Programa

PROGRAMA

23 de novembro

Tipo de atividade: Webinar

Breve descrição: No início desta atividade será realizado um pequeno enquadramento teórico sobre os princípios da avaliação da composição corporal e sobre os equipamentos de antropometria (balança, estadiómetro, fita métrica, lipocalibrador e balança de bioimpedância). Componente prática: os participantes irão calcular o seu índice de massa corporal e assim identificar o seu estado nutricional.

Data e horário: 23 de novembro | 09h30 às 13h00

Online Aqui ID da reunião: 823 7986 3902 Senha de acesso: 2020

Responsáveis pela atividade: Carla Gonçalves / Margarida Liz

Destinatários: Alunos do 12º Ano ou nível superior

N.º máximo de participantes: 30

Tipo de atividade: Apresentação multimédia

Breve descrição: Procura-se sensibilizar e informar os participantes sobre a correta utilização dos recursos hídricos, quer ao nível da utilização da água potável quer percebendo os aspetos fundamentais do tratamento de efluentes. Consiste na sensibilização prévia em sala (se possível), onde os participantes se familiarizarão com os objetivos e técnicas do tratamento de efluentes, e terminará com uma vista à ETAR da UTAD.

Data e horário: 23 de novembro | 15h00 às 16h00

Online Aqui ID da reunião: 842 6779 2876 Senha de acesso: 022861

Responsáveis pela atividade: DAGRO- Departamento de Agronomia - António Pirra

Destinatários: Alunos universitários e do ensino secundário; Público Geral.

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade: Apresentação multimédia Online

Breve descrição: Fornecer conhecimentos sobre as projeções climáticas futuras e o seu provável impacto na cultura da vinha em Portugal. Também será dado a conhecer o projeto CoaClimateRisk, cujo principal objetivo é quantificar o impacto das alterações climáticas nas principais culturas agrícolas da região do vale do Côa.

Data e horário: 23 de novembro | 11h30 às 12h30

Online: Aqui ID da reunião: 769 6019 2810 Senha de acesso: 3J1SuD

Responsáveis pela atividade: DAGRO - Departamento de Agronomia - Hélder Fraga

Destinatários: Alunos universitários e do ensino secundário; Público Geral

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade: Presencial

Breve descrição: A biodiversidade desempenha um papel central para a sustentabilidade da vida neste planeta para todos os organismos. Organismos incluindo plantas, animais e microorganismos têm vindo a ser adotados na biomonitorização. Os Bioindicadores são utilizados para avaliação da qualidade da água ou a magnitude de impactes ambientais que ocorrem nos ecossistemas aquáticos. Os mexilhões de rio são extremamente sensíveis às alterações ambientais, funcionando como espécies-sentinela, servindo como ótimos bioindicadores da integridade ecológica dos ecossistemas aquáticos. Também a presença de alguns microorganismos está bem correlacionada com determinado tipo de poluição e serve como indicador padrão de poluição. Algumas bactérias produzem proteínas do stress em resposta a contaminantes. Devido à crescente consciencialização da importância dos sistemas de água doce e dos bivalves em particular, devido aos vários serviços de ecossistemas que proporcionam, têm vindo a aumentar os esforços para conservar as populações de bivalves de água doce e os seus habitats. Nesta atividade pretende-se que seja feita: - Observação de amostras biológicas de diferentes espécies de bivalves de água doce. - Identificação de bactérias ictiopatogénicas e perfil de resistência a antibióticos (abordagem do conceito _One Health). - Observação de culturas de diferentes espécies bacterianas isoladas de bivalves de água doce e de placas antibiogramas/teste de sensibilidade aos antibióticos (TSA).

Data e horário: 23 de novembro | 14h00 às 15h30

Local: UTAD - Edifício Laboratorial: Laboratório de Ecologia Fluvial - LEF

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECAV - DCV - Departamento de Ciências Veterinárias e CIFAP - Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista

Destinatários: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD

N.º máximo de participantes: 8

Tipo de atividade: Visita guiada, Experiência interativa, Exposição

Breve descrição: Procura-se sensibilizar o público-alvo para a importância das relações de simbiose entre rizóbios e leguminosas no âmbito de uma agricultura sustentável e amiga do ambiente.

