V Colóquio Internacional SOFELP

14 de Julho de 2016 - 15 de Julho de 2016

A promoção e salvaguarda dos Direitos Humanos, que têm na ideia de cidadania o seu fundamento nuclear, constituem um dos grandes desafios das sociedades contemporâneas. Todavia, em prol do desenvolvimento de práticas coerentes e consequentes, temos de interrogar com urgência os pressupostos históricos e filosóficos dos conceitos em causa para que estes possam realmente estar ao serviço das causas que motivam.

Na verdade, os Direitos Humanos de que somos herdeiros despontam na modernidade na esteira do iluminismo e estão indelevelmente marcados pelos ideais da Revolução Francesa e da Declaração da Independência Americana. A igual dignidade dos povos e dos cidadãos foram as suas bandeiras. Porém, entre outros, os princípios da liberdade, da igualdade e da universalidade, tornaram-se progressivamente objetos de acesos debates quanto aos seus precisos sentidos políticos, sociais, culturais e económicos.

Entretanto, a expansão e agudização crítica de um fenómeno como o das migrações e dos refugiados tornou inadiável o debate em torno das velhas e novas questões que se colocam e perante as quais designadamente a filosofia da educação não pode ficar indiferente e dispensar-se de dar o seu contributo.
PROGRAMA [VER]
Mais informação aqui
Este colóquio é uma iniciativa do Grupo de Investigação Filosofia da Educação e Contemporaneidade do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da SOFELP- Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa e do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD.

14 de Julho de 2016
15 de Julho de 2016