Vila Real.

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on-line” com os dados devidamente preenchidos, com o comprovativo de pagamento digitalizado. O Pagamento pode ser efetuado por:

•· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL
•Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Os formandos deverão fazer prova do pagamento (ex: talão de transferência bancária).

12 de Dezembro de 2018

GFORM – Gabinete de Formação