Programa

22 de novembro

Tipo de atividade: Visita do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira

Breve descrição: Programa provisório

10h30: Reunião com os diretores de Unidades de I&D e responsáveis de Polos de I&D da UTAD

12h00: Visita às Infraestruturas de investigação da UTAD

Data e horário: 22 de novembro | 10h30 às 12h00

Local: UTAD

Tipo de atividade: Palestra

Breve descrição: Dia Aberto do projeto europeu Clim4Vitis - Climate change impact mitigation for European viticulture, onde serão realizadas algumas apresentações por especialistas internacionais sobre a temática das alterações climáticas e respetivos impactos na viticultura Europeia.

Data e horário: 22 de novembro | 14h00 às 17h30

Local: Aula Magna da UTAD

Responsáveis pela atividade: UTAD - CITAB - João Santos

Destinatários: Viticultores/Agricultores, Estudantes, Professores e Investigadores

N.º máximo de participantes: 300

Inscrições: Aqui

Tipo de atividade: Palestra

Breve descrição: A história das doenças infeciosas sempre foi carregada de mitos e explicações sobrenaturais pois apenas com a utilização dos primeiros microscópios se conseguiram formular teorias sobre a infeção que explicavam os processos nosológicos. Nesta palestra serão abordados alguns mitos associados com as doenças infeciosas, como os gatos foram perseguidos e acusados de associação com bruxaria e, como isto moldou a história de algumas doenças infeciosas.

Data e horário: 22 de novembro | 12h04 às 13h04

Online: Aqui ID da reunião: 848 5727 2355 Senha de acesso: 012443

Responsáveis pela atividade:  UTAD - ECAV - Departamento de Ciências Veterinárias – Ana Cláudia Coelho, Nuno Alegria, Ana Sofia Soares

Destinatários: Estudantes do Ensino Básico e Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 50

Tipo de atividade:  Palestra, Experiência Interativa, Seminário didático

Breve descrição:

09:30h - Apresentação - Mila Simões de Abreu e António Crespi

10:00h - "A humidade e as plantas" introdução - Mila Simões de Abreu

10:30h - Pausa

10:45h - 12:30h - Visita ao Herbário e Atividade didática relacionadas com o tema. - António Crespi e Mila Simões de Abreu, com os alunos Mestrado Pré -escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

12:30h - Pausa para o almoço

14:00h - 15:30h - Passeio pelo campus e visita ao Museu de Geologia

15:30h - 16:00h - Conclusões e final do Seminário - Mila Simões de Abreu e António Crespi

Data e horário: 22 de novembro | 09h30 às 16h00

Local:  Centro Interpretativo do Jardim Botânico, Museu de Geologia, Campus da UTAD

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECVA - Unidade de Arqueologia, Departamento de Geologia e Herbário

Destinatários: Estudantes da Licenciatura em Ensino Básico, Estudantes do Mestrado Pré -escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e público em geral.

N.º máximo de participantes: 80

Tipo de atividade: Visita guiada, Exposição

Breve descrição: Conhecer as antigas minas de Argozelo com remediação ambiental promovida pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro e o potencial turístico atual. Visita ao Parque Mineiro de Argozelo que hoje tem um campo de futebol, ao percurso pedestre da Rota dos Mineiros e à Ponte dos Mineiros, sobre o rio Sabor, que ligava as minas de Argozelo e da Ribeira. Visita a Vimioso, com destaque para os valores naturais na paisagem. Visita ao PINTA- Parque Ibérico de Natureza e Aventura.

Data e horário: 22 de novembro | 09h00 às 17h00

Local: Argozelo e Vimioso

Responsáveis pela atividade: UTAD - Museu e Departamento de Geologia e Câmara Municipal de Vimioso

Destinatários: Estudantes Universitários

N.º máximo de participantes: 30

Tipo de atividade: Workshop

Breve descrição: A atividade desportiva faz parte do dia-a-dia do estudante, seja em contexto de aula, de recreio ou de competição. Desta prática podem ocorrer, com frequência, algumas lesões como por exemplo: roturas musculares, entorses, traumatismos, fraturas, etc… A primeira atuação pode ser fundamental para evitar complicações e para facilitar uma boa recuperação. Serão abordadas estas temáticas e serão dados subsídios sobre a atuação a ter (ex: aplicação de frio, ligaduras, imobilizações, técnica de transporte, etc). Será dada oportunidade aos alunos de praticarem as diferentes situações, utilizando os diferentes materiais.

