Programa

Próximos Eventos


Tabela Periódica em croché (3 a 24 de setembro)

O Nosso Shopping de Vila Real acolherá a exposição de uma Tabela Periódica em croché, construída por pessoas de todas as idades dos cinco continentes. A idealização e a coordenação deste projeto estiveram a cargo da Professora Alexandra Nobre (Departamento de Biologia da Universidade do Minho / STOL – Science Through Our Lives), que apresentará, em data e local a definir, todo o processo de construção desta Tabela Periódica, desde a conceção até ao trabalho final. Também o Professor João Claro (Departamento de Química da UTAD) proferirá a palestra “Existe só uma tabela periódica? Talvez não.” (data e local a definir). Esta iniciativa pretende contribuir para consciencializar o cidadão quanto à importância da Química como ciência central promotora de desenvolvimento e bem-estar.
Tabela Periódica gigante em croché feita por pessoas dos 5 continentes

Construir a Tabela Periódica Humana (18 de setembro, 9h30)

Será construída uma Tabela Periódica Humana, com os alunos que ingressarem na UTAD em 2019-2020, atividade esta integrada na Semana de Integração dos alunos do 1º ano. Esta iniciativa, a realizar no átrio exterior do Complexo Laboratorial, vai de encontro a mais um desafio da SPQ, que pretende que as instituições de ensino superior se unam no “Mês dos novos elementos”, promovendo uma vez mais o interesse e a importância do estudo da Química.

Elementos da Tabela Periódica com ocorrência em Trás-os-Montes (inauguração a 19 de setembro)

O Departamento de Química associou-se ao Departamento de Geologia, que dinamizou a conceção e a construção da exposição itinerante de minerais de Trás-os-Montes “Elementos da Tabela Periódica com ocorrência em Trás-os-Montes”. Esta exposição, que estará patente no Museu Fernando Real, na UTAD, será inaugurada no dia 19 de setembro e será acompanhada de duas conferências, uma de manhã e outra de tarde, proferidas pelos Professores António Galopim de Carvalho e Rui Galopim de Carvalho, sobre ” Dinossaurios” e “Diamantes e outras pedras preciosas”.

A música e a Tabela Periódica dos elementos químicos - o som e os metais (3 de outubro, 14h30)

O grupo Animadixie fará um espetáculo multidisciplinar, no Grande Auditório do Teatro de Vila Real, que se inicia com uma breve palestra sobre a constituição dos instrumentos pertencentes à formação da respetiva banda (clarinete, tuba, trompete, tarola), onde se realçará o facto de serem instrumentos de metal, e a importância do mesmo para a função e sonoridade. De seguida, haverá um momento de interação com o público através de um breve workshop em que se relaciona o som e o metal. No final será apresentada uma performance musical do grupo. Da parte da manhã, o grupo realizará uma “arruada” no centro histórico (hora a definir).
O espetáculo permitirá a promoção da arte e da ciência, através da apresentação da interação entre elementos químicos da tabela periódica e o som, sendo destinado para todos os públicos, pois justapõe uma faceta simultaneamente pedagógica, social e cultural.