V Workshop de melissopalinologia

9 de Fevereiro de 2019 @ 09:00 - 18:30

Curso orientado no sentido de demonstrar, por um lado, as técnicas de elaboração de preparações microscópicas de grãos de pólen, aplicadas aos principais méis portugueses e, por outro, de descrever a terminologia e o uso de chaves dicotómicas na identificação dos grãos de pólen e elementos de melada.

Público-Alvo

Pessoas envolvidas na fileira do mel, designadamente produtores, grossistas, embaladores, consumidores e de preferência técnicos apícolas.

Pré-requisitos / condições de acesso

Uso de bata é obrigatório nas práticas laboratoriais

Ensinar a terminologia e o uso de chaves dicotómicas na classificação morfológica de grãos de pólen presentes no mel.

Treinar técnicas de elaboração de preparações microscópicas de sedimento do mel que permitem avaliar aspetos de qualidade e de origem botânica.

RESPONSÁVEL PELO WORKSHOP

Professor Doutor Paulo António Russo Almeida

COMISSÃO ORGANIZADORA

Professor Doutor Paulo António Russo Almeida

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Laboratório Apícola da UTAD (LabApisUTAD)

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DURAÇÃO/HORÁRIO

8 horas, inícia às 09:00h e termina às 18:30h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

09:00H-10:00h

Exposição teórica

O Mel: origem e composição.

Calendário de floração das principais espécies da flora apícola portuguesa.

Informação passível de obter por uma análise melissopalinógica (vantagens e limites).

Caracterização morfológica do pólen e uso de chaves dicotómicas.

11:00h-13:00h

Prática laboratorial

Elaboração de preparações microscópicas de méis portugueses mais relevantes (com e sem acetólise).

14:30h-18:30h

Prática laboratorial

Demonstração do procedimento da análise melissopalinológica recorrendo à projeção em tempo real da imagem obtida no microscópio.

Análise das preparações microscópicas pelos formandos (disponibilidade de um microscópio por cada dois formandos). Será oferecida uma preparação microscópica de cada tipo de mel aos formandos.

Nota: Os méis portugueses considerados relevantes são os méis de Rosmaninho, de Urzes, de Castanheiro, de Eucalipto, de Laranjeira e de Meladas do género Quercus. Adicionalmente poderão ser feitas preparações microscópicas de méis trazidos pelos formandos.

CARTAZ

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro– Ciências Agrárias, Laboratório 2.04

NOTA: Inscrições até ao dia 08 de fevereiro de 2019.

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

9 de Fevereiro de 2019

GFORM – Gabinete de Formação