Data e horário: 22 de novembro | 10h00 às 11h00

Local: Escola Superior de Saúde

Responsáveis pela atividade: UTAD – Escola superior de Saúde

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário (11º e 12º ano)

N.º máximo de participantes: 20

Tipo de atividade: Workshop

Breve descrição: O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de medidas e procedimentos técnicos elementares, que qualquer cidadão deve conhecer e que permitem assegurar a manutenção da vida de uma vítima, até que ocorra a intervenção de cuidados de saúde especializados. Pretende-se com esta atividade sensibilizar os participantes para a importância do SBV e dotá-los de competências para intervir numa situação de paragem cardiorrespiratória. Será feita uma demonstração com recurso a um modelo anatómico, seguida de execução da cadeia de sobrevivência pelos participantes.

Data e horário: 22 de novembro | 10h00 às 11h00

Local: Escola Superior de Saúde

Responsáveis pela atividade: UTAD – Escola superior de Saúde

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário (11º e 12º ano)

N.º máximo de participantes: 20

23 de novembro

Tipo de atividade: Visita guiada, Demonstração

Breve descrição: Durante esta ação será visitado o Laboratório de Geologia, em particular aos setores onde é realizada a preparação de rochas e minerais para observação ao microscópio petrográfico (lâminas delgadas/polidas e secções polidas), a moagem de rochas para análise química, a separação de minerais para datação absoluta e a execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 μm de rochas sedimentares para análise por difracção de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos. Será devidamente explicada a importância das várias metodologias em estudos geológicos.

Data e horário: 23 de novembro | 14h00 às 14h30 | 14h30 às 15h00 | 15h00 às 15h30 | 15h30 às 16h00

Local: ECVA (Edifício Geociências) - Laboratório de Geologia

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECVA - Departamento de Geologia

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade: Palestra

Breve descrição: Nos últimos anos, o Ensino Superior apostou nos primeiros cursos de Ciência de Dados. Porque será? Se pesquisares “Ciência de Dados” no Google, vais-te surpreender com quantos milhões de entradas existem. Nesta palestra vamos procurar esclarecer algumas das tuas dúvidas acerca da Ciência de Dados. Quais as saídas profissionais? Qual a taxa de empregabilidade? Quanto ganha? Quais as áreas de formação base de um cientista de dados? O que tenho de saber para ir para um curso de Ciência de Dados? E principalmente, o que faz um cientista de dados? Desde a identificação de um problema, a recolha, exploração e modelação dos dados, até à visualização e comunicação dos resultados para o auxílio na tomada de decisão.

Data e horário: 23 de novembro | 16h30 às 17h15

Zoom: Link Zoom

Local: ECT Polo II – (Sala F2.1)

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECT - Departamento Matemática

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 30

Tipo de atividade: Apresentação multimédia

Breve descrição: Os desafios ambientais que teremos de enfrentar nos próximos anos, seja pela necessidade de aumentar a produção de alimentos sem recorrer ao aumento da área de cultivo, contribuindo para a manutenção da biodiversidade, seja pelo aumento de pragas e doenças que afetam a produção vegetal, seja pelas alterações climáticas que exigirão culturas mais adaptadas ao stress térmico e hídrico, seja pelo aumento da poluição, entre outros, necessitam de ferramentas adequadas e sustentáveis. A engenharia genética de plantas pode ser uma via importante para mitigar estes problemas. Se queres ver como se modifica geneticamente uma planta, junta-te a nós nesta breve viagem virtual ao laboratório, que te permitirá conhecer as bases da engenharia genética de plantas, a sua metodologia mais eficiente, mas também muitas das aplicações e potencialidades desta importante ferramenta biotecnológica.

Data e horário: 23 de novembro | 10h30 às 11h15

Local: Zoom - Aqui

ID da reunião: 883 2086 1719

Senha de acesso: 074389

Responsáveis pela atividade: UTAD – CITAB - Ana Lúcia Pinto Sintra, Fernanda Leal

Destinatários: Estudantes de Biologia, Biologia/ Geologia do Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 100

Tipo de atividade: Apresentação multimédia

Breve descrição: A cultura in vitro vegetal, sobretudo a micropropagação, constitui uma ferramenta importante de suporte à produção agrícola e à produção de alimentos. Nos últimos anos, em resultado da perda de produtividade dos sistemas convencionais, agravada pelo impacto das alterações climáticas e pelos danos ambientais provocados pela aplicação quase indiscriminada de fertilizantes e pesticidas, tem-se diversificado a procura de soluções que possam conduzir a uma agricultura sustentável, com capacidade para fazer face às necessidades da população mundial. A micropropagação surge, assim, como uma das ferramentas capazes de contribuir de alcançar este desígnio, nomeadamente na produção massiva de propágulos para a agricultura em solo, em hidropónica e vertical. Se queres ver como se estabelece e multiplica uma planta in vitro, junta-te a nós nesta breve viagem ao laboratório, que te permitirá também conhecer muitas das aplicações e potencialidades da micropropagação.

