Workshop – O observatório da Biodiversidade de Vila Real

7 de Abril de 2014 - 12 de Abril de 2014

Banner: Workshop - O observatório da Biodiversidade de Vila Real
O Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista promove Entre 7 e 12 de abril de 2014, o Workshop de Arquitetura Paisagista 2014, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila Real e a UTAD que propõe como tema geral “O Observatório da Biodiversidade de Vila Real”.
O objetivo é a conceção de um parque de biodiversidade, situado no vale da Campeã e vocacionado para a promoção, educação e investigação em biodiversidade. Esta parceria entre o Município (no âmbito do Programa da Biodiversidade) enriquece o programa do Workshop deste ano, que vai contar com um grupo de palestrantes nacionais e internacionais que irão partilhar os seus conhecimentos e experiências, acompanhando os alunos de Arquitetura Paisagista na formalização dos projetos de arquitetura paisagista.
Este desafio tem em consideração vários objetivos programáticos, nomeadamente a requalificação do observatório, que será utilizado como um posto avançado de investigação; a criação de oportunidades para o lazer e para a fruição da paisagem, que respeite o estatuto de santuário da biodiversidade local; a otimização das características do lugar em benefício da narrativa da proposta, designadamente a memória da ocupação agrícola e mineira; a valorização do património rural, da economia de base local e do turismo de natureza.
Havendo a preocupação de diversificar sensibilidades e aumentar o leque de participantes, a participação será aberta aos alunos dos Mestrados de Arquitetura Paisagista de outras Escolas. Também os alunos das áreas de biologia e ambiente, agronomia e floresta da UTAD poderão participar, no sentido de oferecer maior diversidade de sensibilidades e abordagens, obrigando a trabalhos finais nos quais seja refletida maior capacidade de coordenação e de integração de conhecimentos.
Adicionalmente, e incluído no programa, a Embaixada Suíça promovem na cidade de Vila Real a realização da exposição “The Swiss touch in landscape architecture”, produzida pela Fundação Prohelvetica, a ter lugar no Teatro de Vila Real, com inauguração no dia 7 de abril pelas 18:30 e com a presença do Senhor Embaixador Suíço.

7 de Abril de 2014
12 de Abril de 2014