Data e horário: 23 de novembro | 14h00 às 15h00

Online: Aqui ID da reunião: 858 6863 4027 Senha de acesso: 539670

Responsáveis pela atividade: Guilhermina Marques e Alfredo Aires

Destinatários: Público Geral

N.º máximo de participantes: 30

Tipo de atividade: Conferência online

Orador: António Sampaio da Nóvoa, Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO

Apresentado por: António Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD

Data e horário: 23 de novembro | 15h00

Online: Aqui ID da reunião: 819 0225 5437


24 de novembro

Tipo de atividade: Presencial

Breve descrição: A resistência antimicrobiana é uma grande preocupação de saúde pública e um grande desafio global. O mecanismo mais comum de resistência das bactérias é a produção de enzimas que degradam os antibióticos, e entre estas as que hidrolisam os antibióticos β-lactamicos. Os antibióticos ß-lactâmicos estão entre os mais utilizados no tratamento de infeções bacterianas, tanto em medicina humana como em medicina veterinária dada a sua eficácia terapêutica e a sua baixa toxicidade. De entre os ß-lactâmicos, os carbapenemos são considerados os antibióticos de último recurso e apenas utilizados em ambiente hospitalar. A realização do teste de suscetibilidade a antibióticos (TSA) é um procedimento laboratorial de elevada importância, pois permite a escolha adequada das moléculas a utilizar em relação às bactérias em estudo. Para o desenvolvimento deste trabalho, as bactérias que os alunos irão observar no procedimento experimental são isolados clínicos de origem humana e animal nomeadamente estirpes de Klebsiella spp. e E.coli multirresistentes. Será demonstrado e realizado o método de difusão em meio de cultura solido (Muller-Hinton) utilizando discos, tiras de E-test (ESBLs e de metalo- β-lactamases).

Data e horário: 24 de novembro | 14h00 às 15h30

Local: UTAD - ECAV - Polo 1 - Lboratório de Microbilogia Médica - Sala N2.21

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECAV - DCV - Departamento de Ciências Veterinárias e CIFAP- Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista

Destinatários: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD

N.º máximo de participantes: 9

Tipo de atividade: Palestra Online

Breve descrição: Encontro / palestra com Juan Ortega O investigador espanhol compartilha momentos da sua vida e investigação entre os grandes símios da África Central. A importância da investigação e a conservação dos gorilas e chimpanzés. Uma oportunidade para fazer perguntas sobre como é trabalhar e viver entre esses nossos parentes. Apresentação e introdução por Mila Simões de Abreu "Grupo de Antropogénese" da Unidade de Arqueologia da UTAD com o apoio do Grupo de Estudantes de Animação Cultural e Comunitária da UTAD (2º ano) da Associação Alter Ibi

Data e horário: 24 de novembro | 18h00 às 20h00

Online: Aqui ID da reunião: 844 5493 4797 Senha de acesso: 239810

Responsáveis pela atividade: Grupo de Antropogénese da Unidade de Arqueologia da UTAD

Destinatários: Público Geral

N.º máximo de participantes: 300

Tipo de atividade: Conferência presencial e online

Orador: Rui Dias, Diretor do Centro de Ciência Viva de Estremoz e Professor na UÉvora

Apresentado por: Maria Elisa Preto Gomes, Professora da UTAD

Data e horário: 24 de novembro | 17h00

Local: Novo Átrio da Reitoria e via zoom

Online: Aqui ID da reunião: 819 0225 5437

Tipo de atividade: Apresentação multimédia Online

Breve descrição: 2020 foi declarado pela Comissão Internacional de Acústica, e ocorre nos moldes dos anos internacionais promovidos pela UNESCO. Acústica Musical é uma abordagem do som, e em particular do fenómeno musical, em termos físicos elementares. A abordagem tenta dar uma panorâmica da área pluridisciplinar acústica musical constitui, situando-a nas suas componentes científica e estética. Após uma pequena história da acústica musical, focam-se as bases físicas do som. Depois discutem-se aspetos acústicos dos diversos tipos de instrumentos e a sua construção, escalas e problemas de afinação: No final aborda-se o sistema auditivo e a perceção auditiva.