Data e horário: 23 de novembro | 09h30 às 10h00

Local: Zoom - Aqui

ID da reunião: 883 2086 1719

Senha de acesso: 074389

Responsáveis pela atividade: UTAD – CITAB - Ana Lúcia Pinto Sintra, Fernanda Leal

Destinatários: Estudantes de Biologia, Biologia/ Geologia do Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 100

24 de novembro

Tipo de atividade: Workshop

Breve descrição: O uso de antibióticos no combate a infeções causadas por bactérias foi uma das maiores revoluções na medicina humana, no entanto estes agentes antimicrobianos viram a sua eficácia a ser ameaçada devido à propagação de bactérias resistentes. Devido ao uso excessivo de antibióticos, estas bactérias desenvolveram resistências o que dificulta ou impossibilita o tratamento da infeção. Assim, é necessário recorrer à pesquisa de novos agentes antibacterianos como a alternativas aos antibióticos convencionais e que sejam capazes de combater estas bactérias patogénicas resistentes. Alguns destes compostos e produtos naturais podem ser encontrados em alimentos e plantas, possuem atividade antimicrobiana, ou seja, capacidade de eliminar essas bactérias, funcionando como antibióticos. Pretende‐se assim, dar a conhecer alguns dos produtos naturais que podem ser utilizadas como alternativas aos antibióticos, quais os compostos ativos responsáveis pela ação antimicrobiana destes produtos e também os testes laboratoriais necessários para averiguar a eficácia antimicrobiana dos compostos ativos.

Data e horário: 24 de novembro | 10h00 às 12h00

Local: Edifício ECAV- Polo I- 2º Piso- Laboratório de microbiologia médica

Responsáveis pela atividade: UTAD - MicroART - Patricia Poeta, Adriana Silva, Vanessa Silva

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário, pessoas interessadas na área

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade:  Palestra, Exposição, Apresentação multimédia

Breve descrição: Sessão de apresentação do C-MADE/ UTAD que inclui a participação dos seus membros integrados, a indicação dos principais trabalhos de investigação em curso, a exposição de resultados recentes, e mostra de outras instalações de apoio ao centro de investigação exteriores à UTAD.

Data e horário: 24 de novembro | 16h00 às 18h00

Local: ECT -Polo I - (Sala F2.22)

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECT- Departamento de Engenharias - Engenharia Civil - C-MADE

Destinatários: Estudantes e Professores

N.º máximo de participantes: 25

Tipo de atividade:  Palestra

Breve descrição: Euler Project é uma atividade (anual) dirigida a alunos da LMACD e a todos os que tenham interesse em Matemática. A partir do trabalho de Leonhard Euler (1707-1783), iremos abordar várias áreas da Matemática desenvolvendo atividades de investigação e de divulgação.

Data e horário: 24 de novembro | 12h15 às 13h00

Local: ECT - Polo I I- Auditório das Ciências Florestais

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECT- Departamento de Matemática

Destinatários: Estudantes do 1º Ano da UTAD

N.º máximo de participantes: 100

Tipo de atividade:  Palestra

Breve descrição: Muitos de nós, quando pensam em Matemática, pensam em contas; números; dificuldade - algo que vai para além do comum entendimento. Nesta comunicação apresentaremos e descreveremos algumas situações simples ou relativamente simples, e sempre percetíveis, que são descritas matematicamente por equações diferenciais.

Data e horário: 24 de novembro | 16h00 às 17h00

Local:  ECT - Polo I - (Sala G0.03)

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECT - Departamento de Matemática- Polo CMAT

Destinatários: Estudantes de Licenciatura e Mestrados em Matemática, Engenharias ou Ciências Naturais

N.º máximo de participantes: 50

Tipo de atividade:   Palestra, Demonstração

Breve descrição: Com esta atividade pretende-se que os participantes possam observar, ao microscópio, como se organizam as células para formarem os tecidos e órgãos da generalidade dos mamíferos, mostrando as semelhanças e diferenças entre as várias espécies.

Data e horário: 24 de novembro | 14h30 às 15h30

Local:  ECAV - Edifício de Ciências Agrárias - (Sala 2.02)

Responsáveis pela atividade: UTAD - CECAV - Docentes de Histologia do MIMV

Destinatários: Estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade:   Exposição, Demonstração

Breve descrição: No início desta atividade será realizado um enquadramento teórico sobre os princípios orientadores para a alimentação saudável e sustentável, bem como, as diferentes vertentes da atuação de um Nutricionista. Será explicada a informação constante nos rótulos dos alimentos, com exemplos concretos e será dinamizada uma atividade prática de demonstração do teor de açúcar e gordura de alguns alimentos. Serão ainda abordados alguns mitos alimentares. No final, será dada a possibilidade aos participantes de colocar as suas dúvidas.

