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“VIII Jornadas Pedagógicas ” O professor faz a diferença: Gestão da sala de aula – Prevenir problemas de indisciplina;Prevenção e intervenção no stresse e burnout em professores – Estratégias de coping e Técnicas de relaxamento (Acreditado pelo CCPFC)
20 de Outubro de 2017 @ 08:00 - 21 de Outubro de 2017 @ 17:00
APRESENTAÇÃO
Desde sempre os professores sabem que têm influência no comportamento dos seus alunos. De facto, ensinar é, por definição, uma tentativa de influenciar a aprendizagem e o comportamento dos alunos. Várias dezenas de investigações cujo objectivo tem sido identificar os factores mais susceptíveis de ajudar o aluno a aprender (Wang, Hearttel e Walberg, 1993; Hattie, 1992 e 2009) permitem contrariar a ideia bastante generalizada de que a qualidade dos professores tem pouca ou nenhuma variação no rendimento escolar dos alunos e questionar um dos maiores mitos do ensino: todos os professores são iguais. Desapoiando estas ideias, amplamente difundidas, os resultados dessas e doutras investigações permitem afirmar que o que os professores fazem na sala de aula é, sem margem para dúvidas, o principal factor extrínseco ao aluno que determina a sua aprendizagem e o seu sucesso e que nem todas as práticas pedagógicas têm o mesmo efeito na aprendizagem.
OBJETIVOS
– Refletir sobre as práticas pedagógicas e as intervenções eficazes;
– Atualizar conhecimentos com vista à melhoria da prática numa perspetivada de abertura à inovação;
– Aprofundar o conhecimento sobre a gestão da sala de aula e a prevenção de problemas de indisciplina;
– Aprofundar o conhecimento sobre modelos de prevenção e intervenção no stresse e no burnout.
DATAS E HORÁRIO
Sextas e sábados, nos dias 20/21 de outubro.
Horário previsto é o seguinte:
Sexta-feira:16h30-21h:00.
Sábado: 09h-13h e das 14h30-18h30.
DESTINATÁRIOS
Educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Curso de formação.
CRÉDITOS
0,5 UC
VIII Jornadas Pedagógícas – 0 professor faz a diferença
N° de horas de formaçao acreditadas: 13
Registo de acreditac;ao: CCPFC/ACC-90035/17
Prazo de validade para efeitos de inicio da acão: até 13 de Fevereiro de 2020.
Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurldico da Formarção Contínua de Professores, a presente acão releva para efeitos de progressao em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO E FREQUÊNCIA
Reflexão escrita sobre as suas práticas e como poderão melhorá-las:
– Preencher o Formulário de Avaliação da ação incluído na documentação que será entregue;
– Realizar a avaliação da ação.
Documento de Reflexão
Data limite para apresentação do documento de reflexão:
VIII Jornadas – dia 31 de outubro de 2017.
IMPORTANTE: Cada formando terá que efetuar o “Documento Reflexão” para lhe ser creditado (0,5 UC).
Enviar o “Documento de Reflexão” para abelc@utad.pt.
É obrigatória a presença dos formandos a pelo menos dois terços das sessões presenciais.
A todos os formandos que completarem a ação será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10.
CARGA HORÁRIA
Com um total de 13 horas.
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO
Prof.ª Helena Silva
Prof. José Lopes
Prof. Carlos Ferreira
Prof.ª Ana Paula Aires
Prof.ª Filomena Raimundo
Prof.ª Ana Maria Bastos
Prof. Amâncio Carvalho
Prof. Carlos Torres
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof.ª Helena Silva
Prof. José Lopes
Prof. Carlos Ferreira
Prof.ª Ana Paula Aires
Prof.ª Filomena Raimundo
Prof.ª Ana Maria Bastos
Prof. Amâncio Carvalho
Prof. Carlos Torres
Núcleo de alunos da Educação Básica
PROGRAMA
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EMOLUMENTO
20€ – Professores ou Educadores de Infância.
10€ – Alunos da UTAD.
Os professores cooperantes da UTAD beneficiam de isenção do pagamento de inscrição caso pretendam ou não unidade de crédito.
LOCAL
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Complexo Pedagógico, salas 2.11, 2.22, 2.23.
INSCRIÇÕES
Data Limite das inscrições 18-10-2017.
REGRAS DE INSCRIÇÃO
As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário deinscrição e envio da cópia do comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:
− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:
− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0007 0000 028370002262 3.
Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).