Data e horário: 24 de novembro | 15h00 às 16h00

Online: Aqui ID da reunião: 848 4302 9077 Senha de acesso: 317437

Responsáveis pela atividade: LaMaCO - Departamento de Física - Marco Duarte Naia

Destinatários: Público Geral

N.º máximo de participantes: 15


25 de novembro

Tipo de atividade: Palestra Online

Breve descrição: Os termos, drones, quadcópteros e veículos aéreos não tripulados (UAV) já entraram no nosso léxico e estão, cada vez mais, presentes em atividades quotidianas. Nesta atividade faremos algumas demonstrações, recorrendo à utilização de drones para aquisição de fotografia e vídeo. Será uma forma de introduzirmos uma “nova linguagem fotográfica e uma nova forma de descobrir coisas e paisagens que já conhecemos, ou que pensamos já conhecer.

Data e horário: 25 de novembro | 16h00 às 17h00

Online: Aqui ID da reunião: 818 5619 6164 Senha de acesso: 801569

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECT - Joaquim João Sousa

Destinatários: Alunos do 10º ao 12º ano.

N.º máximo de participantes: Ilimitado

Tipo de atividade: Palestra Online

Breve descrição: Como sabemos onde estamos? E se estivéssemos completamente perdidos no meio do nada? Normalmente, não é possível determinar a nossa posição olhando por uma janela no meio do oceano ou numa vasta área de terra. Nesta palestra, percorreremos o fantástico mundo dos sistemas de posicionamento e de navegação por satélite, sendo o GPS o mais conhecido. No entanto, o GPS é apenas um deles. Sabes quais são os outros? Sabes como funcionam? Vem descobrir.

Data e horário: 25 de novembro | 14h30 às 15h30

Online: Aqui ID da reunião: 839 8686 9380 Senha de acesso: 539670

Responsáveis pela atividade:UTAD - ECT - Joaquim João Sousa

Destinatários: Alunos do 9º ano ao 12º ano.

N.º máximo de participantes: Ilimitado

Tipo de atividade: Palestra, Apresentação multimédia

Breve descrição: Pretende-se com esta ação elucidar os participantes sobre as vantagens e como é utilizada a Inteligência Artificial na Engenharia Civil.

Data e horário: 25 de novembro | 15h00 às 16h00

Local ECT - Polo I - E2.02

Responsáveis pela atividade: ECT - Departamento de Engenharias

Destinatários: Alunos de Mestrado e Licenciatura

N.º máximo de participantes: 16

Tipo de atividade: Workshop Online

Breve descrição: Pretende-se fornecer princípios fisiológicos da videira para que se avalie/monitorize o seu comportamento fisiológico utilizando um conjunto de metodologias baseadas na performance fotossintética, estado hídrico e no teor de pigmentos fotossintéticos.

Data e horário: 25 de novembro | 10h00 às 11h00

Online Aqui ID da reunião: 873 5116 7844 Senha de acesso: 664294

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECAV

Destinatários: Alunos universitários e do ensino secundário; Público Geral

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade: Experiência interativa Online

Breve descrição: O aumento da intensidade e frequência de fenómenos meteorológicos extremos é uma das principais consequências das alterações climáticas segundo os relatórios recentes do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Esta workshop tem como principais objetivos a promoção da literacia científica e climática, o entendimento das causas e consequências das alterações climáticas e das opções de gestão de risco, de adaptação e de mitigação. Serão apresentados resultados recentes do projeto WEX-Atlantic (PTDC/CTA-MET/29233/2017), contribuindo para a compreensão dos sistemas meteorológicos extremos, os mecanismos físicos subjacentes, a sua variabilidade e as mudanças esperadas num contexto de aquecimento global.