Data e horário: 24 de novembro | 14h30 às 15h30

Local:  Edifício Complexo Laboratorial - Laboratório de Nutrição Humana - Piso - 1 (Sala A -1.42)

Responsáveis pela atividade: UTAD - CITAB - Margarida Liz / Carla Gonçalves

Destinatários: Estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 20

Tipo de atividade:  Palestra

Breve descrição: Atividade direcionada a jovens estudantes do ensino básico (3º ciclo) e secundário. Investigadores do projeto Europeu BRESOV (www.bresov.eu) darão palestras sobre a importância da diversidade de recursos genéticos na agricultura e nutrição humana e como a agricultura biológica pode contribuir para os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas’ para 2030, tais como: reduzir os impactos ambientais da produção de alimentos; combater a perda de biodiversidade e melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição.

Data e horário: 24 de novembro | 14h30 às 15h15

Local: A decorrer em uma Escola do Ensino Básico - 3º Ciclo ou Escola Secundária, online ou presencial.

Responsáveis pela atividade: UTAD - CITAB

Destinatários: Estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 30

Tipo de atividade: Palestra

Breve descrição: Um tumor ou neoplasia é um processo de etiologia multifatorial, lento, que envolve vários passos, ao longo de vários anos, por vezes décadas, durante o qual as células adquirem alterações que lhes conferem vantagem seletivas. Alterações genéticas, epigenéticas e fatores ambientais afetam a evolução da célula neoplásica, que é reconhecida como estranha, compete com o organismo e é por ele combatida. Contudo, não há nada mais parecido com as nossas células, que os nossos tumores... Nesta sessão vamos falar um pouco de tumores, como surgem, porque surgem...O quando é a pergunta para 1 milhão de euros....

Data e horário: 24 de novembro | 10h00 às 11h00

Local: online

Responsáveis pela atividade: UTAD – CECAV - Laboratório de Histologia e Anatomia Patológica- Fernanda Seixas, Adelina Gama e Maria dos Anjos Pires

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 30

Tipo de atividade: Palestra, Demonstração

Breve descrição: O evento constará de uma breve exposição e demonstração sobre como são utilizadas as diferentes tecnologias existentes para capturar dados acerca do movimento humano e como se podem utilizar para otimizar o processo de treino, numa perspetiva de otimizar o rendimento desportivo, manter elevados níveis de saúde e prevenir lesões desportivas.

Data e horário: 24 de novembro | 15h30 às 17h00

Local: Agrupamento de Escolas de Murça

Responsáveis pela atividade: UTAD – CreativeLab

Destinatários: Estudantes do Ensino Profissional

N.º máximo de participantes: 50

Tipo de atividade: Workshop

Breve descrição: A atividade desportiva faz parte do dia-a-dia do estudante, seja em contexto de aula, de recreio ou de competição. Desta prática podem ocorrer, com frequência, algumas lesões como por exemplo: roturas musculares, entorses, traumatismos, fraturas, etc… A primeira atuação pode ser fundamental para evitar complicações e para facilitar uma boa recuperação. Serão abordadas estas temáticas e serão dados subsídios sobre a atuação a ter (ex: aplicação de frio, ligaduras, imobilizações, técnica de transporte, etc). Será dada oportunidade aos alunos de praticarem as diferentes situações, utilizando os diferentes materiais

Data e horário: 24 de novembro | 15h30 às 16h30

Local: Agrupamento de Escolas de Murça

Responsáveis pela atividade: UTAD – Escola superior de Saúde

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário (11º e 12º ano)

N.º máximo de participantes: 20

Tipo de atividade: Workshop

Breve descrição: O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de medidas e procedimentos técnicos elementares, que qualquer cidadão deve conhecer e que permitem assegurar a manutenção da vida de uma vítima, até que ocorra a intervenção de cuidados de saúde especializados. Pretende-se com esta atividade sensibilizar os participantes para a importância do SBV e dotá-los de competências para intervir numa situação de paragem cardiorrespiratória. Será feita uma demonstração com recurso a um modelo anatómico, seguida de execução da cadeia de sobrevivência pelos participantes.

Data e horário: 24 de novembro | 15h30 às 16h30

Local: Agrupamento de Escolas de Murça

Responsáveis pela atividade: UTAD – Escola superior de Saúde

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário (11º e 12º ano)

N.º máximo de participantes: 20

25 de novembro

Tipo de atividade:  Workshop

Breve descrição: Durante milhares de anos, as bactérias expostas a agentes antibacterianos desenvolveram vários mecanismos de resistências que lhes permite sobreviver em diferentes meios. O uso extensivo de penicilina e de outros antibióticos na medicina humana, medicina veterinária, agricultura provocou uma pressão seletiva de bactérias que levou a um aumento no número de estirpes bacterianas resistentes aos antibióticos. Atualmente, já foram detetadas bactérias resistentes a todos os antibióticos utilizados pelo ser humano representando um grave problema de saúde pública. O objetivo deste estudo é revelar a dinâmica da relação entre antibióticos e bactérias, demonstrar métodos de deteção fenotípica da resistência antimicrobiana e explicar os mecanismos moleculares usados pelas bactérias para contornar os efeitos dos antibióticos.

