APRESENTAÇÃO

A Geoquímica ao serviço da economia, ambiente e sociedade

Bem-vindo ao XIV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa e XIX Semana de Geoquímica (XIV CGPLP/XIX SG), que decorrerá, de 25 a 29 de março de 2018, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, resultando de uma organização conjunta do Departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Grupo de Geoquímica da Sociedade Geológica de Portugal.

XIV CGPLP/XIX SG terá como tema central “A Geoquímica ao serviço da economia, ambiente e sociedade”. Pretende-se promover a troca de conhecimento científico e técnico atual em diversas áreas da Geoquímica, considerando temas transversais como as matérias-primas, as preocupações ambientais e o bem-estar das populações. Este evento também tem como objetivo incentivar a colaboração entre instituições e investigadores dos países de expressão portuguesa.

A Comissão Executiva do Congresso encoraja fortemente a participação de jovens investigadores até 35 anos e com doutoramento ou mestrado, há menos de 5 anos, a participarem no concurso apresentando os avanços no seu campo de investigação. O prémio de 500 € será patrocinado pela Fundação Millenium bcp; e será atribuído à melhor comunicação escrita/oral, a ser selecionada por um júri, a designar dentro da Comissão Científica do Congresso (consultar condições aqui).

As atividades do Congresso incluem conferências plenárias, sessões científicas, minicursos e saídas de campo, onde se abordarão as características geológicas da região, que serão acompanhadas por uma programação sociocultural.

A UTAD e Vila Real, bem como a região do Alto Douro Vinhateiro, sítio classificado pela UNESCO, esperam por si em março de 2018.

Cartaz do Congresso