Data e horário: 25 de novembro | 14h30 às 17h30

Online: Aqui ID da reunião: 836 1796 8108 Senha de acesso: WExAtl

Responsáveis pela atividade: UTAD -ECT

Destinatários: Público Geral

N.º máximo de participantes: 45

Tipo de atividade: Conferências presenciais, com lotação limitada

Orador: consultar programa Aqui

Data e horário: 25 de novembro | 10h00

Local: Aula Magna da UTAD

Tipo de atividade: Conferência online

Orador: Francisco Rapchan, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Brasil

Apresentado por: Artur Fernando Arede Correia Cristóvão, Vice-Reitor da UTAD

Data e horário: 25 de novembro | 15h00

Online: Aqui ID da reunião: 819 0225 5437

Tipo de atividade: Palestra Presencial e Online

Breve descrição: Simpósio para a abordagem da microbiologia em 3 vertentes para alunos e profissionais das áreas da saúde, medicina veterinária, biologia, bioquímica, ciência alimentar e áreas afins, colmatando assim a escassa oferta formativa nesta área e a crescente solicitação interna e externa à UTAD.

Data e horário: 25 de novembro | 14h00 às 17h30

Local: Ed. ECVA – Polo I – Auditório de Geociências, com lotação limitada.

Responsáveis pela atividade: Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Departamento de Biologia e Ambiente, Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Ciências Veterinárias, António Inês, Ana Sampaio, Ana Cláudia Coelho, Patrícia Poeta

Destinatários: Estudantes e profissionais da área da saúde, medicina veterinária, biologia, ciência alimentar e outras áreas afins.

N.º máximo de participantes: lotação limitada em sala e ilimitada online

Inscrição obrigatória: Aqui

26 de novembro

Tipo de atividade: Workshop Online

Breve descrição: Neste workshop serão apresentadas inicialmente algumas ideias, conceitos teóricos de metodologias de previsão, dinâmicas e espácio-dinâmicas, da resposta de espécies, comunidades e ecossistemas a pressões antropogénicas. Serão posteriormente implementados casos de estudo para melhor compressão das metodologias apresentadas. Finalmente será discutida a relevância das metodologias apresentadas, não descurando as várias questões em aberto e dúvidas.

Data e horário: 26 de novembro | 14h00 às 18h00

Online: Aqui

Responsáveis pela atividade: Laboratório de Ecologia Aplicada, Departamento de Biologia e Ambiente, Escola das Ciências da Vida e do Ambiente e CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas

Destinatários: Alunos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento e investigadores

N.º máximo de participantes: 50

Tipo de atividade: Palestra Online

Breve descrição: No início desta atividade será realizado um enquadramento teórico sobre os princípios orientadores para a alimentação saudável e sustentável. Será explicada a informação constante nos rótulos dos alimentos, com exemplos concretos e uma atividade prática de demonstração do teor de açúcar em alguns alimentos. No final, será dada a possibilidade aos participantes de colocar as suas dúvidas.

Data e horário: 26 de novembro | 14h00 às 15h00

Online: Aqui

Responsáveis pela atividade: Margarida Liz / Carla Gonçalves

Destinatários: Alunos de 2º ciclo e 3º ciclo do ensino básico

N.º máximo de participantes: 40

Tipo de atividade: Palestra Online

Breve descrição: Nos últimos 2 anos o Ensino Superior apostou nos primeiros cursos de Ciência de Dados. Porque será? Se pesquisares “Ciência de Dados” no Google, vais-te surpreender! Atualmente surgem aproximadamente 5 milhões de entradas e para o termo inglês “Data Science”cerca de 3 mil milhões de entradas. Nesta palestra vamos procurar esclarecer algumas das tuas dúvidas acerca da Ciência de Dados. Quais as saídas profissionais? Qual a taxa de empregabilidade? Quanto ganha? Quais as áreas de formação base de um cientista de dados? O que tenho de saber para ir para um curso de Ciência de Dados? E principalmente, o que faz um cientista de dados? Desde a identificação de um problema, a recolha, exploração e modelação dos dados, até à visualização e comunicação dos resultados para o auxílio na tomada de decisão.