Data e horário: 25 de novembro | 10h00 às 12h00

Local: Edifício ECAV - Polo I - 2º Piso - Laboratório de microbiologia médica

Responsáveis pela atividade: UTAD - MicroART - Patricia Poeta, Telma Sousa, Carolina Sabença

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário, pessoas interessadas na área

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade:  Workshop

Breve descrição: A identificação de um agente patogénico bacteriano é importante no diagnóstico de infeções em humanos e animais. O tratamento só pode ser implementado após a identificação do agente causador da infeção. As espécies bacterianas diferem em diversas características e testes morfológicos, fisiológicos e bioquímicos podem ser usadas para identificá-las. O isolamento, purificação e identificação bacteriana são os primeiros passos para os estudos bacteriológicos. O isolamento é feito para obter culturas bacterianas puras. Obter uma cultura bacteriana pura é o primeiro passo para a identificação bacteriana. O objetivo principal deste workshop é fornecer treino experimental na área da microbiologia. Cada participante irá trabalhar sozinho e adquirir competências nas metodologias de isolamento e identificação de algumas espécies de bactérias patogénicas.

Data e horário: 25 de novembro | 14h30 às 16h00

Local: Edifício ECAV - Polo I - 2º Piso - Laboratório de microbiologia médica

Responsáveis pela atividade: UTAD - MicroART - Patricia Poeta, Vanessa Silva, Adriana Silva

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário, pessoas interessadas na área

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade:  Workshop

Breve descrição: No início desta atividade será realizado um pequeno enquadramento teórico sobre os princípios da avaliação da composição corporal e sobre os equipamentos de antropometria (balança, estadiómetro, fita métrica, lipocalibrador e balança de bioimpedância). Componente prática: os participantes irão utilizar alguns equipamentos de antropometria e será ainda determinada a composição corporal dos participantes interessados, ficando a conhecer quanto do seu corpo é massa gorda, massa muscular e água. Preferência: os participantes devem vestir roupas leves.

Data e horário: 25 de novembro | 14h30 às 15h30

Local: Edifício Complexo Laboratorial - Laboratório de Nutrição Humana - Piso - 1 (Sala A-1.42)

Responsáveis pela atividade: UTAD - CITAB - Carla Gonçalves / José Carlos Nunes

Destinatários: Estudantes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade:  Workshop

Breve descrição: No início desta atividade será realizado um pequeno enquadramento teórico sobre os processos químicos, biológicos e térmicos que ocorrem durante todo o processo de fabricação do pão e sobre os equipamentos utilizados na confeção do mesmo (amassadeira espiral, divisora automática e forno). Componente prática: os participantes terão oportunidade de participar no processo de fabricação de pão, nomeadamente, fazer e amassar a massa do pão e proceder à formação do pão. Durante a componente prática serão reforçados os conteúdos teórico abordados no início da formação. Terminará com a degustação do pão elaborado. Preferência: os participantes devem trazer bata.

Data e horário: 25 de novembro | 15h30 às 17h30

Local: Edifício Complexo Laboratorial - Laboratório de Nutrição Humana - Piso - 1 (Sala A-1.42)

Responsáveis pela atividade: UTAD - CITAB - Carla Gonçalves / José Carlos Nunes

Destinatários: Estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade:  Palestra, Apresentação multimédia

Breve descrição: Com esta ação elucidar os participantes sobre as vantagens e como é utilizada a Inteligência Artificial nas Engenharias.

Data e horário: 25 de novembro | 16h30 às 17h30

Local: ECT - Polo I - (Sala F2.22)

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECT - Departamento de Engenharias - C-MADE e INESCTEC

Destinatários: Estudantes e Professores

N.º máximo de participantes: 25

Tipo de atividade: Workshop

Breve descrição: A atividade desportiva faz parte do dia-a-dia do estudante, seja em contexto de aula, de recreio ou de competição. Desta prática podem ocorrer, com frequência, algumas lesões como por exemplo: roturas musculares, entorses, traumatismos, fraturas, etc… A primeira atuação pode ser fundamental para evitar complicações e para facilitar uma boa recuperação. Serão abordadas estas temáticas e serão dados subsídios sobre a atuação a ter (ex: aplicação de frio, ligaduras, imobilizações, técnica de transporte, etc). Será dada oportunidade aos alunos de praticarem as diferentes situações, utilizando os diferentes materiais

Data e horário: 25 de novembro | 10h30 às 11h30

Local:Escola Superior de Saúde

Responsáveis pela atividade: UTAD – Escola superior de Saúde

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário (11º e 12º ano)

N.º máximo de participantes: 20

Tipo de atividade: Workshop

Breve descrição: O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de medidas e procedimentos técnicos elementares, que qualquer cidadão deve conhecer e que permitem assegurar a manutenção da vida de uma vítima, até que ocorra a intervenção de cuidados de saúde especializados. Pretende-se com esta atividade sensibilizar os participantes para a importância do SBV e dotá-los de competências para intervir numa situação de paragem cardiorrespiratória. Será feita uma demonstração com recurso a um modelo anatómico, seguida de execução da cadeia de sobrevivência pelos participantes.

Data e horário: 25 de novembro | 10h30 às 11h30

Local: Escola Superior de Saúde

Responsáveis pela atividade: UTAD – Escola superior de Saúde

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário (11º e 12º ano)

N.º máximo de participantes: 20

Tipo de atividade: Plestra

Breve descrição: A conferência VALORIZEBYPRODUCTS - Conferência de valorização de subprodutos para a alimentação, visa apresentar alguns resultados da eficácia pré-clínica do sulforafano ou do extrato total de Brássicas dentro de uma estratégia para combater a obesidade e valorizar os subprodutos de Brássicas. Este tem a referência n.º 029152, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Data e horário: 25 de novembro | 16h00 às 18h00

Local: Online

Local: Zoom - Aqui

ID da reunião: 547 088

Responsáveis pela atividade: UTAD – CITAB

Destinatários: Estudantes das Ciências Agrícolas, Ciências da Nutrição e Ciências da Saúde com interesse na valorização de subprodutos para a alimentação.

N.º máximo de participantes: Ilimitado

26 de novembro

EliteSci – Student-conference

Moderador: Professor Doutor Henrique Trindade

Local: Aula Magna (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

A sustainable approach to manage soils of olive rainfed orchards (Sandra Martins)

Sambucus nigra L.: o ouro negro do Varosa (Sandrine Ferreira)

Using by-products and non-valuable natural products as flour source to produce gluten free bread (Rita Martins)

Port wine aging (Juliana Milheiro)

Tratamento de água residuais agro-industriais por Processos de Oxidação Avançados (Leonor Ferreira)

Moderador: Professor Doutor Luís Ferreira e Professora Doutora Ana Paula Silva

Local: Auditório B.01 Complexo Laboratorial (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

Efeito do parto e da gestão do colostro na transferência de imunidade passiva em vitelos (Flávio Silva)

Anotação radiográficas para diagnóstico de Displasia da Anca no cão por meio de Inteligência Artificial (Pedro Gonçalo)

Effects of incorporation of treated and untreated grape stalks in animal diets (Valéria Silva)

Gestão do Pinheiro-Bravo para a produção de madeira e resina: Análise de viabilidade técnico- financeira (André Sandim)

Estratégias inovadoras para o aumento da sustentabilidade da cultura da cerejeira (Sílvia Afonso)

Moderador: Professor Doutor Ronaldo Gabriel

Local: Aula Magna (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

Comportamento sedentário e hábitos de sono em jovens desportistas (Nuno Mateus)

Efeitos a longo prazo de um programa de exercício supervisionado em indivíduos com doença arterial periférica, na qualidade da caminhada, aptidão física e fatores relacionados com a saúde (Isabel Machado)

Bullying no contexto desportivo na região de Trás-os-Montes e Alto Douro (Philippe Marracho)

A contribuição dos Geoparques Mundiais da UNESCO da América Latina para a Agenda 2030 e aos seus 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Emmaline González)

Moderador: Professora Doutora Edna Cabecinha

Local: Auditório B.01 Complexo Laboratorial (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

Towards a standard methodology for benthic assemblages monitoring across local and global scale (Diego Flores)

Assessment of cultural ecosystem services: A framework for collaborative management reflecting environmentally responsible practices within the SCUBA Diving activities (João José)

Modelling shifts in cetacean distribution under future scenarios of climate change in the Eastern North Atlantic (Agatha Gil)

Assessing Regulation and Maintenance Ecosystem Services along a coast-sea gradient in NW of Portugal (Jacinto Cunha)

Moderador: Professor Doutor António Valente e Professor Doutor Hugo Paredes

Local: Aula Magna (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

VineSLAM - Sistema de Localização e Mapeamento baseado em conceitos Semânticos e Mapas Multi-Camada (André Aguiar)

Advanced 2.5D Path Planning for agricultural robots (Luís Santos)