Data e horário: 26 de novembro | 14h30 às 15h30

Online: Aqui ID da reunião: 833 6204 4448 Senha de acesso: 884669

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECT: Departamento Matemática

Destinatários: Alunos do Ensino Secundário, com particular foco para os alunos do 12.º ano

N.º máximo de participantes: 50

Tipo de atividade: Palestra Online

Breve descrição: Nesta palestra iremos abordar da produção ao transporte e distribuição de hidrogénio, incluindo as estações de abastecimento. O hidrogénio é considerado o futuro portador de energia, também chamado de vetor energético. Assim, será apresentado um conjunto de soluções para transporte e distribuição do hidrogénio, dependendo do tipo de produção, origem, quantidade a fornecer e dependendo do tipo de consumidor final. Ainda serão apresentadas as práticas mais comuns para o transporte de hidrogénio e no desempenho económico desta etapa da cadeia de abastecimento de hidrogénio.

Data e horário: 26 de novembro | 16h00 às 17h00

Online Aqui

Responsáveis pela atividade: ECT-Departamento de Engenharias

Destinatários: Estudantes e Professores

N.º máximo de participantes: 40

Tipo de atividade: Palestra Online

Breve descrição: Breve introdução à história antropológica da nossa voz. Como utilizar de forma eficaz e adequada o instrumento vocal. A voz como instrumento de trabalho. A saúde vocal: utilização frequente e prevenção de danos. Conselhos e indicações para como manter a sua voz clara e eficiente e sem problemas. Qualidade e eficiência da comunicação vocal.

Data e horário: 26 de novembro | 09h00 às 11h00

Online Aqui ID da reunião: 895 7810 1366 Senha de acesso: 534232

Responsáveis pela atividade: Grupo Animação Cultural e Comunitária - animação cultural no Eco-campus

Destinatários: Público Geral

N.º máximo de participantes: 300

Tipo de atividade: Apresentação multimédia online

Breve descrição: O docente David Lista apresentará a sua experiência na investigação de materiais de construção tradicionais de forma informativa. Especificamente nos granitos. Os objetivos desta palestra são mostrar aos alunos as possibilidades oferecidas pela carreira científica e estimulá-los a desenvolver seu futuro profissional nesta área de pesquisa. Haverá espaço para discutir/debater temas como a sustentabilidade, a educação ambiental, a reavaliação e a participação cidadã na ciência.

Data e horário: 26 de novembro | 10h30 às 13h00

Online: Aqui

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECVA Departamento de Geologia

Destinatários: Estudantes, Público Geral

N.º máximo de participantes: 30

Tipo de atividade: Experiência interativa Online

Breve descrição: Todos os dias, a toda a hora utilizamos recorrentemente os nossos sentidos para as mais diversas atividades que fazemos muitas vezes sem disso termos consciência. A visão e a audição são dois dos nossos a que frequentemente recorremos e que damos por garantidos. Nesta atividade propomos aos jovens o uso de lasers, sonares e programas para realizarem pequenas experiências onde poderão perceber e simular o desafio constante que o nosso cérebro executa ao combinar luz e som através da visão e da audição para a tomada de decisões.

Data e horário: 26 de novembro | 14h30 às 15h30

Online: Aqui Senha de acesso: 397886

Responsáveis pela atividade: UTAD

Destinatários: Alunos do 3º ciclo ou do secundário

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade: Conferência online

Orador: Carlos Fiolhais, Professor da Universidade de Coimbra

Apresentado por: Isabel Maria Fernandes Alves, Pró-Reitora da UTAD

Data e horário: 26 de novembro | 18h00

Online: Aqui ID da reunião: 819 0225 5437

Tipo de atividade: Visita guiada presencial

Breve descrição: Com objetivo de divulgar junto da Comunidade Académica da UTAD, o projeto do Jardim Geológico de Trás-os-Montes e Alto Douro e compreender a geodiversidade dentro e fora do Eco Campus, propomos uma visita guiada na zona central do Campus entre a Capela (Início) e a galeria Alumni (Fim).