Data Integration in Shop Floor for Industry 4.0 - Integração de Sistemas de Informação no Shop Floor de uma fábrica, através da Indústria 4.0 (Almerindo Oliveira)

Electrólitos híbridos organicos-inorganicos luminescentes para dispositivos electrocrómicos com aplicação em edifícios inteligentes (Marita Cardoso)

Moderador: Professor Doutor Luís Tibério

Local: Auditório B.01 Complexo Laboratorial (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

Designing regional AKIS to enhance the adoption of agroecological innovations by small farmers of the Sub-Saharan Africa: The case of Angola and Zambia (José Rosário)

Smart circular business models in Portuguese agribusiness value chains (Barbara Lamolinara)

A disposição a pagar pelos rótulos ecológicos no vinho: uma revisão sistemática de literatura dos últimos 20 anos (José Borges)

Moderador: Professor Doutor Paulo Santos

Local: Aula Magna (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

Antioxidant protection of endemic Thymus spp. extracts on t-BHP-induced oxidative damage using an epithelial cell model (Carlos Gomes)

Potencial uso das flores comestíveis como substitutos de antioxidantes sintéticos (Cristiana Breda)

Valorização de cultivares regionais de amendoeira - uma abordagem integrada (Ivo Oliveira)

Moderador: Professora Doutora Maria Morais

Local: Auditório B.01 Complexo Laboratorial (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

Rastreio de Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem (Tânia Roçadas)

Exercícios de sintaxe em português para estudante de língua materna kimbundu (Mateus Manuel)

Do doutrinário ao pedagógico - a representação de gramáticas brasileiras do último quartel do século XIX e primeiro do século XX (Cínthia Siqueira)

Moderador: Professora Doutora Anabela Alves e Professora Doutora Isabel Pires

Local: Aula Magna (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

Avaliação sanitária integrada de espécies de caça maior: implicações e fatores de risco para a saúde animal e humana (Ana Abrantes)

Genetic diversity and antimicrobial resistance of methicillin-Resistant Staphylococcus aureus (MRSA) in a One Health context (Vanessa Silva)

Avaliação de células inflamatórias no endométrio de burra (Equus asinus) (Ariana Chafirovitch)

Zoonoses emergentes e reemergentes no século XXI: uma abordagem epidemiológica no âmbito do conceito One Health (Beatriz do Vale)

Achados patológicos em ouriços resgatados (Gabriela Silva)

Estudo Preliminar em Lifomas Caninos com Base numa Pespectiva OneHealth (Jackson Vasconcelos)

Moderador: Professora Doutora Carla Marques

Local: Auditório B.01 Complexo Laboratorial (Inscrição Obrigatória)

Online: Aqui

Hortas urbanas, cidadãos e desenvolvimento sustentável (Alexandra Ribeiro)

Política pública e a conservação ambiental em áreas protegidas privadas sob o regime de RPPN’S no semiárido (Adriano Luceno)

Evolução das Cadeias Curtas de Abastecimento Alimentar no Noroeste de Portugal: um nicho de inovação de venda direta e sua ancoragem ao regime sociotécnico (Fabíola Polita)

Pathways to sustainability transition: the role of digital agriculture and farmers knowledge (Taiana Homobono)

Caminhos de Santiago: itinerários de peregrinação em Trás-os-Montes e Alto Douro (Pedro Azevedo)

Processos migratórios resultantes da atratividade de certos contextos de baixa densidade (Ubyrajara Dal Bello)

Tipo de atividade:  Palestra, Visita guiada, Seminário

Breve descrição: Programa do Seminário

09:30h - 10:30h - Abertura e Introdução ao tema - Mila Simões de Abreu e António Crespi

10:30h - 11:30h - "Os primeiros humanos e as plantas". - Mila Simões de Abreu

11:30h -12:30h - Geografia Humana e a importância das plantas - Mila Simões de Abreu e António Crespi

12:30h - 14:00h - Pausa

14:00h - 14:30h - "Visitada guiada ao Herbário"

14:30h-15:30h - As plantas como medidores da atividade humana - Margarida Correia Marques e Mila Simões de Abreu

16:00h – Conclusões - António Crespi

Data e horário: 26 de novembro | 09h30 às 16h30

Local: Centro de Interpretação do Jardim Botânico da UTAD

Responsáveis pela atividade: UTAD - ECVA - Unidade de Arqueologia, Departamento de Geologia Unidade de Ambiente e Herbário

Destinatários: Estudantes, Professores e Público em geral

N.º máximo de participantes: 50

Tipo de atividade:  Workshop

Breve descrição: Os participantes vão adquirir competências sobre: 1) Os elementos que fazem parte da constituição do solo– minerais, areia, argilas, plantas, raízes, sementes, animais 2) Observar vários tipos de solo Os participantes vão ter oportunidade de utilizar o solo para uma atividade criativa.

Data e horário: 26 de novembro | 09h30 às 10h30

Local: Colégio João Paulo II, Vila Real

Responsáveis pela atividade: UTAD – Centro de Química - Marta Roboredo, CITAB - Ana Coimbra, Paula Oliveira, Manuela Matos, João Ricardo Sousa; CECAV - Maria de Lurdes Pinto

Destinatários: Pré-escolar

N.º máximo de participantes: 12

Tipo de atividade:  Workshop

Breve descrição: Os participantes vão adquirir competências sobre:

1) O ciclo de vida da minhoca

2) Anatomia da minhoca

3) A sua utilização como modelo biológico. Os participantes vão ter oportunidade de executar um ensaio experimental com a minhoca.

Data e horário: 26 de novembro | 14h00 às 15h00

Local: Colégio João Paulo II, Vila Real

Responsáveis pela atividade: UTAD – CITAB - Paula Oliveira, Ana Coimbra, Manuela Matos, João Ricardo Sousa; Centro de Química - Marta Roboredo; CECAV - Maria de Lurdes Pinto

Destinatários: Pré-escolar

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade:  Workshop

Breve descrição: Os participantes vão adquirir competências para compreender:

1) A função da minhoca no solo

2) A função da minhoca na reciclagem de resíduos alimentares domésticos

Os participantes vão ter oportunidade de construir e manter um vermicompostor

Data e horário: 26 de novembro | 10h30 às 11h30

Local: Colégio João Paulo II, Vila Real

Responsáveis pela atividade:  UTAD - CITAB - Ana Coimbra, Paula Oliveira, Manuela Matos, João Ricardo Sousa; CQ - Marta Roboredo; CECAV - Maria de Lurdes Pinto

Destinatários: Pré-escolar

N.º máximo de participantes: 10

Tipo de atividade:  Online

Breve descrição: Atividade direcionada a jovens estudantes do ensino básico (3º ciclo) e secundário. Investigadores do projeto Europeu BRESOV (www.bresov.eu) darão palestras sobre a importância da diversidade de recursos genéticos na agricultura e nutrição humana e como a agricultura biológica pode contribuir para os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas’ para 2030, tais como: reduzir os impactos ambientais da produção de alimentos; combater a perda de biodiversidade e melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição.

Data e horário: 26 de novembro | 11h30 às 12h15

Local: Zoom - Aqui

ID da reunião: 859 2872 6882

Senha de acesso: 810241

Local: A decorrer em uma Escola do Ensino Básico - 3º Ciclo ou Escola Secundária, online ou presencial.

Responsáveis pela atividade: UTAD

Destinatários: Estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 30

Tipo de atividade: Experiência interativa

Breve descrição: Vamos aprender a multiplicar plantas dentro de uma garrafa, ver como se fazem os meios de cultura, colher plantas no exterior, desinfetá-las e instalá-las em cultura. Haverá ainda oportunidade de observar as diferentes fases da micropropagação.

Data e horário: 26 de novembro | 11h30 às 12h00

Local: ECVA Polo I - Laboratório 1.01

Responsáveis pela atividade: UTAD – ECVA - Departamento de Genética e Biotecnologia

Destinatários: Estudantes do Ensino Básico e Ensino Secundário

N.º máximo de participantes: 15

Tipo de atividade: Experiência interativa

Breve descrição: Usando uma máquina termográfica tiram-se fotos dos pés e das mãos, para ficar a saber mais sobre a distribuição da temperatura do corpo.

Data e horário: 26 de novembro | 14h00 às 15h00

Local: ECT – (Sala H12)

Responsáveis pela atividade: UTAD – ECT – Ana Paula Teixeira, Vitor Filipe

Destinatários: Estudantes do 12º Ano do Ensino Secundário, Estudantes do Ensino Superior

N.º máximo de participantes: 10

02 de dezembro

Tipo de atividade: Plestra

Breve descrição: A conferência VALORIZEBYPRODUCTS - Conferência de valorização de subprodutos para a alimentação, visa apresentar alguns resultados da eficácia pré-clínica do sulforafano ou do extrato total de Brássicas dentro de uma estratégia para combater a obesidade e valorizar os subprodutos de Brássicas. Este tem a referência n.º 029152, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Data e horário: 02 de dezembro | 14:00 às 16:00

Local: Online

Local: Zoom - Aqui

ID da reunião: 547 088

Responsáveis pela atividade: UTAD – CITAB

Destinatários: Estudantes das Ciências Agrícolas, Ciências da Nutrição e Ciências da Saúde com interesse na valorização de subprodutos para a alimentação.

N.º máximo de participantes: Ilimitado