Data e horário: 26 de novembro | 13h00 às 14h00

Local: Ponto de encontro: junto à Capela da UTAD

Responsáveis pela atividade: Museu de Geologia Fernando Real

Destinatários: Membros da Academia da UTAD


27 de novembro

Tipo de atividade: Palestra

Breve descrição: Introdução à Inteligência Artificial e aos métodos de "aprendizagem profunda" (Deep learnig). Principais desafios. Os métodos de Inteligência Artificial explicável. Exemplos de aplicação.

Data e horário: 27 de novembro | 15h00 às 16h00

Local: ECT polo 1 - Sala F1.24

Responsáveis pela atividade: António Manuel Cunha

Destinatários: Alunos de licenciatura

N.º máximo de participantes: 16

Tipo de atividade: Workshop Online

Breve descrição: Usando uma máquina termográfica tiram-se fotos dos pés e das mãos, para ficar a saber mais sobre a distribuição da temperatura do corpo.

Data e horário: 27 de novembro | 15h00 às 15h45

Online Colibri-zoom link: Aqui

Responsáveis pela atividade: ECT - Ana Paula Teixeira e Vítor Filipe

Destinatários: Alunos do 12º Ano ou nível superior

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade: Workshop Online

Breve descrição: Usando uma máquina termográfica tiram-se fotos dos pés e das mãos, para ficar a saber mais sobre a distribuição da temperatura do corpo.

Data e horário: 27 de novembro | 16h00 às 16h45

Online: Colibri-zoom Aqui

Responsáveis pela atividade: ECT - Ana Paula Teixeira e Vítor Filipe

Destinatários: Alunos do 12º Ano ou nível superior

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade: Demonstração, Apresentação multimédia

Breve descrição: É apresentada uma descrição do contexto histórico em que a equação da hidrodinâmica Bernoulli foi desenvolvida por Daniel Bernoulli, no século XVIII, e do modo como é frequentemente apresentada para explicar alguns fenómenos físicos que relacionam a pressão com a velocidade de escoamento de um fluido. São realizadas demonstrações experimentais para esclarecer alguns equívocos sobre a sua aplicabilidade.

Data e horário: 27 de novembro | 10h30 às 11h30

Local: ECT-Polo II Lab. 3.2

Responsáveis pela atividade: Departamento Física

Destinatários: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade: Demonstração

Breve descrição: São realizadas demonstrações experimentais de alguns fenómenos físicos que se podem confundir com truques de magia. As experiências reproduzem fenómenos que envolvem eletricidade, magnetismo, termodinâmica, combustão, ótica, dinâmica de fluidos, etc. Algumas das experiências podem ser facilmente reproduzidas em casa pelos participantes

Data e horário: 27 de novembro | 15h00 às 16h00

Local: ECT-Polo II Lab. 3.2

Responsáveis pela atividade: Departamento Física

Destinatários: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade: Visita guiada

Breve descrição: São objetivos da visita, introduzir as rochas tradicionalmente usadas na construção em Vila Real, desde a sua origem geológica até à sua deterioração, bem como mostrar técnicas portáteis de análise no âmbito da conservação do património. O trabalho artesanal e os materiais mudaram drasticamente desde que foram construídos monumentos e casas no centro histórico de Vila Real. Durante o percurso, mostrar-se-ão as pedras de construção, os procedimentos e a evolução do corte de pedras de construção. O docente David Lista abordará os fatores envolvidos na deterioração, bem como o impacto de agentes ambientais e antrópicos agressivos. Serão debatidos temas como a sustentabilidade, a educação ambiental e a participação cidadã na ciência da conservação.

Data e horário: 27 de novembro | 10h30 às 13h20

Online: Aqui

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECVA Departamento de Geologia

Destinatários: Estudantes, Público Geral

N.º máximo de participantes: 30

Tipo de atividade: Palestra Online

Breve descrição: Engenheira Biomédica: Identificada como sendo uma das profissões com mais emprego do futuro. Uma das profissões mais promissoras dadas as preocupações constantes em relação às áreas de saúde. Nesta palestra será apresentada a Engenharia Biomédica na UTAD, bem como as principais áreas de actuação. A Licenciada Ana Coelho irá apresentar o trabalho "Deteção automática de quedas em idosos", desenvolvido no âmbito do curso de Engenharia Biomédica.

Data e horário: 27 de novembro | 15h00 às 16h00

Online: Aqui ID da reunião: 825 6077 8040 Senha de acesso: 960114

Responsáveis pela atividade: Luís Torres Pereira, Ana Coelho, Argentina Leite, Eduardo Pires

Destinatários: Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 50

Tipo de atividade: Experiência interativa Online

Breve descrição: Todos os dias, a toda a hora utilizamos recorrentemente os nossos sentidos para as mais diversas atividades que fazemos muitas vezes sem disso termos consciência. A visão e a audição são dois dos nossos a que frequentemente recorremos e que damos por garantidos. Nesta atividade propomos aos jovens o uso de lasers, sonares e programas para realizarem pequenas experiências onde poderão perceber e simular o desafio constante que o nosso cérebro executa ao combinar luz e som através da visão e da audição para a tomada de decisões.

Data e horário: 27 de novembro | 11h00 às 12h00

Online: Aqui Senha de acesso: 397886

Responsáveis pela atividade: UTAD

Destinatários: Alunos do 3º ciclo ou do secundário

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade: Experiência interativa Online

Breve descrição: Todos os dias, a toda a hora utilizamos recorrentemente os nossos sentidos para as mais diversas atividades que fazemos muitas vezes sem disso termos consciência. A visão e a audição são dois dos nossos a que frequentemente recorremos e que damos por garantidos. Nesta atividade propomos aos jovens o uso de lasers, sonares e programas para realizarem pequenas experiências onde poderão perceber e simular o desafio constante que o nosso cérebro executa ao combinar luz e som através da visão e da audição para a tomada de decisões.

Data e horário: 27 de novembro | 15h00 às 16h00

Online: Aqui Senha de acesso: 397886

Responsáveis pela atividade: UTAD

Destinatários: Alunos do 3º ciclo ou do secundário

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade: Visita guiada, Demonstração

Breve descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 μm de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota: O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)

Data e horário: 27 de novembro | 10h30 às 11h15

Local: ECVA - polo 1 - Laboratório de Geologia

Responsáveis pela atividade: Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira

Destinatários: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD

N.º máximo de participantes: 8

Tipo de atividade: Visita guiada, Demonstração

Breve descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 μm de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota: O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)

Data e horário: 27 de novembro | 11h30 às 12h15

Local: ECVA - polo 1 - Laboratório de Geologia

Responsáveis pela atividade: Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira

Destinatários: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD

N.º máximo de participantes: 8

Tipo de atividade: Visita guiada, Demonstração

Breve descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 μm de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota: O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)

Data e horário: 27 de novembro | 14h00 às 14h45

Local: ECVA - polo 1 - Laboratório de Geologia

Responsáveis pela atividade: Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira

Destinatários: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD

N.º máximo de participantes: 8

Tipo de atividade: Visita guiada, Demonstração

Breve descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 μm de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota: O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)

Data e horário: 27 de novembro | 15h00 às 15h45

Local: ECVA - polo 1 - Laboratório de Geologia

Responsáveis pela atividade: Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira

Destinatários: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD

N.º máximo de participantes: 8

Tipo de atividade: Visita guiada, Demonstração

Breve descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 μm de rochas sedimentares para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos. Nota: O número máximo de participantes deverá ser 8 por grupo (em sessões de 30 a 45 minutos)

Data e horário: 27 de novembro | 16h00 às 16h45

Local: ECVA - polo 1 - Laboratório de Geologia

Responsáveis pela atividade: Rui José dos Santos Teixeira e Anabela Ribeiro dos Reis de Castro Oliveira

Destinatários: Estudantes, Docentes, Investigadores da UTAD

N.º máximo de participantes: 8

Tipo de atividade: Fórum online

Orador: consultar programa Aqui

Moderado por: Artur Fernando Arede Correia Cristóvão, Vice-Reitor da UTAD

Data e horário: 27 de novembro | 14h30 às 17h00

Online: Aqui ID da reunião: 833 9655 7578